Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

LIGA MUNDIAL
   Italianos resolveram jogar e
 venceram o Brasil em Cuiabá



       A derrota de 3 a 0 que os italianos sofreram ontem, mexeu com a cabeça deles. Hoje lá em Cuiabá, a história foi bem diferente. A Itália jogou o vôlei que todos esperavam e derrotou o Brasil, para tristeza do grande público que compareceu ao ginásio Aecim Tocantins. Vitória no tie-break, num jogo sensacional. O placar final  de 3 a 2 para os italianos esteve assim distribuído: 21/25, 29/27, 21/25, 25/19 e 21/19. Um jogo pra matar do coração.

       Mesmo com a derrota, a Seleção Brasileira termina a primeira fase como a melhor Liga na etapa: 9 vitórias em 12 jogos. Mas a fama de maior clássico do vôlei atual que o jogo Brasil x Itália ostenta continua prevalecendo.

        Para os jogadores brasileiros a maior emoção da tarde ficou para depois do jogo, quando Bernardinho anunciou o grupo para a Fase Final da Liga, de 15 a 19 deste mês, no Rio de Janeiro. Os três cortados são: o levantador Rapha, o oposto Leandro Vissotto e o líbero Felipe.
Atitude de "homem de verdade" !


        Muito bonito este gesto do 'capitão' Dirceu, que o companheiro  Fiori Luiz contou na sua coluna de hoje, na Folha de Londrina. Dirceu assumiu a culpa pela derrota em Pelotas, numa conversa com o gestor Sergio Malucelli, ainda no vestiário, logo após a partida.

         E para ser sincero já vi diversas vezes o vídeo dos gols do Brasil, que postei inclusive aqui no Blog. Não acho que Dirceu tenha sido o único culpado nos lances. Todo o time se encolheu naquela hora, e nem sei bem porque isso aconteceu. Mas o Dirceu assumiu a culpa para acalmar o Malucelli naquele momento difícil.

          Eu sempre escrevi aqui no blog que esse rapaz jogaria em qualquer time grande do País.  Tem bola, personalidade e caráter.
Depois, eles reclamam da FPF

 
            Rio Grande do Sul, São Paulo e outros estados organizam competições intermediárias, para preencher o calendário, especialmente dos chamados times pequenos, e sempre se dão bem. Mas aqui no Paraná, onde os dirigentes são tão metidos a criticar a Federação, os clubes são os primeiros a destruir boas idéias, boicotando torneios como este que a FPF está iniciando no fim-da-semana. Não venham depois, senhores dirigentes, dizer que a Federação não trabalha, nem ajuda os clubes.

            Principalmente o Londrina e o Operário deveriam participar sim da Taça Federação Paranaense que começa neste final-de-semana, porque conhecem as dificuldades de se fazer futebol no Interior. Usam a desculpa de que estão disputando divisões inferiores do Campeonato Brasileiro mas é sim uma sacanagem, um verdadeiro boicote ao torneio. Coritiba, Atlético e Paraná Clube têm compromissos muito maiores nas Séries A e B, mas vão prestigiar a competição.

          O Londrina tem um monte de jogadores, e a Taça Paraná seria uma ótima oportunidade para testar estes atletas. Me espanta a falta de visão desse povo que comanda nossos times do Interior. Gente de pouca fibra e de pouco interesse pelas questões de todos. Só querem adiantar o seu lado, danem-se os outros.

          
Como será a Taça  



                  A Taça Federação Paranaense terá a participação de 11 equipes  e será disputada em quatro fases, começando com o confronto de todos contra todos em dois turnos, classificando-se os oito primeiros para a segunda fase. E depois vão ocorrendo as eliminações até que se conheça o campeão, que terá fase na Série D do Campeonato Brasileiro, se ainda não for participante dele.

                  O torneio começa neste sábado às 15 horas, no Estádio do Café, com o jogo Portuguesa Londrinense x Atlético Paranaense. E o complemento da 1ª rodada ocorrerá no domingo, com Paranavaí x Paraná Clube, às 11 horas; Coritiba x Toledo no Estádio Janguiro Malucelli, às 15 horas; e Cianorte x Pato Branco, no Estádio Albino Turbay, também às 15 horas.


 

Tem louco pra tudo !   


                                                                                               (g1.globo)
                    O g1.globo postou hoje uma matéria sobre um brasileiro que, cansado de arranjar confusão por aqui e ser preso duas vezes nos protestos contra a Copa do Mundo, está desde setembro de 2014 na Ucrânia, lutando pelos rebeldes, contra o governo (como sempre, é claro).

                     Tem louco pra tudo mesmo. Com tanta coisa boa pra fazer na vida, o ex-policial militar  Rafael Lusvarghi (foto) quer mesmo é brigar contra os governos, mesmo que a briga não seja sua, como ocorre agora na Ucrânia.

