Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 18 de setembro de 2011

Inter deixou escapar a chance

O Inter poderia ter chegado ao quinto lugar do Brasileirão e à zona de classificação para a Libertadores, se tivesse vencido o Coritiba, no começo desta noite no Beira Rio. Mas perdeu um penalti (cobrado por Cleber), acertou duas bolas na trave coxa (Leandro Damião e Oscar) e acabou só empatando por 1 a 1. O Colorado fez seu gol logo no primeiro minuto da partida, através de Oscar, e o Coritiba empatou com zagueiro Emerson, no começo do segundo tempo.
Na outra partida das 18 horas, Cruzeiro e América Mineiro empataram sem abertura de placar. Agora, o Vasco lidera com 45 pontos, São Paulo 44, Corinthians 43, Botafogo, 41, Fluminense e Flamengo, 37 e Inter e Palmeiras, 35 pontos.
                      
                                          Santos quebra tabu. Corinthians perde no Pacaembu

O Corinthians não perdia  clássico no Pacaembu. Havia sido assim nos 18 últimos clássicos disputados no velho estádio  paulistano, mas hoje o tabu caiu: o Timão perdeu de virada para o Santos, por 3 a 1. Perdeu também a chance de recuperar a liderança do Brasileirão e, de quebra, perdeu o meia Alex, que no finzinho do jogo sofreu uma pancada na cabeça e foi levado de ambulância para o hospital.  Borges (foto) artilheiro do certame, fez mais um e chegou aos 17 gols. Os outros foram marcados por Henrique e Alan Kardec, descontando Liedson para o Corinthians, que agora está em terceiro lugar, com 43 pontos, atrás de Vasco e São Paulo.
No Rio, o Flamengo completou 9 jogos seguidos sem ganhar: 1 a 1 com o Botafogo. Outro rubronegro que continua mal é o Atlético Paranaense, que empatou (1 a 1) em casa com o Figueirense. Já o Palmeiras teve dois jogadores expulsos, mas segurou o 1 a 1 em Florianópolis, com o Avaí. E no outro jogo de hoje às 16 horas, o Fluminense foi surpreendentemente goleado pelo Bahia , por 3 x 0, na Boa Terra.
                                IMPOSTO SÓ PRA RICOS

Segundo a agência Reuters, o Congresso dos Estados Unidos começa a analisar esta semana uma proposta do presidente Barack Obama, desesperado para reduzir o deficit no País. Ele quer criar um imposto só para pessoas que faturam mais de 1 milhão de dólares por ano.  A Casa Branca quer ver os milionários pagando, pelo menos,  impostos com taxas equivalentes às que são pagas pela classe média.
O novo imposto deverá se chamar "imposto Buffett", numa alusão ao milionário Warren Buffett, que declarou que" nos EUA os ricos pagam menos impostos do que aqueles que trabalham para eles, porque conhecem as brechas da lei".

                            A PRÓXIMA SERÁ AQUI EM LONDRINA

         O representante do Paraná, Alceu Feldman  (PR/ A.Mattheis/Chevrolet) , fez a festa, ontem em Santa Cruz do Sul (RS), vencendo a 9ª etapa da Stock Car. Ele largou em 26º, mas soube tirar proveito de alguns acidentes e paralizações para conquistar sua primeira vitória na categoria. Feldman (foto) chegou a frente de Marcos Gomes (2º) e Cacá Bueno (3º), e o resultado colocou  Max Wilson na liderança do campeonato, com 232 pontos.
          A décima etapa da Stock Car está marcada aqui para Londrina, dia 2 de outubro próximo no Autódromo Ayrton Senna.
                       Ricardo Gomes volta lider pra casa

Até os médicos se surpreenderam. Eles esperavam liberar o técnico Ricardo Gomes durante a semana, mas ele amanheceu tão bem neste domingo  que teve alta do Hospital Pasteur, no Rio, ainda pela manhã. Até o problema da fala, principal sequela deixada pelo AVE, está sendo facilmente superado. E mais: já se comenta que Ricardo poderá voltar ao trabalho ainda durante o Campeonato Brasileiro.
       O mais interessante é que Ricardo volta pra casa como lider do Brasileirão, posição conseguida pelo Vasco com a goleada de 4 a 0 sobre o Grêmio. E que poderá ser vencida se o Corinthians não ganhar  do Santos, daqui a pouco.
                                                  No tenis, não deu mesmo

