Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

      Uma voz potente, uma inteligência acima da média, uma linda presença física. Um alcóolatra, um desequibrado, inquieto, tenso, nervoso, um louco. Mas um cantor e compositor sensacional.  Um desperdício total.  Ele foi tudo isso.

                           A N T O N I O       M A R C O S

                       

                              Fico deprimido quando escrevo sobre Antônio Marcos. Eu já ficava assim quando ouvia ele cantar. Tinha mesmo o poder de mexer com a cabeça das pessoas. Morreu muito cedo, pelo que ainda poderia fazer.  Morreu muito tarde, pelas loucuras que fez, judiando das pessoas que o amaram.     
                              O vídeo acima não tem uma excepcional qualidade técnica. Mas foi o meu escolhido, porque mostra o verdadeiro Antônio Marcos, que sempre fazia chorar as pessoas que estavam perto dele. Observem a emoção das pessoas que aparecem ao fundo. Hebe Camargo chorou várias vezes. Garanto o que ela estava sentindo o que todos sempre sentiram diante de Antônio Marcos: um misto de admiração e pena !
                              Antônio Marcos Pensamento da Silva nasceu em São Paulo mesmo, no dia 8 de novembro de 1945. Foi office-boy, vendedor de varejo e balconista de loja de calçados. Enquanto isso, ia de emissora em emissora, passando por todos os programas de calouros que existiam, tentando chegar ao rádio.
                               Em 1967, integrou o coral Golden Gate e atuou nas peças "Pé Coxinho" e "Samba Contra 00 Dólar", de Moraci do Val, no Teatro de Arena. Foi então convidado por Ramalho Neto e gravou seu primeiro disco pela RCA, como integrante do conjunto Os Iguais, tornando-se logo solista e fazendo sucesso com a musica "Tenho um amor melhor que o seu", de Roberto Carlos.
                                E não parou mais de fazer sucesso. "Oração de um jovem triste",  "Como vai você", e muitos outros, até chegar em 1973  ao "O homem de Nazaré", seu maior sucesso e que depois foi gravado em  espanhol. Um dos seus últimos sucessos na época foi a canção-tema da telenovela "O Profeta", da TV Tupi.
                                 Dizem que foi por causa de um aparente declínio na carreira, mas o fato é que, na década de 80,  Antônio Marcos se tornou usuário de álcool e outras drogas. Precisou ser internado em clínicas de reabilitação.  Quando estava animado para lançar um LP, em 1991,  contendo uma versão de "Imagine", de John Lennon,  a viúva de Lennon, Yoko Ono, vetou a versão.
    Um ano depois, Antônio Marcos morreu de insuficiência hepática. Ou seja, dele morreu de tanto beber.

  

                                  Antônio Marcos foi também um homem de grandes e loucos amores. Foi casado três vezes. Primeiro com Vanusa, com quem teve as filhas Amanda e Aretha.  Veio depois a atriz Débora Duarte e deste casamento nasceu a também atriz Paloma Duarte. E a última mulher do cantor foi Ana Paula, enteada do rei Roberto Carlos, filha de Cleonice Rossi Braga.




                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário