Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015


        JOTINHA AFUNDOU O PARANÁ CLUBE
     E TIROU A LIDERANÇA DO TUBARÃO

    O Londrina perdeu mesmo a liderança do Campeonato Paranaense. Como se não bastasse a derrota de ontem para o Operário, ainda tivemos nesta noite de terça-feira a linda vitória do J.Malucelli sobre o Paraná Clube, por 3 a 1. Com o resultado, o Jotinha é o novo líder absoluto do certame, somando 10 pontos, contra 9 do Londrina e do Coritiba e 7 do Atlético e do Operário.
      Rodrigo Tosi abriu o placar para o Paraná, mas Netinho, Bruno Batata (de pênalti) e Leandro Silva viraram o jogo na Vila Capanema.
       O pior é que o Londrina perdeu a liderança justamente agora, quando o Campeonato Paranaense  fica parado por 10 dias, por causa do Carnaval. E é claro que o otimismo que vinha reinando foi quebrado pelo últimos resultados.
          C A R N A V A L    !


      Que me perdoem os que não gostam, mas a partir de amanhã não tem nada melhor no Brasil do que a Folia de Momo. Está chegando o Carnaval, a maior festa popular do nosso País, em toda a sua história. Que pena que a grande maioria das pessoas foi se afastando do Carnaval. Eu, particularmente, não conheço nada melhor, em termos de alegria. 

        

         A MUSA QUE VENDEU TUDO
 Pra que se tenha uma ideía do que significa o carnaval para os verdadeiros foliões, vale lembrar o que fez a linda Gabriele Bernardoni, eleita musa da Escola de Samba Águia de Ouro, em São Paulo. Como a  fantasia desejada custava R$ 56 mil, ela  vendeu seu automóvel e tudo o quem tinha disponível para realizar o grande sonho, que é de brilhar no Sambódromo do Anhembi. Por conta do sonho, Gabriele ainda perdeu o namorado, que não concordou com o que fez para levantar o dinheiro.  Mas ela vai desfilar.
   ESCOLAS JÁ DESFILAM AMANHÃ
      São Paulo já tem Grupo Especial


Quem gosta de curtir Carnaval pela televisão já pode se preparar para dormir tarde a partir de amanhã. Blocos já estarão desde cedo agitando as cidades grandes do País, especialmente Rio e São Paulo, onde o carnaval de rua está voltando com toda a força.
               Mas também as Escolas de Samba, maiores atrações da TV, estarão nos sambódromos nexta noite de sexta-feira. No Rio, teremos o primeiro desfile do Grupo de Acesso. Estarão na Marquês de Sapucaí, a partir das 21 horas, sete escolas: Unidos de Bangu, Em Cima da Hora, Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, União do Parque Curicica, Porto da Pedra e Caprichosos de Pilares.

             Em São Paulo, a briga já é pelo título do Grupo Especial.  Desfilarão no Sambódromo do Anhembi, das 23 horas em diante, pela ordem:  Mancha Verde, Tucuruvi, Tom Maior, Dragões da Real, Rosas de Ouro, Águia de Ouro e nenê da Vila Matilde. A segunda noite de desfiles ocorrerá no sábado.
             
                                                                                                  
O INTERMINÁVEL PAULO BAIER


          Aos 40 anos, o meia Paulo Bier, que teve grande fase aqui no futebol paranaense, comandando o Atlético, estreou ontem no Ypiranga de Erechim, vice-líder do Campeonato Gaúcho. E fez um dos gols do seu novo time sobre o Aymoré de São Leopoldo, por 3 a 0. Jean Paulo e Saldanha marcaram os outros dois.
          O primeiro gol  de Paulo Baier com a camisa canarinho do Ypiranga foi de pênalti. A torcida gritou o seu nome  e ele aceitou a incumbência, cobrando o pênalti com maestria. É um cara muito "gente boa", esse Paulo Baier. Merece tudo que conseguiu no futebol.
      

        O Brasil da minha terra
      é a sensação lá no Sul                                                                     


             Que partida perfeita jogou o Brasil de Pelotas, em plena Arena Grêmio, ontem à noite. Com aquele mesmo time que "comeu" o  Londrina nas finais da Série D, o Xavante foi a Porto Alegre e ganhou do Grêmio lá dentro, por 1 a 0. Mas ganhou jogando bem, merecendo ganhar. Não ficou atrás, segurando o jogo não.  Tanto que no final do primeiro tempo o juiz encerrou aos 45 minutos, porque não houve qualquer paralização ou cera.  E o centroavante Nena, "carrasco" do Tubarão), mais uma vez decidiu. No cruzamento da direita, Marcelo Grohe falhou e o artilheiro não perdoou, como se vê também na foto abaixo.


