Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 15 de junho de 2016


Quem manda agora é o Tite !

Rogério Micale (ex-Londrina) foi confirmado pela CBF como treinador interino para os Jogos Olímpicos de 2016
     Após um pequeno suspense, na tarde desta quarta-feira (15) foi confirmado o que todos já esperavam. Adenor Bacchi, o Tite, é o novo técnico da Seleção Brasileira.  O anúncio oficial, no entanto, não partiu da CBF. Coube ao presidente do Corínthians, Roberto de Andrade, antecipar a notícia à imprensa. Em coletiva, o mandatário do Timão revelou o acerto do treinador para comandar a seleção nacional.
      Aos 55 anos, o gaúcho de Caxias do Sul substitui Dunga. Tite começou no esporte como jogador, no Caxias. Ele passou também por Esportivo, Portuguesa e Guarani de Campinas, mas encerrou a carreira aos 28 anos, após uma série de lesões nos joelhos.
      Como técnico, iniciou no Guarany de Garibaldi-RS, mas sua primeira conquista foi no Veranópolis, em 1993, quando foi campeão da Segunda Divisão Gaúcha. O caxiense também foi campeão do Gauchão no ano 2000 com o Caxias, último título da primeira divisão do Estado conquistado por uma equipe do interior.

       Tite tem em seu currículo passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, inclusive a dupla Grenal. No Grêmio o técnico foi campeão estadual e da Copa do Brasil, em 2001. No Internacional, conquistou a Copa Sul-Americana, em 2008, e o Gauchão e a Copa Suruga no ano seguinte.
        Um dos momentos mais importantes da carreira como treinador, no entanto, foi no Corínthians. Na primeira passagem pelo clube paulista, ele livrou o Timão do rebaixamento, em 2004. Na sequência, em outros dois momentos, conquistou seis títulos, levando a Fiel à loucura com o bicampeonato brasileiro, além do título inédito da Libertadores da América, em 2012. No mesmo ano, Tite conquistou o mundo.
            O gaúcho nunca escondeu a decepção por ter sido preterido por Dunga em 2014, na Copa do Mundo. Dois anos depois, chegou o momento de Tite, mas não com a pressa que muitos imaginam. Ele assume, sim, a Seleção, mas quem comandará o Brasil nas Olimpíadas é Rogério Micale, ex-goleiro do Londrina e atual  treinador da equipe sub-20, efetivado pela CBF para os Jogos Olímpicos.
             A partir das Olímpíadas, Tite deve continuar a saga do Rio Grande do Sul à frente da Seleção. Mano Menezes, Felipão e Dunga foram os últimos três comandantes na casamata brasileira, todos gaúchos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário