Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 27 de dezembro de 2015

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                              " T  Á      E  S  C  R  I  T  O "

 de : Gilson Bernini  e  Xande de Pilares
                      com: Xande de Pilares e o Grupo Revelação


                      
 
A ótima amiga Eunice Simino (foto) é a responsável pela primeira presença de um samba/pagode  na série "Canções que ficam pra sempre". Ela sugeriu "TÁ ESCRITO",  uma verdadeira mensagem de otimismo e persistência, que ficou mais conhecida quando foi adotada como "hino da Seleção" na Copa 2014. Infelizmente não deu muita sorte, mas a canção é ótima.
TA ESCRITO tem como autores dois nomes fortes do samba e do pagode. Um é mais conhecido,  XANDE DE PILARES, intérprete da canção, quando ainda integrava o Grupo Revelação. E o outro é um nome extremamente respeitado nos meios musicais: GILSON BERNINI, um letrista fantástico que tem músicas gravadas pelos maiores sambistas do Brasil
 
 
Curtam a beleza desta letra de "TA ESCRITO"
 
Quem cultiva a semente do amor / Segue em frente não se apavora / Se na vida encontrar dissabor / vai saber esperar sua hora
 
As vezes a felicidade demora a chegar / Aí é que a gente não pode deixar de sonhar / Guerreiro não foge da luta não pode correr / Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer
 
É dia de sol mas o tempo pode fechar / A chuva só vem quando tem que molhar / Na vida é preciso aprender se quer colher tem que plantar /  É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar
 
Ergue essa cabeça mete o pé e vai na fé / Manda essa tristeza embora / Basta acreditar um novo dia vai raiar / Tua hora vai chegar
 
 
XANDE DE PILARES é um sambista pagodeiro de 45 anos, que canta e toca cavaquinho com extrema sensibilidade. Alexandre Silva de Assis é o nome completo deste carioca que está no meio musical  desde 1991, quando ingressou no ótimo Grupo Revelação (foto abaixo) , ao lado de Mauro Jr., Beto Lima, Artur Luis, Rogerinho e Serginho Rufino. Com eles, Xande fez até turnê pelos Estados Unidos, pelo Japão e por toda a Europa, em 2003, com grande sucesso.
 
 
 Xande permaneceu no grupo até 2014, fazendo parte também do quarteto de intérpretes do Salgueiro. E foi então que lançou seu primeiro álbum solo pela Universal Music, o disco intitulado "Perseverança" 
 


                      GILSON BERNINI até abusa da humildade, mas é um compositor com "bola cheia". Chegou a colocar músicas em três novelas da Globo na mesma época: Amor Eterno Amor  ("Tô fazendo a minha parte"), Avenida Brasil ("Filho da Simplicidade") e Malhação ("Tá escrito").  Não conheço outro compositor que tenha conseguido isto.
 
                         Gilson Bernini de Souza é um carioca nascido em 10 de abril de 1962, estando portanto com 53 anos. Ele é um amigo/irmão de Xande de Pilares, que lhe deu um apoio extremo, especialmente quando o filho de Gilson morreu num acidente de carro, em 2007. "Agora a gente vai fazer ainda mais músicas juntos" - disse Xande na ocasião. E Gilson nunca esqueceu disso.
 
                          Compondo sambas-enredo, Gilson Bernini ganhou mais de 20 vezes. Só na Mangueira, sua escola do coração, já acumula cinco vitórias e dois Estandartes de Ouro.
 
 Ele criou uma roda de samba, junto com Zé Roberto (compositor preferido de Zeca Pagodinho). E lá se reúnem grandes sambistas, como Almir Guineto, Mumuzinho, Dudu Nobre, Fundo de Quintal, Grupo Revelação, Jorge Aragão, Xande e inúmeros outros.
                   
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário