Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

E "La Copa" já começou. Veja como é

        Mal terminou a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana já foi iniciada, ontem à noite, com a realização de seis partidas. E' a 12ª edição da competição, criada em 2002 para substituir a Copa Conmebol, que foi disputada  de 1992 a 1999. O título da Sul-Americana vale uma vaga na Libertadores do ano seguinte, além de garantir o direito de decidir dois outros títulos importantes: a Recopa Sul-americana do ano seguinte, contra o campeão da Libertadores; e a Copa Suruga Bank, disputada no Japão, contra o campeão japonês. Quem conseguir ganhará os três títulos, levantará uma alta soma em dinheiro, muitos troféus e o título extraoficial de "campeão de tudo", como ocorreu com o Internacional de Porto Alegre.


       Em 2013 serão 92 partidas entre 47 clubes, como mostra o quadro acima. São muitas as novidades. Eu mesmo não conhecia algumas destas equipes que aí estão. O sucessor do São Paulo, atual campeão do torneio será conhecido no dia 11 de dezembro.
       Na Primeira Fase, que já foi iniciada ontem, participam 32 equipes divididas em dois grupos. No Grupo Sul estão os uruguaios Wanderes, Peñarol, El Tanque Sisley e River Plate; os paraguaios Libertad, Guarani, Cerro Porteño e Nacional; os chilenos Cobreloa, Universidad de Chile, Colo-Colo e Universidad Católica; e os bolivianos Real Potosi, Oriente Petrolero, Blooming e The Strongest.
       No Grupo Norte estão os peruanos Inti Gas, Juan Aurich, Sport Huanyaco e o Melgar; os colombianos Atlético Nacional, Itagüi, Dep. Pasto e La Equidad; os equatorianos Barcelona, Independiente del Valle, Emelec e Liga de Loja: e os venezuelanos Mineros, Anzoátegui, Trujillano e Deportivo Lara.
        Os oito primeiros de cada grupo passarão para a Segunda Fase, na qual entrarão os seis times argentinos (Belgrano x Vélez, Racing x Lanús e San Lorenzo x River Plate) e os oito brasileiros (Sport x Náutico, Vitória x Coritiba, Criciuma x Ponte Preta e Portuguesa x Bahia). Já o São Paulo entrará somente na etapa seguinte, que serão as oitavas-de-final.
          O Boca Juniors é o único clube que já ganhou a Sul-Americana em duas oportunidades, em 2004 e 2005. O San Lorenzo ganhou em 2002, o Cienciano do Perú em 2003, o Pachuica do México em 2006, o Arsenal da Argentina em 2007, o Inter em 2008, a Liga de Quito em 2009, o Independiente em 2010, a Universidad de Chile em 2011 e o São Paulo em 2012.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário