Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 29 de maio de 2016

Hamilton ganhou em Monte Carlo




                     A chuva que caiu na manhã (horário de Brasília) deste domingo no Principado de Mônaco transformou a 6ª etapa da Fórmula 1 em um jogo de xadrez a 300 km/h. Para vencer nas apertadas ruas da badalada Monte Carlo, em um asfalto que secava a cada volta, depois que a chuva parou exigia de pilotos e equipe nos boxes o cálculo certeiro para encontrar o momento certo para as trocas de pneus. Portanto, ponto para Lewis Hamilton. Ponto, não. Não exatamente. Mas vários, 25 para ser mais preciso.
                       O piloto da Mercedes partiu do 3º lugar no grid e mesmo assim não saiu da briga pela vitória. Enquanto a maioria dos competidores optou por trocar os pneus de chuva na primeira parte da prova, o atual campeão da categoria adotou outra estratégia: se manteve na pista o quanto pode para fazer a troca dos "sapatinhos" somente com a pista totalmente seca. Conseguiu com isso descartar um pit stop e ganhar posições ao longo da prova.
                     Mas esta não foi sua única (boa) cartada. O dia era mesmo de Hamilton. Apesar da aposta ousada, sua vitória talvez não acontecesse se a RBR não tivesse facilitado. O pole position Daniel Ricciardo era líder da prova, mas em sua segunda parada nos boxes, os mecânicos não estavam prontos. O tempo perdido fez com que o australiano voltasse ao circuito atrás de Hamilton - de onde não saiu até o fim da corrida. Sergio Pérez, da Force India, chegou em 3ª e fechou o pódio. Foi a 44ª vitória de Hamilton na Fórmula 1 - a segunda vitória em Mônaco.
                    O brasileiro Felipe Massa, que largou da 14ª posição, Felipe Massa conquistou o objetivo de marcar pontos, terminando a prova em 10º. Já o atual líder do campeonato, Nico Rosberg, não brilhou desta vez. O piloto alemão partiu em segundo, não teve uma performance satisfatória sob a chuva, perdeu posições ao longo da corrida e acabou em um coadjuvante 7º lugar.
                         Ainda assim, ele manteve a ponta da tabela de classificação com 106 pontos, seguido pelo companheiro de escuderia Lewis Hamilton, agora vice-lider com 82 pontos. A próxima prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1 será disputada daqui a duas semanas no GP do Canadá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário