Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Sentença de Moro
             no caso Lula é contestada




                        O Ministério Público Federal apresentou, nesta segunda-feira, apelação contra a sentença do juiz federal Sergio Moro que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No documento remetido à 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, os investigadores pedem que a decisão de Moro seja enviada a eles oficialmente e que o magistrado abra um prazo para que apresentem as alegações.]

               No mesmo dia em que o veredito foi publicado, na semana passada, os procuradores da Lava Jato já haviam anunciado que pediriam aumento da pena a Lula e os outros réus ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), ao qual cabe revisar as decisões do magistrado em segunda instância. “A força-tarefa informa que vai recorrer da sentença, manifestando a sua discordância em relação a alguns pontos da decisão, inclusive para aumentar as penas”- escreveu o grupo, coordenado pelo procurador da República Deltan Dallagnol.
                 Os argumentos utilizados pelo MPF para pedir que as penas sejam aumentadas serão apresentados após o recebimento da sentença, dentro do prazo a ser estipulado por Sergio Moro.
                     O juiz federal condenou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal que apurava a posse de um tríplex no Edifício Solaris, em Guarujá (SP). O magistrado entendeu que Lula recebeu 2,2 milhões de reais em propina da empreiteira OAS, que reservou a ele a unidade 164-A e a reformou sob orientações da família Lula da Silva. Pelo crime de corrupção passiva, Moro determinou pena de 6 anos de prisão; pelo de lavagem de dinheiro, 3 anos e 6 meses de pena.
                        Na mesma sentença, Sergio Moro absolveu o petista de corrupção e lavagem no armazenamento de seu acervo presidencial, também pela OAS, em uma empresa de transportes em São Paulo, que custou 1,3 milhão de reais.

O recurso de Lula

                    Advogados de Lula protocolaram na noite da última sexta-feira o primeiro recurso contra a sentença de Moro, com o objetivo de esclarecer “omissões e contradições presentes na sentença”. Depois das decisões sobre esses embargos de declaração, os defensores apelarão ao TRF4.
                     Na defesa, os advogados do petista afirmam que ele “não reconhece a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR” para a condução do caso e alegam parcialidade do juiz.
                     O documento diz que houve “desqualificação” de testemunhos favoráveis a defesa, ao passo em que se deu “desproporcional (e indevido) valor probatório” às alegações do delator Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Essa tese já havia sido levantada pelos advogados em entrevista coletiva dada após a sentença, na quarta-feira.
   Roger Federer amarrou um fogo 
      na comemoração pelo título



         Após se tornar o único homem no mundo com oito títulos em Wimbledon no último domingo, Roger Federer comemorou bastante. Ele festejou até as 5 horas da madrugada e aproveitou para provar várias bebidas.

        “Minha cabeça está como um sino. Eu não sei o que eu fiz na noite passada. Eu bebi muitos tipos de drinks, eu imagino. Fomos para um bar e tinham uns 30, 40 amigos lá. Tivemos um ótimo momento. Acho que cheguei na cama às 5horas” - disse o tenista.
          Na final do Grand Slam da Inglaterra, Roger Federer bateu o croata Marin Cilic por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/1 e 6/4 e levantou a taça.
             Este é o segundo título significativo do jogador no ano. Depois de seis meses parado para tratar de uma lesão no joelho no passado, Federer voltou ao circuito em janeiro ganhando o Australian Open. Ele também levantou os troféus de outros campeonatos grandes: os Master 1000 de Indian Wells e Miami e o ATP 500 de Halle.
Vejam o que uma colunista gaúcha
         escreveu sobre o "beijo"



       Magali Moraes escreve na "Coluna da Maga" um espaço   diário no jornal Diário Gaúcho, de Porto, Alegre


                 "Sabe aquele tipo de gente que já chega beijando e não vai embora sem se despedir com farta distribuição de beijos? Adooooro!! São os beijoqueiros. Pra eles, beijar é tão natural quanto respirar. O sangue latino colabora. Raramente você vai ver um beijoqueiro americano (a menos que seja um brasileiro naturalizado). Os mais antigos vão lembrar do famoso beijoqueiro que atacava celebridades no Brasil. Acho que era um português, nunca mais ouvi falar dele. Continuará dando bitocas por aí?

                  Sou uma beijoqueira assumida. Por que dar só um aperto de mão se a gente pode tascar um simpático beijo? Dois ou três, conforme o costume. Vale qualquer desculpa esfarrapada pra ser uma pessoa beijoqueira. Limites? Não temos. Meu marido trabalha numa empresa americana e seguido os gringos aparecem por aqui. Quando tem confraternização com as famílias, sempre recebo a mesma recomendação: "pelamor, não vai beijar os americanos!!" Entendo e respeito as diferenças culturais. Mas é difícil lembrar na hora H. O hábito fala mais alto."

E eu, como também sou um beijoqueiro assumido, concordo  plenamente com o que  escreveu a simpática Magda. "Um beijo pra ti, guria" 


Volta de Damião ao Inter
   pode ser decidida hoje



            O atacante Leandro Damião está perto de se despedir do Flamengo para reencontrar um velho conhecido: o Internacional. Segundo a 'Rádio Gaúcha', o Colorado tem bases salariais acertadas com o jogador e espera um sinal verde do Rubro-Negro para anunciar o retorno de Damião ao Beira-Rio.

           Reserva direto de Paolo Guerrero, Leandro Damião terá seu futuro definido nesta segunda-feira. Isso porque uma reunião deverá concluir os próximos passos da negociação. A chegada do atacante ao Inter aconteceria por empréstimo até o final da temporada, com salários pagos pelo Internacional. As informações são do jornal 'Zero Hora'.Neste temporada, Leandro Damião tem 23 jogos disputados pelo Rubro-Negro e oito gols marcados.

Muitos saem e poucos chegam !

     Muitos brasileiros deixando País e poucos estrangeiros chegando. E esta é a nova realidade do Brasil, o que mostra o tamanho do desalento em relação ao país.Há números que reforçam a constatação.
 Quem busca uma oportunidade fora do Brasil,é porque não está satisfeito com as condições de empregabilidade por aqui. De fato, desde o início de 2015, a taxa de desemprego vem crescendo e, apesar de um recúo tímido nos últimos dois meses, ainda é muito alta.   De acordo com o IBGE, na última Pnad, há 13,8 milhões de brasileiros desempregados 
     Em Brasília, um dançarino 
   paranaense é preso por nudez



           dançarino paranaense Maikon Kempinski foi detido pela Polícia Militar neste sábado, por "ato obsceno" enquanto fazia uma apresentação que envolvia nu ístico ao ar livre, em frente ao Museu Nacional, na área central de Brasília. Ele só foi liberado, na delegacia, depois de se comprometer a comparecer à Justiça. Após a repercussão negativa do episódio, o artista recebeu um pedido de desculpas públicas do governador Rodrigo Rollemberg.

     "O governo de Brasília destaca a importância da cultura. Rollemberg e o secretário de Cultura, Guilherme Reis lembram que a cultura é sempre bem-vinda à capital da república e lamentam o desconforto causado ao artista, pois o governo acredita, apoia e incentiva a livre manifestação artística"- afirmou o governador, em nota, na noite de domingo.
               A apresentação faz parte do festival Palco Giratório, promovido pelo Sesc. Ela envolve o artista aplicar uma substância seca sobre o corpo, dentro de uma bolha inflável, onde o público pode entrar e permanecer. O artista então, como uma cobra, faz um "rito de passagem" por várias formas do corpo.

     A misteriosa morte de músico no Rio



         A polícia investiga a morte de um músico, dentro de uma clínica, na Gávea, Zona Sul do Rio. Parentes de Mário Travassos, de 39 anos, disseram que ele tinha marcas de violência no rosto.   A mulher do músico desabafou em sua página na rede social. "Mário morreu. Perdi a minha luz, o meu amor, o colorido e a beleza da vida. Tá muito difícil para todos que o amavam"- diz a postagem.
               Mário Travassos, filho de Luiz Eduardo Travassos, que já foi vice-prefeito de Niterói, foi internado quarta-feira passada, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, com sintomas de ansiedade. Do hospital, os médicos acharam melhor que ele fosse transferido para outra unidade. Ele foi para a Clínica da Gávea, na Zona Sul do Rio, mas, no dia seguinte, ele morreu. Os parentes dizem que não foram avisados.
            “A clínica não deu atestado de óbito. Parece que ele foi em um carro do Corpo de Bombeiro, sozinho, sem documento, e foi levado para o Instituto Médico-Legal como indigente. O Mário era uma criatura muito boa, muito doce. Tinha episódios de depressão, ansiedade, mas como ele se cuidava muito, ele mesmo se internava”- disse José Roberto Travassos, tio de Mário.
              O corpo de Mário Travassos foi enterrado no sábado. A Polícia Civil abriu um inquérito e os investigadores esperam agora o resultado do laudo cadavérico de Mário. Com o resultado nas mãos, eles vão decidir se indiciam algum médico da Clínica da Gávea por lesão corporal culposa ou dolosa, aquela com intenção de matar.
       “A maneira como ele estava no caixão, machucado, com afundamento na cabeça, com corte na cabeça. Tem fotos, ele com a boca arrebentada, com os dentes arrebentados e todos os lados da face, das duas faces cheios de roxo. A gente quer justiça, sim. O Mário não vai voltar, mas a gente quer que essa coisa não aconteça mais” - disse José Roberto.