Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Eu não esperava tanto entusiasmo

              Ontem cheguei em casa e encontrei um balão (bexiga) pendurado no portão. Que bonito. Dentro dele havia uma mensagem colocada por jovens aqui da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que vão para o Rio de Janeiro no final da semana, para participar da Jornada Mundial da Juventude. Como eles, outros milhares de jovens do País inteiro estão prontos para fazer parte deste grande evento, que já superou a minha melhor expectativa.  Sinceramente, eu não esperava ver tanto entusiasmo. Posso imaginar o que ocorrerá quando a JMJ for iniciada, na próxima terça-feira, dia 23.

               O Papa Francisco está presente até nas esculturas de areia (foto) que os artistas estão espalhando por Copacabana e pelas demais praias cariocas. O Chefe da Igreja Católica chega na segunda-feira. Ele já confirmou que desfilará em carro aberto, sem vidros blindados.
                Fico pedindo a Deus que não permita que as tais manifestações populares (que já encheram o saco) não voltem a ocorrer durante a Jornada Mundial. Não é hora de invasões, saques e vandalismo. É hora sim de pedir uma benção de paz completa, que nos traga o fim da corrupção e da violência.

Maringá está por cima

        Estou morrendo de inveja (no bom sentido, é claro) de Maringá. Na terça-feira, a Cidade Canção apresentou o time "Moda Maringá" (foto), que vai representar o município e o Paraná na Superliga Masculina de Vôlei 2013/2014, principal competição da modalidade no Brasil. O patrocínio será do Sindivest (Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá), que distribuirá uma verba de R$ 6 milhões durante os próximos três anos, garantindo a montagem e a manutenção de uma grande equipe.


         O sonho é do jogador Ricardinho, revelado em Maringá há 18 anos, e que rodou o mundo jogando voleibol, até conquistar o título olímpico. Foi ele que liderou o movimento e, certamente, será um dos maiores destaques da equipe, que terá outros grandes nomes, como Lorena, Rogerinho, Renan, Gelinski e vários outros, que serão comandados pelo técnico Douglas Chiarotti, ex-jogador da Seleção Brasileira.
                                  
                                                          O-O-O-O-O-O-O

          E, ontem, voltei a ver Maringá se destacando esportivamente. Pelo SporTV, assisti a vitória do Oppnus Maringá sobre o poderoso Corinthians Paulista, por 3 a 1, na largada da segunda fase da Liga de Futsal 2013. O ginásio de esportes Chico Neto estava lindo (foto abaixo), com mais de três mil maringaenses empurrando o seu representante pra cima do Timão.
           
                                                           
           O Oppnus Maringá está no Grupo B da Liga Nacional, considerado o "grupo da morte", porque  além do Corinthians estão na chave a Associação Carlos Barbosa e o Atlântico Erechim, ambos do Rio Grande do Sul, que têm equipes fortíssimas. Mas os maringaenses largaram na frente e vão brigar pela classificação. E vale mencionar que eles também estão disputando a Chave Ouro do Campeonato Paranaense.

                                                       O-O-O-O-O-O-O

           Para amenizar um pouco a nossa inferioridade esportiva em relação a Maringá,  pelo menos as meninas do futsal estão brilhando no Campeonato Paranaense. Na quarta-feira, no Moringão, as comandadas de Jayne Borim arrasaram as maringaenses, vencendo por 9 a 1.
 
                                   
          Letícia, que aparece na foto, marcou quatro gols e foi o destaque. Jéssica Conejo fez dois e a goleada foi completada por Jéssica Will, Juliana e Gabriela. Foi a segunda vitória seguida das londrinenses no Estadual Feminino.

Vamos virar picolé na semana que vem


         Meu primo Luis Fernando Nena me manda as imagens do fotógrafo uruguaio Ricardo Figueredo, da Punta Press, mostrando como estava a região da fronteira do Uruguai com o Brasil, hoje cedo. Várias cidades acusaram 1 grau negativo. Em Rivera que faz divisa com a nossa Santana do Livramento, fez 1,5ºC. As temperaturas só não foram menores por causa do vento fortíssimo.
         Não será tão terrível assim, mas até aqui em nossa região teremos muito frio a partir de segunda-feira. A previsão de alguns sites para terça-feira chega a dois graus, com sensação térmica de menos um grau. Acho que vou dormir até o meio-dia.

Pérolas que o Facebook nos traz


       O Facebook é o maior crítico do País. Não escapa nada. Muito boa esta postagem do amigo Frank Takahashi sobre as piores contratações dos últimos tempos no Brasil