Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

RIO 2016

       

                      A PORTA-BANDEIRA DO BRASIL

                Yane Marques, atleta brasileira do pentatlo moderno, será a responsável por levar a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em votação pública encerrada na noite de domingo, ela superou os campeões olímpicos Serginho (40%), do vôlei, e Robert Scheidt (11%), da vela e será a encarregada da honraria na próxima sexta-feira.  Ao todo, foram 961.562 votos computados.

                 "Foram algumas surpresas, primeiro a indicação, agora esse resultado. Não esperava não, concorrer com duas feras, que eu admiro demais. É só alegria. Representa muito para mim, carregar a bandeira é uma situação honrosa, no meu país, país sede, todo mundo me assistindo. Quero ser uma porta-bandeira muito alegre e porta-voz do sentimento que os brasileiros, através do esporte, vão se unir" - disse Yane, em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo. A pentatleta será a segunda mulher da história a ser porta-bandeira do Brasil. Nos Jogos de 2000, em Sidney, Sandra Pires foi a encarregada. 

                   Com 28 anos, Yane, que é nascida em Pernambuco, foi medalhista de bronze na Olimpíada de Londres há quatro anos. Além disso, ela conquistou dois ouros no Pan (2007 no Rio e 2015 em Toronto) e uma prata (2011 em Guadalajara.  Nos Campeonatos Mundiais, são dois pódios: prata em 2013, em Taiwan, e bronze em 2015, em Berlim, na Alemanha.

                  O pentatlo moderno é uma união de cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo, atletismo e tiro esportivo. O atleta compete e vai somando pontos referentes às suas atuações em cada prova. A última etapa é uma prova combinada de corrida e tiro esportivo. A modalidade é disputada desde 1912. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário