Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Atlético: o estádio é bom, mas o time...

      Não ouvi maiores críticas à Arena da Baixada,  inaugurada ontem à noite em Curitiba, com o jogo entre o Atlético Paranaense, dono da casa, e o Corinthians Paulista. O gramado foi elogiado, bem como a funcionalidade.  É claro que sempre tem gente reclamando, mas acho que o estádio está aprovado.

      Ainda bem que o primeiro gol foi marcado por um jogador do time paranaense. E foi um golaço de Marcelo, que entrou driblando da direita para o meio, deixou três corintianos batidos e chutou no cantinho do goleiro Walter.  Mas acho que foi a única coisa boa que o Furacão mostrou.  Esse time é muito ruim, nem merece jogar num gramado tão bom.  E o técnico espanhol, Miguel Angel Portugal, é pior ainda. Como estão demorando pra perceber que, com esse treinador, o Atlético vai ter que rezar muito pra não cair para a Série B Nacional.
      Desfalcado, o Corinthians jogou para o gasto e se aproveitou da ruindade do adversário. Luciano fez o gol de empate e Renato Augusto garantiu a vitória. Faz tempo que o Timão não perde, não mesmo ?
        Por precaução permitiram que apenas 30 mil torcedores entrassem.  Mas acho que não tinha nem isso. A Arena estava com muitos lugares vazios. Repito, gostei do estádio, embora o seu visual seja meio pra baixo, pintado em tons de cinza.  Merecia um colorido mais alegre.

        A amiga Miriam Cristina Muller, que é gaúcha, mostrou nesta  postagem no Facebook,  o apelo de alguém que já deve estar  cansado de ser roubado. Muito bom

Brasil fora da Libertadores

      Não é porque o futebol brasileiro está eliminado da Libertadores 2014 que vamos deixar de reconhecer estamos acompanhando um lindo torneio, com jogos emocionantes e muito disputados. Muito melhores até do que a maioria das partidas que a gente vê  nos campeonato europeus.

      Ontem mesmo, além da partida que marcou a eliminação do Cruzeiro, tivemos na Argentina outro grande jogo, marcado por uma conquista histórica do Nacional do Paraguai, que nunca havia chegado às quartas-de-final e agora passou por elas e está nas semifinais da Copa. O empate de  0 a 0 no Estádio Júlio Grondona (foto), em Buenos Aires foi alcançado com incrível dramaticidade. Futebol realmente emocionante, do primeiro ao último minuto.
     
       E em Belo Horizonte, nós brasileiros não gostamos porque fomos excluídos do campeonato, mas foi um jogão. Teve de tudo, desde grandes lances e gols bonitos, até o tradicional empurra-empurra (foto) que caracteriza os encontros entre Brasil e Argentina. 

       O San Lorenzo, campeão argentino, consagrou-se definitivamente como verdadeiro carrasco do nosso futebol. Os caras eliminaram o Botafogo, o Grêmio e  agora o Cruzeiro, campeão brasileiro. E não foi por sorte não.  O Cruzeiro mostrou muita raça, lutou até o fim. Porém os platinos foram sempre superiores. Fizeram um gol de cara, com Piatti aos 9 minutos, aguentaram a pressão e foram até prejudicados pela arbitragem, no lance da expulsão de Romagnolli, quando outros participaram da  confusão e permaneceram em campo.  Os mineiros ainda fizeram o gol de empate, marcado por Bruno Rodrigo (o melhor do time na partida), mas ficaram no empate, provocando a tristeza geral, como se vê nesta foto de Moreno cobrindo o rosto.

          O que eu contesto em toda essa história é a falta de melhor nível dos times brasileiros nesta edição da competição. Eles estragaram os Estaduais e bagunçaram o Brasileirão, colocando em campo times desfalcados, tudo em nome da Copa Libertadores. E na hora de confirmar uma supremacia que vinha desde 1991, não conseguiram sequer chegar às semifinais.  De 91 para cá, em 23 anos de Libertadores, o Brasil tinha conquistado 12 títulos, através de 9 clubes diferentes. E só em 3 destes 23 anos, nosso futebol não chegou à final.
         
           E' A PRIMEIRA VEZ, NESTE SÉCULO, QUE O BRASIL NÃO CHEGA ÀS SEMIFINAIS DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA.  NÃO SERIA UM PRESSÁGIO PARA O MUNDIAL QUE VEM AÍ ?

              Enquanto isso, os espanhóis vão só conquistando títulos europeus e mostrando que o futebol deles está em alta. Real Madri e Atlético de Madri estão decidindo a Liga dos Campeões, e o Sevilha ganhou anteontem o caneco da Liga Europa. Vai dar pra segurar essa gente, aqui no Brasil ?