Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 10 de janeiro de 2016

  Eis o Coxa para o Estadual


 
O Coritiba já está em Foz do Iguaçu (foto) iniciando a sua pré-temporada, visando inicialmente o Campeonato Paranaense.  Serão 14 dias de treinamento, com dois jogos-treino. São 29 jogadores integrando grupo, que ganhou seis reforços: o goleiro Elisson, o lateral Ceará, os volantes Amaral e Fábio Braga e os atacantes Vinicius e Leandro.  Também estão no elenco dois jogadores que estavam emprestados: são os meias Dudu (estava no Criciuma) e Zé Rafael, que defendeu o Londrina em 2015.A concentração em Foz está sendo no Hotel Bourbon.
 
A relação dos coxas:
 
GOLEIROS - Elisson, Rafael Fachin, Rafael Martins e Wilson.
 
LATERAIS - Carlinhos, Ceará, Henrique e Reginaldo.
 
ZAGUEIROS - Juninho, Luccas Claro, Rafael Marques e Walisson Maia.
 
VOLANTES - Amaral, Alan Santos, Cáceres, Fábio Braga, Ícaro e João Paulo.
 
MEIAS - Dudu, Juan, Ruy, Thiago Lopes e Zé Rafael.
 
ATACANTES - Evandro, Guilherme Parede, Kleber, Leandro, Negueba e Vinicius.
 
 
 
Acidente com ônibus
 de Michel Teló mata
  três aqui no Paraná




                              Uma tragédia, aqui perto, na BR-376, próximo ao pedágio de Ortigueira,  a 150 km de Londrina. O ônibus da equipe do cantor Michel Teló, com 25 pessoas dentro, chocou-se com um carro gol, placas de Londrina. Três pessoas que estavam no automóvel morreram. Um casal e uma garota de 15 anos.
 
                             As vítimas são Dirce Bussolin, 61 anos, Aparecido José Bernardes (55) e a jovem que ainda não foi identificada. A pista estava molhada na hora do acidente, por volta do meio-dia deste domingo.
 
Ontem à noite, Michel Teló se apresentou em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
 
                              
 
 E não sobrou ninguém do Paraná


                                    Bem que eu torci, mas não adiantou. O Coritiba também foi eliminado da Copa SP de Juniores. Perdeu nos pênaltis para o Marília, que jogava em casa, ao lado de sua torcida. O jogo terminou empatado em zero a zero.
 
                                      Nas cobranças, Rever e Vitor Carvalho desperdiçaram, e o Coxa acabou excluído do torneio sem sofrer um gol sequer. Fez treze e não levou nenhum. O Coritiba foi o melhor dos paranaenses. Foram três vitórias e um empate. E Gustavo Índio, com sete gols,  continua entre os artilheiros da competição.  Mas vem embora pra casa !
A mudança de Alvaro Dias



 
                        A princípio, me agrada ver o nosso senador Álvaro Dias deixando o PSDB, que nunca "dá bola" pra ele. Sinceramente, não conheço a estrutura nem os métodos de trabalho do Partido Verde, razão porque ainda não sei se é a melhor escolha. Mas sei que esse PSDB é "um saco"
                        E que cada um encha esse "saco" do jeito que quiser !

"São Tite" !


                      É para que o técnico Tite faça milagres que a torcida do Corinthians passou a torcer, depois da saída de Jadson, Renato Augusto, Vagner Love, Ralf e Edu Dracena.  Até porque, Gil, Elias, Cássio e Malcom também podem sair a qualquer momento. O "desmanche" corintiano está sendo total mesmo. Pode ser que uma nova boa equipe seja montada, mas o "time campeão" acabou.
 
                     Afinal de contas, sai toda esta gente e só chega Marlone. O técnico tem que ser um "milagreiro" mesmo. De repente, Alexandre Pato pode passar a ser o "craque do time". Vejam como o futebol dá voltas estranhas.
 
                       É claro que o Corinthians é um grande clube e vai se arrumar. Qual  o bom jogador novo que não gostaria de vestir a camisa alvinegra ?  Mas a curto prazo, o jeito rezar para que o Tite se ilumine e um grande vexame seja evitado no Paulistão.
Confira o Inter pra 2016






              Com quatro reforços, o Inter  está pronto pra começar a temporada 2016.  A última novidade foi apresentada ontem: o meia Marquinhos, ex-Cruzeiro. Ele já treinou sexta-feira (foto) e até marcou um gol. Os outros reforços até agora são Fabinho, Fernando Bob e Paulo Cesar Magalhães.

               O Inter está viajando hoje para os Estados Unidos, onde vai disputar a Florida Cup. A estréia será quarta-feira em Orlando, contra o Bayer Leverkusen, da Alemanha.  Uma semana depois, o  Colorado enfrentará o Fluminense, em Fort Lauderdale. Machucados, Valdívia, Rafaelo Moura e o zagueiro Jackson não vão aos EUA, assim como Nilton, que está suspenso por doping.