Como previ ao final do primeiro post de hoje, o tenis brasileiro acabou perdendo a chance de voltar a 1ª Divisão da Copa Davis. Na disputa realizada em Kazan, na Rússia,  o Brasil ganhou duas partidas mas perdeu três. Ricardo Mello (foto) foi derrotado no último jogo pelo soviético Dmitry Tursunov, por 3 sets a 1, com parciais de 6/1 - 7/6 - 2/6 e 6/3, apos 2h56m.  Há 8 anos o Brasil está tentando subir para a elite, sem sucesso.
Na 1ª Divisão da Davis, o título do ano será decidido por Argentina ,que eliminou a Sérvia de Djokovic,   e Espanha, que contou com Rafael  Nadal para derrotar a França
                                  Oscar continua mal educado

   A anunciada entrevista do ex-jogador de basquete Oscar ao radialista Rodrigo Linhares, hoje pela manhã na Rádio Paiquerê,  foi bem o que eu esperava. O homem meteu o pau na cidade, no técnico Enio Vecchi  e chegou a dizer que "Londrina fez muito pouco no basquete, nunca passou de oitavo colocado e o time até desapareceu do noticiário".
     Mal educado e arrogante é pouco para qualificar Oscar. Em 1996, em Atlanta (EUA), na cobertura dos Jogos Olímpicos, escrevi para a coluna que na época eu assinava na Folha de Londrina (Linha de Passe), que Oscar estava atrapalhando o  basquete brasileiro, roubando o lugar dos mais jovens e pouco realizando na quadra. Alguns londrinenses não gostaram da crítica e protestaram por cartas e telefonemas. Anos depois, muitos destes protestantes estavam no Moringão, vaiando Oscar, pelo seu comportamento irracional diante de árbitros, adversários e torcida. E aí entenderam a minha crítica.
      Ele sempre fala mal  de Londrina, porém quando foi chamado para fazer uma palestra na Semana do Empreendedor, em 2008, veio correndo para "faturar" por aqui. O companheiro de imprensa e amigo, Rogério Fischer,  que cobriu aquele evento, lembra com  muita razão: "Se Oscar tem tanta mágoa da cidade, não deveria ter vindo aqui para ganhar dinheiro, não é mesmo?"
      Para encerrar o assunto, deixo aqui a minha opinião sobre Oscar, que alguns insistem em chamar de "Pelé do basquete". Entendo que ele foi  o maior "cestinha" do País, o que marcou maior número de cestas. Era um ótimo jogador, mas  não o melhor tecnicamente. Não menciono nomes para não cometer injustiças, mas vários outros jogadores brasileiros foram mais completos do que Oscar. E mais: o basquete nacional só voltou a crescer depois que Oscar parou.
                                 O DOMINGO ESTÁ SÓ COMEÇANDO

  Dia bonito, muito sol, missa na Paróquia N.Sra.das Graças,  e aqui estou eu retomando o contato com os amigos que me acompanham diariamente. Não posso querer um domingo melhor, não é mesmo? Realmente a promessa é de um grande dia, com intensa movimentação, especialmente no esporte. Teremos futebol, tenis, automobilismo e tudo mais a que os desportistas têm direito.
        No esporte, teremos certamente alegrias e tristesas. É sempre assim. E o começo não foi dos melhores pois, agora pela manhã, Thomaz Bellucci teve tudo nas mãos para recolocar o Brasil na Primeira Divisão do Tenis Mundial, mas lamentavelmente vacilou. Chegou a ter um duplo match point, porém se entregou literalmente para o russo Mikhail Youzhny, um grande tenista que hoje ganhou sem jogar bem. Embora o pessoal da SportTV tenha elogiado muito o Número 1 do Brasil, a verdade é que ele foi frouxo nos games que decidiram a partida. O jogo teve a duração de 5h05m e terminou com 3 a 2 para o soviético: 2/6 - 6/3 -5/7 -67/4 e 14/12. O set final foi mesmo incrível.
        A chance final do Brasil ficou para Ricardo Mello, que está jogando e perdendo para o russo Igor Andrev. Vai ser muito difícil, quase impossível. A disputa está ocorrendo em Kazan, na Rússia.