Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

   Nosso destaque de hoje é um nome sempre respeitado na Música Popular Brasileira, um artista muito conhecido na época dos Grandes Festivais. Mas nunca foi um grande vendedor de discos.

      C A R L I N H O S      V E R G U E I R O

               

     O clássico samba  "PRANTO DE POETA", uma composição de Nelson Cavaquinho,  aparece como um ótimo cartão de apresentação de CARLINHOS VERGUEIRO. É possível perceber a classe e o talento deste paulista de 63 anos, cantor, violonista, compositor e produtor musical.


                   Carlos de Campos Vergueiro, que é irmão do pianista Guilherme Vergueiro  e pai da cantora e apresentadora Dora Vergueiro, é um músico de formação clássica, tendo iniciado seus estudos de piano aos sete anos de idade, logo começando a se apresentar por cidades do interior paulista. Estudou também composição musical e teoria musical, começando a compor em 1968, acompanhando-se ao violão.






















                    Iniciou sua carreira artística  em 1972, como finalista do Festival Universitario da TV Tupi, com seu samba "Só o tempo dirá", lançado em disco no ano seguinte. E a partir de então começou a gravar , inicialmente com músicas de sua autoria.
                      Até que, em 1975,  ganhou notoriedade nacional, vencendo o Festival Abertura da Globo, com a canção "Como um Ladrão".
         

                                Além de cantor, Carlinhos trabalhou como produtor fonográfico, tendo sido responsável pelos LPs "As flores em vida" (1985), ultimo disco de Nelson Cavaquinho, e "A Ópera do Malandro", de Chico Buarque.
                                Com mais de 150 canções gravadas, Carlinhos Vergueiro tem parcerias com grandes nomes da nossa música, como Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Sueli Costa, Paulo Cesar Pinheiro, Elton Medeiros, João Nogueira, Paulinho da Viola e muitos outros.
                                                


     Entre suas composições mais conhecidas pode-se citar "Por que será", com Vinicius e Toquinho, "Torresmo a Milanesa", com Adoniram Barbosa, "Nosso Bolero", com Chico, "Tocaia de Cobra", com Paulo Cesar Pinheiro, e "Dia Seguinte", com J.Petrolino.



              E cantores famosos gravaram as canções de Carlinhos Vergueiro:  Beth Carvalho, Cristina Buarque, Clementina de Jesus, Demônios da Garoa, Dora Vergueiro (sua filha), Élton Medeiros, Francis Hime, João Nogueira, Lent Andrade e Toquinho, entre vários outros. 
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário