Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

E o nosso vôlei segue perdendo



       Não tem, jeito mesmo. O vôlei masculino do Brasil vai ter que dar uma "mexida" total na sua estrutura. Está fazendo a pior campanha de sua história na Liga Mundial. Hoje, jogando na Cracóvia, foi mais uma vez derrotado pela Polônia, por três setes a um. Foi a sexta derrota em nove partidas.
         Os brasileiros já entraram na quadra sabendo que o Irã havia derrotado a Itália por 3 a 0. Com isso, nossa Seleção está praticamente fora da fase final da Liga Mundial. Os parciais do jogo de hoje foram de 25/20, 25/21, 28/30 e 25/20.   Polônia e Brasil volta a se enfrentar no domingo, novamente na Cracóvia, às 14 horas de Brasília.
 

Equador ganha e se mantem vivo

         Mais de 39 mil torcedores foram à Arena da Baixada, em Curitiba, para ver Honduras x Equador, agora à noite, apesar do frio intenso. Embora o jogo não oferecesse grandes atrativos, quem foi certamente gostou do que viu. Foi uma partida muito disputada, até porque as duas seleções tinham que vencer para se manter na luta pela classificação. Melhor para o Equador, que ganhou de virada, por 2 a 1.
                                          
                              Enner Valencia fez os dois gols equatorianos
          Ficou claro que os equatorianos tem mais técnica, mas os hondurenhos saíram na frente, abrindo o marcador aos 30 minutos, com um gol de Costly.  Só que dois minutos depois o Equador já conseguiu o empate, através de seu melhor jogador, Enner Valencia, que também marcou o gol da vitória, aos 19' da fase final.
           Na última rodada da primeira fase, a França entra tranquila, pois já tem 6 pontos. O problema vai ser dos equatorianos, que precisam ganhar mais uma vez.  A tarefa da Suíça parece ser menos difícil, pois pegará a desclassificada Honduras.  França tem 6 pontos, Equador e Suíça estão com 3 e Honduras permanece com zero.

França livrou a cara da Europa

 
      Depois dos seguidos fracassos de grandes forças europeias, como Espanha, Inglaterra e Portugal, finalmente aparece a França para levantar o astral do Velho Mundo. Foi primorosa a apresentação dos franceses na partida de agora à tarde com a Suiça, lá na Fonte Nova, em Salvador. Uma goleada de 5 a 2, que poderia ter sido muito maior, pois Benzema ainda perdeu um pênalti e teve um gol invalidado porque, absurdamente, o árbitro encerrou o jogo antes da bola entrar. Fora os gols perdidos em grande número. Poderia ter sido oito ou nove.
      Falando sério, os franceses estão jogando um ótimo futebol com sua nova geração. Arranjaram uns negros altos, fortes e habilidosos. O time toca de pé em pé, sempre com passes fortes, rápidos e certos. E, pra completar, o tal do Karim Benzema está jogando cada vez melhor e comandando tudo, dentro de campo. Os franceses são assim mesmo. De vez em quando eles inventam um novo craque que carrega o time e bota a França lá em cima. Foi assim com Platini, com Zidane e agora parece ser a vez de Benzema.
        No jogo de hoje, os chamados gauleses liquidaram tudo ligeirinho. Seguraram nos primeiros 15 minutos e aí começaram a fazer gols: Giroud aos 16', Matuidi aos 18' e Valbuena aos 39 minutos. Neste meio tempo, Benzema ainda cobrou um pênalti que o goleiro suíço Benaglio defendeu. E no rebote, Cabaye chutou a bola na trave. 
         No segundo tempo, Benzema marcou o quarto e Sissoko fez 5 a 0. Era um autêntico massacre. Eu não via a França com tanta fome de gol desde 1958, quando o centroavante era Just Fontaine, que foi o artilheiro daquela Copa, com 9 gols, marca até hoje não  igualada.
           E aí, a Suíça resolveu reagir e fez dois gols: Dzemaili cobrando falta e Xhaka. Mas cabia mais gols neste jogo e, aos 48 minutos, Benzema marcou um golaço. Só que, talvez com pena dos suíços, o árbitro disse que o tempo já estava encerrado e não validou o gol.  Baita sacanagem.

Costa Rica é a grande sensação


      Justamente no Grupo da Morte, que reuniu três ex-campeões mundiais, surge a grande "zebra" da Copa do Mundo. A Costa Rica, única seleção sem tradição de títulos da chave, é a primeira classificada para as oitavas-de-final, depois da merecida vitória sobre a Itália, por 1 a 0, agora há pouco na Arena Pernambuco, em Recife.  
      O gol (foto acima) surgiu no último minuto do primeiro tempo, marcado por Bryan Ruiz (nº 10). A bola bateu no travessão e entrou na meta defendida por Buffon. A moderna tecnologia adotada pela Fifa confirmou o gol.
       Em nenhum momento da partida, os costa-riquenhos chegaram a ser ameaçados mais fortemente pela Itália, que jogou uma má partida. Já a equipe sensação desta Copa mostrou alguns ótimos jogadores, como o goleiro Navas, o zagueiro Gonzalez, o meia Bolanos, o centroavante Campbell e o autor do gol, Bryan Ruiz, que aparece abaixo, comemorando.
        Além de classificar a Costa Rica, o resultado sacramentou a eliminação da Inglaterra, que não tem mais qualquer chance. Itália e Uruguai vão brigar pela outra vaga, valendo destacar que o segundo classificado deste Grupo D irá enfrentar na próxima fase o primeiro do Grupo A, que poderá ser o Brasil.


Os 100 anos do "Meu Querido Velho"

       Muito especial o dia de hoje. Meu saudoso pai, Francisco de Paula Campos, estaria comemorando nesta sexta-feira o seu centenário, se ainda estivesse com a gente. Foi o cara que me trouxe ao mundo e me ensinou tudo. O que eu fizer hoje, será em sua homenagem. Descansa em paz, Meu Querido Velho !