A S B O R B O L E T A S
Vista por algumas culturas ocidentais como um ser de renovação e de transformação, a BORBOLETA é um inseto profundamente admirado pela beleza e o encanto de suas asas. Você conhece alguém que não goste das borboletas ?
É o 25º animal que aparece neste espaço semanal, em que destacamos os seres que nos acompanham no planeta.

As borboletas e as mariposas estão entre os mais belos animais da natureza, com suas cores fantásticas e seu voo suave. E o que é mais importante: há borboletas em todos os lugares do mundo, distribuídas em 20 mil espécies. Algumas, como a Borboleta Monarca, migram longas distâncias. E os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas, são de 40 e 50 milhões de anos atrás.
O ciclo de vida delas consiste em quatro fases: Ovo (fase pré-larval), Larva (também chamada de Lagarta ou taturana) , Pupa ( também chamado casulo) e Imago (fase adulta).
Durante a fase de lagarta, melas se alimentam vorazmente e criam reservas alimentícias. Quando a larva está pronta para virar borboleta, ela se pendura numa folha de cabeça pra baixo.
Uma borboleta em sua fase adulta vive de duas semanas a três meses, dependendo da espécie.
A Borboleta tem dois pares de asas membranosas, cobertas de escamas que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.
Uma borboleta pode ter o peso mínimo de 0,3 gramas. E as mais pesadas chegam 3 gramas. Algumas borboletas podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa.
As borboletas voam bastante durante o dia, a procura de alimento. Umas se alimentam de néctar, sucos de frutas e de plantas.
Elas estão sempre na cabeça dos poetas. Como esteve com o saudoso Vinicius de Moraes, que escreveu o poema infantil "As Borboletas", ressaltando o encanto e a leveza das mesmas. Ou nas canções mais inspiradas, como "Borboletas" de Victor e Léo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário