Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 16 de outubro de 2011

Tetra campeão na Ginástica Rítmica

                                          A cambeense Débora Falda está entre as campeãs

  O Brasil é tetracampeão pan-americano da competição de conjunto da Ginástica Rítmica. O título foi conquistado agora há pouco, no Complexo de Ginástica de Guadalajara. Entre as campeãs, uma ginasta de Cambé : Débora Falda (foto), de 26 anos. A equipe é completada por Bianca Mendonça, Driely Daltoe, Eliane Sampaio, Jéssica Maier e Luis Matsuo. Elas somaram 48.575 pontos e ficaram com a medalha de ouro. As canadenses conseguiram a prata (47.950 pontos) e as cubanas levaram o bronze (47.175 pontos). Desde 1999 o título do conjunto fica com o Brasil. Esta é a segunda medalha de ouro ganha pelo Brasil no Pan 2011.

Diogo Silva volta sem medalha

  ***        A grande frustração do domingo para os brasileiros veio do Taekwondo. Favorito da categoria 68 kg, Diogo Silva até estreou bem,derrotando  jamaicano Nicholos Dusard. Mas não passou das quartas-de-final, pois foi derrotado pelo norte-americano Terrence Jennings, e volta sem medalha para o Brasil. Pior foram suas declarações após a derrota: "Estou  há varios dias com uma lesão no tendão de Aquiles. Meu objetivo maior são as Olimpíadas. O Pan não estava colocado como meta principal para mim." Antes da disputa, sua conversa era bem outra.
          
  ***         Já no tenis-de-mesa masculino, por equipes, o Brasil derrotou os EUA por 3 a 0 e assim chega às semifinais. Isto significa que Hugo Hoyama já garantiu mais uma medalha em Jogos Pan-Americanos. Thiago Monteiro e Gustavo Tisuboi com,pletam a equipe nacional. No feminino, o Brasil perdeu hoje para a Colômbia, e volta sem medalhas.

Jaqueline já está no hotel

                                                                                      foto Terra
          Jaqueline reencontra Fabi, no sua volta ao hotel onde está concentrada a Seleção Brasileira de volei. Elas foram protagonistas do lamentável acidente de sábado à noite, que mandou Jaqueline para o hospital, com fratura cervical e concussão cerebral. Sua liberação do Hospital San José ocorreu hoje à tarde, quando ela apresentou sensíveis melhores. Provavelmente retornará ao Brasil, amanhã ou terça-feira, pois não poderá mais jogar neste Pan 2011.

Corinthians e Vasco continuam brigando

         O Corinthians se manteve na liderança do Brasileirão, derrotando o Cruzeiro, em Sete Lagoas, por 1 a 0. Jogou com inteligência a Timão, que esperou o momento certo para decidir o jogo, com um gol de Paulinho, aos 20' do segundo tempo, numa jogada de Alex. O técnico Tite não se afobou, preferindo explorar o desespero do Cruzeiro, cada vez mais perto da zona de rebaixamento.
         Já o Vasco, com tranquilidade, fez 2 a 0 no Atlético Mineiro, em São Januário, e segue colado com os corinthianos. Fagner e Elton fizeram, os gols. No final, deu pena do Galo Mineiro, que não consegue sair do bloco dos quatro últimos.
         A dupla Grenal se deu bem na rodada. O Grêmio repetiu o que já fizera há cerca de 15 dias : ganhou do Santos por 1 a 0, só que desta vez em plena Vila Belmiro, onde o Peixe já não consegue se fazer respeitar. O gol do  jogo foi do argentino Escudeiro, no primeiro tempo. E o Inter esteve perdendo durante mais de 60 minutos do jogo, mas fez 4 a 2 no "lanterna" Avaí. Grande atuação de D'Alessandro, que marcou dois gols. Kleber e Nei fizeram os outros tento do Colorado, enquanto Robinho e William (de penalti) descontaram para os catarinenses.
           Exceção ao Corinthians, os paulistas se deram mal. O Palmeiras sofreu nova derrota, no Canindé, levando 2 a 1 do Fluminense. A estrela de Fred brilhou de novo, e ele fez os dois gols, enquanto Valdívia marcou para o Verdão. Mas o maior vexame foi do São Paulo, goleado pelo Atlético Goianense no Serra Dourada, por 3 a 0, gols de Anselmo, Felipe e Gilson. O técnico Adilson Batista pode perder seu emprego no Morumbi.
            E o Botafogo fechou a rodada derrotando o Atlético Paranaense, no Engenhão, por 2 a 0. O zagueiro Antonio Carlos abriu o placar, de cabeça,  e o uruguaio Loco Abreu marcou o segundo, cobrando penalti.