              Com seis ou sete jogadores veteranos, com mais de 30 anos e um até com 37 (caso do volante Marcio Hahn), o rubro-negro pelotense, muito  bem comandado pelo irrequieto Rogério Zimmermann, é a grande sensação do Gauchão 2015, com três vitórias e um empate, nos quatro jogos que disputou até aqui.
               O Xavante lidera isolado, com 10 pontos, seguido por  Ypiranga de Erechim e Novo Hamburgo, com 7. Com a derrota, o Grêmio caiu para quarto lugar, com apenas 6 pontos, ao lado de Inter e Cruzeiro, que empataram (0 a 0) ontem. Depois vem, pela ordem: São José (POA), Lajeadense, Caxias e Aymoré, com 5; Passo Fundo e Juventude com 4;  São Paulo (Rio Grande) e Avenida (Passo Fundo), com 3; União (Frederico Westphalen), com 2; e Veranópolis, com apenas1 ponto ganho até aqui.
      

  COXAS TAMBÉM
 PERDERAM TUDO
       Não foi só o Londrina que teve uma noite ruim na quarta-feira. O Coritiba também perdeu tudo: o jogo, a invencibilidade e os 100%  de aproveitamento que vinha mantendo no Paranaense. Vi o jogo pela televisão. Os coxas jogaram muito mal mesmo, mereceram a derrota. Na verdade, estou sentindo fragilidade na montagem dos times da Capital. Por enquanto, um é pior do que o outro.
             Ao contrário, o Interior parece estar melhor do que no ano passado. E confirmei ontem que estava com a razão, quando afirmei aqui no Blog que o Londrina levou muita sorte de enfrentar o Foz na primeira rodada, quando o Azulão ainda não estava montado. Se tivesse que jogar agora com eles, o Tubarão teria dificuldade. Edson Borges já conseguiu acertar  o seu time. O Foz será adversário difícil pra todo mundo, daqui para a frente. Os gols de ontem foram marcados por Renatinho e Edinho.
            

       O duro nas derrotas de Londrina e Coritiba nos seus jogos de ontem, é que os dois vão ter que "secar" o J.Malucelli, que joga daqui a pouquinho (às 19h30m) contra o Paraná, na Vila Capanema. Se o Jotinha empatar ou perder, Tubarão e Coxas continuam comandando o Campeonato Paranaense.
 
"NÃO SE VÁ"
PRA RECORDAR JANE &  HERONDY
 






        Os leitores mais novos certamente não conhecem ou vão custar a identificar a dupla Jane & Herondy, que fez grande sucesso em todo o Brasil na década de 70. Pois eles continuam cantando e recentemente tive oportunidade de vê-los no programa "Altas Horas", que a Globo apresenta  nas madrugadas de sábado para domingo.
       Jane Vicentina do Espírito Santo, mas conhecida como Jane Moraes,  é uma paulista de Tatuí, que hoje está com 71 anos. Fazia muito sucesso, com sua voz afinada e seus lindos olhos muito azuis. Foi crooner de algumas orquestras e vocalista, junto com seus irmãos Sidney,  Roberto e Geraldo. Mais tarde, com os dois primeiros acabou formando o vocal Os 3 Moraes, que fez um razoável sucesso.







        Herondy Bueno começou na música aos 16 anos, tocando bateria e cantando. Trabalhou inclusive na famosa boate Cave, onde também se apresentavam Tim Maia, Jorge Bem e outros cantores que depois se tornariam famosos.
        Mas o sucesso veio mesmo quando Jane e Herondy passaram a cantar e a viver juntos, já que foram casados por 33 anos, ficaram separados por cerca de 7 anos e se reconciliaram em 2010, quando decidiram retomar também a vida artística.
        Gravaram muitas músicas com sucesso, mas uma delas se sobressaiu, marcando a grande fase da dupla. Foi a versão de uma ótima canção francesa de Alain Barriere e Noelle Cordier ("Tu t'em vas"), que aqui se chamou  "Não se vá". Ninguém cantou esta música como Jane & Herondy, como podemos comprovar no vídeo que ilustra esta postagem.
  
     A minha escolhida de hoje para este espaço, foi esta postagem que o amigo Billy de Paula compartilhou na minha página. São duas situações realmente muito engraçadas