                      Pelo menos, uma coisa boa: este homem violento está longe de nós ! 
   Tomara que os italianos
     joguem melhor hoje



     Daqui a pouco, às 14 horas, teremos um novo Brasil x Itália, pela Liga Mundial de Vôlei Masculino. Vamos ver se o jogo será melhor, porque ontem, por culpa exclusiva dos italianos, não teve a menor graça. Vitória brasileira por 3 a 0, com 25/20, 26/24 e 25/19.

    Muito ruim esse time da Itália, que tradicionalmente pratica um bom voleibol.  O Brasil ganhou se fazer força. Basta dizer que o segundo set começou com 8 a 2 para os europeus, e o Brasil ainda foi buscar a vitória por 26/24.

    Valeu apenas pela volta do técnico Bernardinho, já está livre da suspensão que lhe foi aplicada, e que voltou a trabalhar no banco, orientando os jogadores (foto). Tomara que a Itália jogue muito melhor hoje, até porque, a Seleção Brasileira precisa estar aquecida para as finais desta Liga, marcadas para o Maracanãzinho na semana que vem, do dia 15 a 19.

O que será, que será ?

        Pelo jeito, vem vindo coisa boa por aí. Vale a pena aguardar um pouquinho, não é mesmo ?
      Neste desfile de grandes artistas do passado e do presente, ele não poderia ficar de fora. Com a elegância que poucos cantores tiveram, ele ultrapassou épocas, sempre respeitado. Começou a cantar em 1927 e só parou para morrer, em 1998.

                            S I L V I O          C A L D A S

                    

                              Costumo dizer que quem nunca ouviu SILVIO CALDAS cantar (uma canção que seja), não sabe nada sobre a música popular brasileira. Porque ele é a própria história da nossa MPB e sempre será lembrado. É o "Caboclinho Querido", apelido que lhe foi dado por Cesar Ladeira nos áureos tempos do rádio brasileiro.
                     E neste vídeo, gravado no Programa Silvio Santos , dois anos antes de sua morte, nosso grande astro ainda mostrou como é possível alguém cantar aos 87 anos. Ouçam com atenção, porque vale a pena. É um documento histórico da nossa música. Mesmo porque, ele canta "CHÃO DE ESTRELAS", um verdadeiro hino da nossa canção.

                                  Silvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de maio de 1908. Portanto, se ainda estivesse vivo, já teria 107 anos.  Ele faleceu  em Atibaia (SP), no dia 3 de fevereiro de 1998. Começou a cantar em 1927, mas só gravou seu primeiro disco em 1931. Foi o samba "Faceira" . Naquele tempo, um artista tinha primeiro que provar sua capacidade cantando no rádio, para depois gravar. Bem ao contrário do que ocorre hoje, quando qualquer cantorzinho logo grava o seu disco.
 
                                    Mas depois do primeiro disco,  Silvio passou quase toda a sua vida gravando. Foram muitos os compositores que entregaram canções para Silvio gravar. Gente conhecida, como Custódio Mesquita, João de Barro, Noel Rosa, Benedito Lacerda, Herivelto Martins, Evaldo Rui, Bororó, Ari Barroso, Joubert de Carvalho, Manuel Bandeira, Sadi Cabral, Jorge Faraj, Luis Peixoto  e muitos outros autores, entre os quais Orestes Barbosa, parceiro de Silvio Caldas na composição de "Chão de Estrelas".

 
                                 Mais difícil ainda é apontar os grandes sucessos de Silvio Caldas. Foram dezenas de canções que estouraram nas paradas das emissoras de rádio. As minhas prediletas foram: "As Pastorinhas", de João de Barro e Noel Rosa;  "Da Cor do Pecado", de Bororó, canção pela qual tenho verdadeira paixão :"Esse corpo moreno / Cheiroso e gostoso / Que você tem..."   É mesmo inesquecível.
                                 E seguem-se outras, como "Deusa da Minha Rua", de Newton Teixeira e Jorge Faraj;  "Maria", de Ari Barroso e Luis Peixoto;  "Mimi", de Uriel Lourival;  "Minha Palhoça", de J.Cascata;  "Morena Boca de Ouro" (Ari Barroso);  "Na Baixa do Sapateiro" (Ari Barroso) ; "Três Lágrimas" (Ari Barroso) e "Velho Realejo", de Custódio Mesquita e Sadi Cabral. E na certa estou deixando de citar outras canções maravilhosas.

                           O último show de Silvio Caldas  aconteceu em 1997, um ano antes de sua morte,  no Sesc Pompéia, em São Paulo, ao lado de outros cantores importantes: Miltinho, Noite Ilustrada e Trovadores Urbanos. E a última música que Silvio gravou em estúdio foi "Beco Sem Saída"


                                     



                                        

                             

                              

AS MELHORES DO FACEBOOK

    Foi na página da amiga professora Maria De Lourdes Zanetti que eu encontrei esta postagem, com uma frase sábia do pensador Augusto Cury. Pobre de quem  não reconhece seus erros