Filme repetido na madrugada

        Barrichello reclama do Safety Car, Senna culpa a má largada e Massa lamenta problemas nas paradas nos boxes. Claro que esse filme não é novo. É igual ao das corridas anteriores, só mudam as desculpas. Também não há novidade no resultado : Vettel ganhou de novo, Massa em 6º, Barrichello em 12º e Senna em 13º. E vocês querem que eu fique acordado para ver estas coisas às quatro da manhã ? Tô fora.
         Muito melhor está a Stock Car. A cada prova, uma emoção diferente. Hoje, em Brasília, a chuva ditou o rítmo. Cacá Bueno queria ser o campeão antecipado,  mas ficou em terceiro. A vitória foi de Valdeno Brito, com Allam Khodair em segundo. A decisão será no dia 6 de novembro, no circuito de Velopark, em Nova Santa Rita, pertinho de Porto Alegre. Emoção garantida.

Vitórias brasileiras no México


  **       Larissa e Juliana (foto) estrearam com vitória tranquila no Volei de Praia do Pan 2011. Jogando na Arena de Puerto Vallarta, elas derrotaram as representantes de Trinidad e Tobago, por 2 a 0, com parciais de 21/5 e 21/16. As brasileiras voltam a jogar amanhã, contra a dupla do Equador.

   **      No Handebol Masculino, também foi muito boa a estréia do Brasil, que fez 46 a 17 no Canadá, depois de 19 a 7 no primeiro tempo. O jogo foi disputado no Ginásio San Rafael, onde os brasileiros voltarão a jogar na terça-feira, diante da Venezuela.

    **     E o Brasil conquistou uma medalha de bronze na Pistola de Ar do Tiro Esportivo, com Julio Almeida. Ele ficou em terceiro lugar, atrás dos Estados Unidos (ouro) e Trinidad e Tobago (prata). O Polígono Pan-Americano de Tiro está sediando a modalidade.

Em defesa dos animais



       O povo da minha terra - Pelotas RS - realizou, ontem na hora do almoço, uma passeata pelas ruas centrais, pedindo o fim dos maus tratos aos animais. Uma idéia que poderia se estender por outras cidades, na tentativa de defender os direitos dos bichinhos. O que se encontra de cachorrinhos, gatinhos, cavalos, bois e outros animais abandonados pelas ruas e estradas não é brincadeira. E quantos passarinhos estão presos em gaiolas sem a devida alimentação. As vezes até água falta.
       Pelotas está fazendo a sua parte, como mostra a foto. Em primeiro plano,vemos inclusive a minha sobrinha Daniela, com seu cãozinho "Stuart" no colo, toda entusiasmada como movimento. Quem sabe alguém segue o exemplo aqui em Londrina.

Jaqueline está fora do Pan 2011

       Antes de mais nada, quero tranquilizar os brasileiros que foram dormir preocupados com a situação da jogadora de volei Jaqueline, vítima de uma séria contusão no jogo de estréia do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. As imagens do momento do choque com a companheira Fabi,  e de todo o processo de socorro foram realmente preocupantes.
      Para quem deixou o ginásio aparentemente inconsciente, Jaqueline está bem, mas realmente sua contusão foi mesmo grave. Ela sofreu uma concussão cerebral e uma fratura cervical das vértebras C5 e C6, sem lesão na medula. Continuará internada em observação, sob os cuidados dos médicos brasileiros, João Grangeiro e Julio Nardelli.
     Jaqueline fala normalmente e já conversou por telefone com seus familiares que estão no Brasil. Ela é casada com Murilo, atleta da Seleção masculina de volei. Jaqueline não voltará a jogar nestes Jogos Pan-Americanos.

Brasil ganha o jogo mas perde Jaqueline

                                                                                          Foto: Terra

        O Brasil estreou no volei dos Jogos Pan-Americanos com uma vitória difícil sobre a República Dominicana, por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 21/25, 25/16 e 25/20. Mas perdeu uma jogadora importante. A ponteira Jaqueline chocou-se com a líbero Fabi, cabeça contra cabeça, e saiu semi-desmaiada do ginásio para o Hospital San José, causando uma grande preocupação em todos os que assistiam ao jogo. Jaqueline Maria Pereira de Carvalho Endes, 27 anos, pernambucana de Recife, é casada com Murilo, destaque da Seleção masculina do Brasil.
         Jaqueline está sendo submetida a todos os exames necessários e deve se recuperar plenamente. Mas, a princípio, é difícil que ela possa voltar a jogar no Pan 2011. Lesão na cabeça é sempre perigosa. Por volta das duas horas da manhã (de Brasília), ela já havia realizado uma tomografia e estava se submetendo a uma ressonância magnética. Pela manhã, a delegação brasileira deverá emitir um boletim oficial.

Pan 2011 - Quadro de Medalhas

    Até a  meia-noite, o Brasil havia conquistado um total de 7 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara : 1 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze, ocupando a segunda colocação no Geral. Os Estados Unidos lideravam com 7 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze, totalizando 14 medalhas. E o Canadá figurava em terceiro, com 1 de ouro, 1 de prata  e 2 de bronze com total de 4 medalhas.