Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 28 de junho de 2014

A sofrida vitória, vista aqui de casa


 
         Não houve entusiasmo maior pela vitória do Brasil, aqui em casa. Fiquei anotando tudo para o Blog, e o pessoal tentando se animar com a Seleção. Mas ninguém conseguiu. O que houve foi  "sofrimento" geral, porque o time não andava.  Acho que foi mais ou menos assim, em todas as casas.  A não ser para os que se reuniram para festar com qualquer resultado.
 

O craque da Copa decidiu

 
         Venho escrevendo aqui no Blog, que esse garoto da camisa 10 da Seleção Colombiana vem sendo o melhor jogador desta Copa do Mundo. Hoje mesmo, convidei os amigos leitores para vê-lo na partida com o Uruguai.  E quem não estava acreditando, na certa ficou convencido, depois do que ele fez com os uruguaios, agora à noite no Maracanã. 
          O primeiro gol foi mesmo "de placa". Como é que um garoto de 22 anos, que nunca havia pisado no "Maraca", mata uma bola no peito, vira e mete na gaveta, como ele fez ?  E o segundo foi pra garantir a façanha colombiana, que chega pela primeira vez na sua história às quartas-de-final de um Mundial.

          Sem Luis Suárez, o Uruguai não conseguiu fugir da derrota (2 a 0) e volta pra casa com muitos prejuízos. E a Fifa ainda fez questão de judiar mais um pouco, exigindo que a segurança retirasse a faixa que os torcedores uruguaios seguravam, homenageando Luisito.
           Com o resultado, a Colômbia se classificou para pegar o Brasil, sexta-feira que vem em Fortaleza.  Será o terceiro time americano a enfrentar nossa Seleção, que nem sequer conseguiu marcar um gol, contra mexicanos e chilenos.  Mas os colombianos jogam e deixam jogar. Pode ser que isto mude o comportamento de Felipão e seus comandados. Será ?
          

Seleção sem brilho. Foi na marra



       Sabe quando você ganha e não sente vontade comemorar ?  Me senti assim quando o Brasil fechou o jogo agora há pouco, com vitória nos pênaltis sobre o Chile. É claro que vencer sempre é importante, e amanhã provavelmente a gente já estará animado outra vez.  Mas ficou um gosto de incerteza, um sabor de vitória sem mérito maior.
         Esse time do Felipão não tem brilho, e nem interessa agora saber de quem é a culpa. Ouvi de um comentarista da ESPN, agora mesmo ao final da partida, que "se não for criado um fato novo, o Brasil cai logo nesta Copa". E é verdade. Alguma coisa muito forte terá que acontecer para "virar esse jogo".  A Seleção não pode continuar jogando desta forma. Deus já nos ajudou bastante, mas Ele tem milagres mais importantes pra realizar.
         É só raciocinar. O Brasil jogou quatro partidas. Derrotou um adversário europeu (Croácia) e um africano (Camarões). Mas nas duas vezes que enfrentou seleções americanas ficou no zero a zero. Por que?  Será que eles "pegaram a nossa manha" ?  E como é que vamos querer passar por uruguaios, colombiano ou argentinos ? Paixão a parte, não temos bola pra ganhar esta Copa. Tudo nos pênaltis, como hoje ?
         Nossa Seleção foi tão mal hoje, que até o talentoso e iluminado Neymar sumiu em campo. E aí tenho que fazer justiça a um jogador que não me agrada: Hulk. Jogou sozinho, nos minutos finais do jogo e em toda a prorrogação.  Foi o único que tentou mesmo ganhar sem pênaltis. Os demais foram se escondendo aos poucos.
          Também é hora de reconhecer que Felipão estava certo quando decidiu que o goleiro Julio Cesar merecia uma segunda chance na Seleção.  Júlio pagou hoje no Mineirão a dívida que tinha para com todo o Brasil. Que Deus o abençoe.
        
                                                                                                                         (G1)
        
                                         QUEM VAI LEVAR ?
      O alemão Thomas Müller, o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar Junior iniciam as oitavas-de-final da Copa envolvidos numa disputa paralela. Eles estão igualados na liderança da artilharia da competição, com quatro gols cada. No total, marcaram 12 dos 136 marcados até agora.  Ser o goleador do Mundial significa meio caminho andado para ser o "melhor do mundo", no final do ano.

Alívio geral: David Luiz joga


       Faltando pouco mais de uma hora para Brasil x Chile, o Mineirão recebe uma multidão de torcedores.  Com muito chilenos, inclusive.  Eles estão extremamente confiantes, acreditando que o Chile vai devolver hoje o que o Brasil fez com ele, há 52 anos, também numa partida de quartas-de-final da Copa de 62,  que os andinos sediavam. Os brasileiros ganharam aquele  jogo,  por 4 a 2, e eliminaram os chilenos em pleno Estádio Nacional de Santiago.
        Mas eu acho que a "vingança chilena" ainda não virá hoje. Principalmente, porque o Brasil terá David Luiz na sua zaga. Ele melhorou das dores nas costas e está confirmado.  Fernandinho também está certo na meia-cancha e  poderemos ter uma mudança que me agrada muito: Maicon no lugar de Daniel Alves.

Vejam os novos comentaristas

         Tem gente de todos os cantos e de todas atividades profissionais possíveis, agora lá no Mineirão. Vejam estes dois comentaristas, por exemplo:
         Na cabine da TV mexicana a gente encontra Dunga, aquele mesmo que há quatro anos atrás estava comandando a Seleção Brasileira na Copa da Afríca do Sul.  Ele chegou ao Mineirão cercado por seguranças, fotógrafos e jornalistas. Mostrou-se muito amável, o que não é muito comum. Só pediu para não ser entrevistado. Mas deixou claro que acredita muito em vitória brasileira sobre os chilenos.


           Já no setor reservado para a imprensa alemã, é possível rever o londrinense Élber, ex-jogador da Seleção. Ele agora é comentarista de uma televisão germânica e aposta que "vai dar Brasil x Alemanha na semifinal, com os alemães e os argentinos se enfrentando na final".
           Particularmente sobre o Brasil, Élber diz: "Espero que o Brasil não cometa a partir de agora os mesmos erros que cometeu até aqui. Daqui pra frente não se pode mais errar." 
       A opinião de Élber coincide com a minha: o colombiano James Rodriguez, de apenas 22 anos, é o melhor jogador desta Copa, até aqui. Confiram logo mais, no jogo Colômbia x Uruguai.