               O grupo completo tem 35 jogadores:

GOLEIROS - Alisson, Muriel, Jacsson e Keiller.

LATERAIS - William, Gefferson, Arthur, Kaike e Paulo Cesar Magalhães.

 ZAGUEIROS - Ernando, Alan Costa, Paulão, Rever, Jackson, Rodrigo Moledo e Eduardo.

 VOLANTES - Rodrigo Dourado, Silva, Jair, Nilton, Fernando Bob e Fabinho.

 MEIAS - D'Alessandro, Alex, Anderson, Alisson Farias, Marquinhos e Gustavo Ferrareis.

ATACANTES - Vitinho, Eduardo Sasha, Valdívia, Aylon, Andrigo, Rafael Moura e Bruno Baio.

           Vale observar que o centroavante Rafael Moura está negociando a sua transferência para o Atlético Mineiro. e poderá deixar o Beira-Rio nos próximos dias.

                

   
Briguet na Folha. Muito bom


           A volta de Paulo Briguet à Folha de Londrina foi a primeira notícia boa que eu li hoje cedo. Um dos melhores jornalistas que temos na cidade volta ao lugar certo. Paulo trabalhou na Folha nos anos 90, na época em que eu também estava por lá.
 
           Bom também saber que Briguet vai manter uma coluna diária na Folha, falando de Londrina e do nosso povo. Vai ser sucesso, é claro !

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                                                "  O   U   Ç   A  "

                                                                                           M  A  Y  S  A

                     


                      Registro com muito orgulho a participação do velho e bom amigo Ruy Carneiro (foto) nesta série "Canções que ficam pra sempre".  Além de professor, advogado, jogador de basquete e comentarista esportivo (entre várias outras atividades), Ruy sempre foi um amante da boa música, mantendo um acervo musical considerável. E tem um apurado gosto, como mostra a sua escolha para esta postagem: a canção "OUÇA", um dos maiores sucessos de uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos: a saudosa "MAYSA".
 
                      E o vídeo nos mostra Maysa dirigida por Eurides Ramos, cantando "Ouça" no filme nacional "O Camelô da Rua Larga", de 1958. Maysa era desse jeitinho que se vê no filme. Veja e ouça.
 
Foi a própria Maysa que escreveu esta canção belíssima. Mulher de sentimentos fortes, Maysa estava saindo de um  casamento com o milionário empresário André Matarazzo, que não aceitava mais que ela continuasse sendo cantora,  profissão que não era bem vista naquele tempo (anos 50).
Maysa chegou a mostrar a letra de "Ouça" para o marido, e lhe disse que havia feito a canção pensando nele. Mas o  casamento só durou mais uns poucos meses. E foi então que Maysa lançou "Ouça", num disco 78 rpm, com esta letra fortíssima e apaixonada:
 
 
Ouça, vá viver / A sua vida com outro bem / Hoje, eu já cansei / De pra você não ser ninguém/
 
O passado não foi o bastante / Pra lhe convencer /  Que o futuro seria bem grande / Só eu e você...
 
Quando a lembrança / Com você for morar / E bem baixinho / De saudade você  chorar /
 
Vai lembrar que um dia existiu/ Um alguém que só carinho pediu / E você fez questão de não dar / Fez questão de negar
 


              O disco que apresentou "Ouça", em 1957, foi o segundo álbum de estúdio de Maysa. Depois foi relançado no Japão, pela gravadora Bomba Records Japan.  E uma gravação da Som Livre em 2006 destacou também  a maravilhosa canção.  

 
                                       Maysa Figueira Monjardim foi uma cantora de samba-canção, bossa nova e MPB. Nunca se soube exatamente se ela nasceu em São Paulo ou  no Rio. Cada documento dia uma coisa.  Mas o que é certo é que Maysa morreu num pavoroso acidente automobilístico na ponte Rio/Niterói, no dia 22 de janeiro de 1977. Tinha apenas 40 anos.
                                       
                                        Teve uma vida agitada, com muitas viagens, muitos shows, muitos discos vendidos e muitos amores. O compositor Ronaldo Bôscoli, o empresário espanhol Miguel Azanza, o maestro Julio Medaglia e o ator Carlos Alberto foram alguns destes amores. 





             Além de "Ouça" muitas outras canções foram sucesso na voz de Maysa. Algumas delas:  Meu Mundo Caiu,  Bom Dia Tristeza, Tarde Triste,  Se Todos Fossem Iguais a Você,  Franqueza,  Se Todos Fossem Iguais a Você  e  ainda  Demais  e  Por Causa de Você, composições de Tom Jobim, com quem ela aparece na foto acima.  
 
                        O conhecido Jayme Monjardin, diretor de televisão, teatro e cinema, é filho de Maysa e André Matarazzo. Ele produziu a minissérie "Maysa", que contou a história da grande cantora.



 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Uma mensagem legítima foi o que eu encontrei nesta postagem, feita pela amiga londrinense Lúcia Schmidt na sua página no Facebook