Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Cléo Pires e Paulinho Vilhena
     pisaram mesmo na bola !



                    Muita gente viu nas redes sociais que a atriz Cleo Pres, embaixadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, teve uma "brilhante ideia" pra ajudar a vender ingressos para os Jogos Paralímpicos que acontecerão de 7 a 18 de setembro: tirar o próprio braço por efeito de computador (o Photoshop) e interpretar a paratleta Bruna Alexandre, mostrando que #somostodosparalímpicos. Não satisfeita, ela convidou seu colega global Paulinho Vilhena pra fazer o mesmo. Ele recebeu uma perna mecânica photoshopada,  pra sentir na pele o que sente o paratleta Renato Leite. 
                    Alguém precisa explicar pra eles que ninguém mais aceita esse tipo de falsidade. Cleo achou que conseguiria ter a dramaticidade necessária pra interpretar uma atleta que perdeu uma parte do corpo e, mesmo assim, se superou no esporte. Só que a Cleo tem o corpo perfeito. E nós não aguentamos mais ver ele ricamente iluminado e fotografado.
                  A pergunta geral é a seguinte: pra que usar atores se é muito mais incrível usar os próprios paratletas? Queremos a imperfeição. Cansamos dos corpos sarados e inatingíveis. Que "ideia de jerico" interpretar um amputado! Faltou empatia. A Cleo deu o close errado, como se diz. Quem vai se emocionar e se identificar? Cadê a história de vida da Bruna Alexandre e do Renato Leite? Não posso acreditar que os paratletas gostaram. Pior foi o vídeo que a Cléo Pires gravou como resposta às críticas. Debochada, revirando os olhinhos. Passada e incompreendida. Não assisti até o final.
                 Nenhum ator pode roubar o brilho dos astros de verdade. Cleo foi deficiente de cérebro e de coração. Não basta inventar uma hashtag pra significar alguma coisa. #somostodosparalímpicos é só uma frase de efeito. Vazia como o braço photoshopado da Cleo. A gente quer ver os paratletas se superando, apesar de todas as suas dores e cicatrizes. A gente quer se sentir pequeninho perante a grandeza deles. Foi mal, hein Cleo Pires ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário