Bons cantores existem muitos por aí. E a maioria também compõe com destaque. Mas um cara que, além de cantor e compositor, é também artista plástico, poeta e escritor a gente não encontra assim em qualquer esquina. Desta forma, quando se conhece um"gênio" destes, é preciso apresentá-lo com destaque.
P A U L I N H O P E D R A A Z U L

Paulinho tem 61 anos, nasceu no dia 4 de agosto de 1954. Pedra Azul fica localizada no Vale do Jequitinhonha. E foi lá que tudo começou artisticamente para Paulinho Pedra Azul, inicialmente nas artes plásticas. Ele é autor de 200 telas a óleo e acrílico. E também já escreveu 15 livros, na maioria livros de poesia.
A partir do final dos anos 60, Paulinho Pedra Azul participou de festivais regionais de música e de poesia, tendo realizado inúmeros shows em cidades do interior mineiro. E a mudança para São Paulo, onde morou por 10 anos, veio na década de 70. Trabalhou então com o cantor, humorista e ator Saulo Laranjeira, também oriundo de Pedra Azul. Mas acabou retornando à Minas Gerais, fixando-se em Belo Horizonte, onde reside até hoje.
Mas foi em SP que ele gravou seus três primeiros discos. O LP de estréia fez grande sucesso, muito em função da música que dava nome ao disco: "Jardim da Fantasia". Mas a canção acabou ficando conhecida como "Bem-te-vi". E tem uma letra maravilhosa, que começa dizendo "Bem-te-vi, bem-te-vi / Andar por um jardim em flor / Chamando os bichos de amor / Tua boca pingava mel..." Garantem que Paulinho escreveu a canção para uma noiva falecida, mas ele nega isso. É até hoje a sua música mais famosa.
O estilo de Paulinho Pedra Azul varia do romântico à MPB, fortemente influenciada pelo Clube da Esquina. Ele também compôs alguns chorinhos. Paulinho Pedra Azul tem 21 discos gravados, a maioria deles independentes. Vendeu cerca de 500 mil cópias de seus discos.
Além dos 200 quadros que pintou, Paulinho escreveu 15 livros bem conhecidos, destacando-se "Delírio Habanero - Pequeno Diário de Cuba", obra escrita durante a visita que fez a ilha de Fidel Castro.
Paulinho Pedra Azul participou de muitos programas conhecidos, como o de Rolando Boldrin, como se vê no vídeo que abre a nossa postagem . O vídeo é maravilhoso. E apesar de não ser um frequentador assíduo da mídia de massa, ele consegue ser conhecido por um segmento específico, que envolve principalmente universitários. Talvez pelo bom nível cultural de suas canções.
Segundo uma pesquisa feita pela AMAR (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes), Paulinho Pedra Azul é o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário