Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atlético Mineiro está eliminado

       No renovado Estádio Independência, que agora é Arena Independência, o  Atlético Mineiro deu mancada e está eliminado da Copa do Brasil. O Galo ganhou do Goiás por 2 a 1, mas foi eliminado no saldo de gols, porque havia perdido no Serra Dourada por 2 a 0. O jogo tinha tudo para ir para os penaltis, porque os mineiros venciam por 2 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo. Faz tempo que o futebol mineiro não ganha nada.
        No primeiro tempo, só deu Atlético. Logo aos 6 minutos, Neto Berola já fez 1 a 0. E Mancini marcou o segundo, cobrando penalti. A expectativa era de vitória ampla no segundo tempo, mas o terceiro gol não saiu e os jogadores do Galo já aceitavam a decisão nos penaltis.  O que ninguém esperava é que Felipe Amorim fizesse uma boa jogada pela direita e acertasse o canto de Giovani, que falhou no lance. Na verdade, Felipe Amorim (foto) foi o heroi do Goiás.

Cianorte mais perto do título do Interior

                  Terminou agora há pouco, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, a primeira partida da série que apontará o campeão do interior paranaense de 2012. E o Cianorte ganhou por 2 a 0, dando um passo importante para alcançar o bi e ficar com o prêmio de R$ 50 mil oferecido  pela RPCTV. O segundo jogo será domingo, no Estádio dos Pássaros, e o Arapongão precisa ganhar por qualquer placar para levar a decisão para os penaltis. O empate dá o título ao Leão do Vale do Ivaí.
                   Um público pagante de 242 torcedores vibrou com os gols de Netinho e Felipe Pinto. O Cianorte ainda teve dois gols anulados pelo árbitro Fábio Filipus e chutou uma bola na trave. Os dois times vão disputar o Brasileiro da Série D. O Arapongas também está garantido na Copa do Brasil 2013.

Coritiba é o primeiro classificado

         O Coritiba tornou-se, agora há pouco, o primeiro clube classificado para às quartas-de-final da Copa do Brasil. Os coxas, que já haviam derrotado o Paysandu por 4 a 1, no primeiro jogo, em Curitiba, voltaram a derrotar o paraenses, desta vez no Mangueirão, em Belém, por 1 a 0.
          Mais de 40 mil torcedores tentaram empurrar o Papão pra cima do Coritiba, mas não  conseguiram. E o jogo foi decidido no último minuto do primeiro tempo, quando Tcheco, numa magistral cobrança de falta, fez o único gol da partida.
                             Tcheco (a direita) decidiu o jogo com gol de falta
          O alagoano Francisco Carlos Nascimento, árbitro da Fifa,  dirigiu o jogo. Com a classificação, o Coritiba se credenciou para enfrentar Botafogo do Rio ou Vitória da Bahia, que ontem empataram no Barradão (1 a 1) e decidem a vaga na próxima semana, no Engenhão.   No dia 10, na CBF, haverá o sorteio para definição do mando de jogo nas quartas-de-final.

Cássio com a bola cheia

        O jovem goleiro que o Corinthians lançou ontem, contra o Emelec, voltou com a bola cheia. Não levou gol, jogando fora de casa, e isso é decisivo num mata-mata. Fez algumas defesas boas. Nada de excepcional, mas quando a bola chegou no seu gol ele pegou. Pra completar, a Globo encheu a bola do garoto, que tem 1m95 mas também vai bem nas bolas rasteiras. Cássio(foto) fez o nome.
         Depois desse jogo em Guayaquil, o técnico Tite não vai ter como mudar o goleiro para a próxima partida. Vai jogar Cássio, está na cara. Mas, convenhamos, fizeram uma enorme sacanagem com Julio Cesar, que de um ano para cá carregou o Timão nas costas em vários jogos. Foi só ele falhar num jogo e já estão queimando o rapaz.
       Na verdade, a vida dos goleiros não está nada fácil. Se um goleiro sai nos pés do atacante adversário, o juiz marca penalti. E quando o goleiro falha, sai logo do time. Foi o que fizeram também com o Danilo, goleiro do Londrina.

Melhora significativa de Pedro Leonardo

       "A função renal está recuperada" - diz o boletim distribuido hoje pelos médicos, sobre o estado de saúde do cantor Pedro Leonardo, que luta contra a morte desde o dia 24 de abril, quando sofreu um grave acidente automobilistico ao retornar de um show no município de Tupaciguara, Estado de Minas Gerais.
         O problema renal era um dos que mais preocupavam os médicos do Hospital Sírio-Libanês, onde o filho de Leonardo está internado. O boletim diz também que "o estado geral do paciente mostra evolução satisfatória do quadro sistêmico. O sistema nervoso igualmente continua apresentando melhora progressiva, com evolução da resposta aos estímulos.
          A expectativa maior passa a ser a de possíveis sequelas. O assessor de imprensa do pai Leonardo, Ede Cury, diz que ainda não é possível saber se Pedro ficará com alguma sequela. "Ele precisa acordar para sabermos como estão as coisas. Caso não acorde, ele será submetido a uma traqueostomia para que suas cordas vocais sejam preservadas. Ele ficou entubado muito tempo. Caso acorde até sábado, a intervenção não será necessária" - explicou o assessor.     

Cortaram a Valentina da novela

        Valentina Francavilla, aquela "italianinha" do Programa do Ratinho, foi cortada do elenco da novela Carrossel, do SBT. O motivo: ela posou nua e foi capa da revista Playboy do mês de março. Dizem que Valentina enloqueceu todo mundo na redação da Playboy. As vendas da edição da revista também foram sensacionais. Ela é bonita mesmo. Acho até que já está com mais popularidade do que a japonesa Milene, a "Pavorou", que era a grande atração do programa, até pouco tempo atrás. Mas tem quem não gosta, né ?

Oscar Niemeyer está no hospital

       Aos 104 anos de idade, o arquiteto Oscar Niemeyer está internado desde a noite de ontem no Hospital Samaritano, no Rio, com um quadro de infecção respiratória e desidratação. Mas Niemeyer resiste bravamente.  Está lúcido e não necessita de aparelhos para respirar. Como é forte este velhinho.
        O médico Fernando Gjorup disse que "o quadro de saúde de Niemeyer é estável, mas requer cuidados, até mesmo pela idade avançada."   O veterano arquiteto está na Unidade Intermediária e recebe tratamento com antibióticos na veia, além de soro.

"Amigo" do Londrina apita a primeira Final

         Evandro Rogério Roman (Fifa), aquele mesmo que o Londrina responsabiliza por seu fracasso no campeonato, será o árbitro do primeiro Atletiba da série que decidirá o título estadual. O Atlético queria apitadores de outros estados, mas a Federação Parnaense não concordou e preferiu fazer um sorteio entre quatro juizes que trabalharam no campeonato: Evandro, Heber Roberto Lopes, Edivaldo Elias da Silva e Adriano Milczvski. E Evandro Rogério Roman, 39 anos, que apitou um jogo da Libertadores este ano (Santos x Inter) foi o sorteado. O jogo será domingo às 16 horas na Vila Capanema (foto).

         Os auxiliares de Evandro serão José Carlos Dias Passos e Moisés Aparecido de Souza.  E desta vez teremos um Atletiba com a presença das duas torcidas. A venda de ingressos começa amanhã, e é certo que o Estádio Durival de Brito e Silva estará lotado.
          O Atlético ainda não sabe se contará com o equatoriano Guerrón, que foi suspenso pelo TJD, ontem à noite, por duas partidas, uma já cumprida. O advogado Domingos Moro, que conseguiu absolver Paulo Baier, Marcinho, Bruno Costa e Héracles, tenta agora um pedido de efeito suspensivo para que o Furacão possa escalar Guerrón.
         

Zé Roberto está voltando, aos 38 anos

          Eu até pensei que ele estivesse aposentado. Qual nada. O interminável Zé Roberto, aquele mesmo que jogou em grandes equipes brasileiras, inclusive na Seleção, está voltando. Prestes a completar 38 anos, ele está "matando a pau" no Al Gharafa, lá no Qatar, e se prepara para retornar ao futebol brasileiro, para jogar no Grêmio Portoalegrense.
           O negócio está praticamente fechado. O Atlético Mineiro e o Santos também mostraram interesse, mas parece que o Zé vem mesmo para o Grêmio. Seu técnico lá no Al Gharafa é o Silas, que treinou o Grêmio há pouco tempo e é amigos dos dirigentes gremistas. Ele garantiu a eles que "o Zé está voando".
       Na foto acima, Zé Roberto (nº8) aparece num jogo realizado há poucos dias, contra o Qatar Sports. Particularmente, sempre gostei deste jogador. Habilidoso, rápido, sério, um grande profissional. Mas 38 anos são 38 anos. É preciso ver se ele vai mostrar aquele futebol que o consagrou no Brasil e no Exterior.