Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

                        Talvez seja o mais bonito dos bichos !

                                    A S     B O R B O L E T A S
                         
 
Vista por algumas culturas ocidentais como um ser de renovação e de transformação, a BORBOLETA é um inseto profundamente admirado pela beleza e o encanto de suas asas. Você conhece alguém que não goste das borboletas ?
É o 25º animal que aparece neste espaço semanal, em que destacamos os seres que nos acompanham no planeta.
 
 
As borboletas e as mariposas estão entre os mais belos animais da natureza, com suas cores fantásticas e seu voo suave. E o que é mais importante: há borboletas em todos os lugares do mundo, distribuídas em 20 mil espécies. Algumas, como a Borboleta Monarca, migram longas distâncias. E os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas, são de 40 e 50 milhões de anos atrás.
O ciclo de vida delas consiste em quatro fases: Ovo (fase pré-larval), Larva (também chamada de Lagarta ou taturana) , Pupa ( também chamado casulo) e Imago  (fase adulta).
 
 
Durante a fase de lagarta, melas se alimentam vorazmente e criam reservas alimentícias. Quando a larva está pronta para virar borboleta, ela se pendura numa folha de cabeça pra baixo.
Uma borboleta em sua fase adulta vive de duas semanas a três meses, dependendo da espécie.
 
 
 

A Borboleta tem dois pares de asas membranosas, cobertas de escamas que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.  
Uma borboleta pode ter o peso mínimo de 0,3 gramas. E as mais pesadas chegam 3 gramas. Algumas borboletas podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa.
 
 
As borboletas voam bastante durante o dia, a procura de alimento. Umas se alimentam de néctar, sucos de frutas e de plantas.
 
Elas estão sempre na cabeça dos poetas. Como esteve com o saudoso Vinicius de Moraes, que escreveu o poema infantil "As Borboletas", ressaltando o encanto e a leveza das mesmas. Ou nas canções mais inspiradas, como "Borboletas" de Victor e Léo.
                 





                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário