Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Um show de "caipirice"

            Um amigo meu que mora em São Paulo e está visitando Londrina, me disse assustado: "Nem num clássico Corinthians x Palmeiras se vê tanta frescura quanto ao uso de camisas. O que é que é isso?" E realmente o barulho que fizeram aqui na cidade foi demais. Prevaleceu o nosso espírito "caipira".
             Nossos dirigentes, autoridades e policiais agiram como se fossemos uma cidade pequena, que nunca havia visto um grande jogo de futebol. Frescura para tudo. Só faltou determinar que os corinthianos fizessem xixi no primeiro tempo e os flamenguistas no segundo, "pra não dar briga no banheiro." Verdadeiros absurdos foram praticados, contrariando até a Constituição do País. Afinal, no Brasil, você tem o direito de vestir a camisa que desejar, não importando se ela é vermelha ou branca. Imaginem o espanto de uma criança vendo o pai ter que tirar a camisa do seu time ?
             Outra "caipirice" é o serviço de som do estádio solicitar que as pessoas se levantem para ouvir os hinos do Paraná e do Brasil. É um menosprezo a inteligência de um povo culto como o londrinense.
              E mais: não sei ao certo por que motivo, muita gente só conseguiu entrar no Estádio do Café quando já tinhamos 25 minutos de jogo. E outra: o jogo começou com um atraso de 10 minutos, um fato criticado pela imprensa que veio de fora. Há muito tempo o futebol brasileiro não atrasa mais o começo das partidas de futebol. Isso é coisa do passado. 
               Em suma, precisamos nos preparar para não "pagar esses micos". Somos uma cidade evoluída, que tem que encarar um jogo de futebol com naturalidade, mesmo que seja entre Corinthians e Flamengo, que em tempos passados já passaram por aqui e foram derrotados pelo nosso Tubarão. Não podemos dar margem para que pessoas que vem de fora saiam daqui achando que somos todos um bando de caipiras.

Um comentário:

  1. Caro Flavio,infelizmente mentes retrógradas,comandam nossas praças de esporte.Sim,somos vítimas de chacotas,daqueles que vem a Londrina.!!!!!É inacreditável.!!!!!
    Hamilton Nassif-l6/01/2012

    ResponderExcluir