Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vasco segue. Fla e São Paulo estão fora

            Dos três times brasileiros que disputaram vaga esta noite para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana só o Vasco conseguiu sucesso. Flamengo e São Paulo foram derrotados e assim desperdiçarem mais uma chance de conseguir classificação para a Libertadores-2012.
             A tarefa do Vasco foi fácil demais, apesar de ter perdido (3x1) o jogo de ida, em Cochabamba, na Bolívia. Hoje, jogando em casa e contra uma equipe ruim de doer, o time vascaíno humilhou os bolivianos: 8 a 3. Alecsandro (2), Bernardo (2), Alan, Juninho Pernambucano, Leandro e Douglas marcaram os gols brasileiros. Peña, Segovia e Andaveris descontaram para o sofrível Aurora.
              O Flamengo apenas teve sua desclassificação confirmada, porque havia sido goleado no Engenhão, por 4 a 0 e já foi para o Chile derrotado. E o Universidad de Chile não perdoou:  1 a 0, gol marcado por Marcelo Diaz.
               A surpresa maior foi a derrota do São Paulo no Paraguai, por 2 a 0. O Tricolor jogava pelo empate, mas não aguentou a pressão do Libertad. Aquino (de penalti) e Nuñez marcaram os gols do jogo que marcou a estréia do técnico Leão com derrota no São Paulo.;

Cuba começa a ameaçar o Brasil

           Com as decisões do boxe e do judô, Cuba se aproxima do Brasil na briga pelo segundo lugar no Quadro de Medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Os cubanos são muito fortes nestas duas modalidades esportivas e podem ameaçar ainda mais os brasileiros.
           Até às 23 horas, a situação era a seguinte: 1º - ESTADOS UNIDOS - 69 de ouro, 63 de prata e 50 de bronze. Total: 182 medalhas. 2º - BRASIL - 33 de ouro, 21 de prata e 35 de bronze. Total: 89 medalhas. 3º - CUBA - 30 de ouro, 20 de prata e 26 de bronze. Total: 76 medalhas

Maurren Maggi é tricampeã no salto

Maurren Maggi prometeu um salto de mais de 7 metros. Não conseguiu, mas com 6m94 ela conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos pela terceira vez. A norte-americana Shameka Marshal e a colombiana Katherine Ibarguen completaram o pódio.

   ***    Leandro Oliveira também ganhou a medalha de ouro. Ele venceu a prova dos 1.500 metros, superando o equatoriano Byron Piedra, praticamente na chegada.

                                       Maurren Maggi segue sendo uma grande campeã

    ***    Geisa Coutinho fez boa corrida e chegou em terceiro lugar na prova feminina dos 400 metros rasos. Geisa levou a medalha de bronze.

Namorado de Joanna Maranhão é ouro

   O judoca brasileiro Luciano Corrêa (foto) ganhou agora há pouco a medalha de ouro da categoria até 100 KG do judô do Pan 2011. Luciano, que é o namorado da nadadora Joanna Maranhão, derrotou na final o cubano Despaigne, famoso na categoria.
           Outro brasileiro, Rafael Silva, não teve a mesma sorte na decisão da categoria acima de 100 KG, perdendo para o cubano René Brayson e ficando apenas com a Prata.
            E no Feminino, a brasileira Maria Suelen conquistou o bronze na categoria até 78 Kg, ao vencer a norte-americana Molly O'Rourke, por ippon.

                                                        Só Bronze no Boxe

          Já no Boxe, o peso galo brasileiro Robenilson de Jesus, que era favorito, perdeu para o mexicano Oscar Valdez e teve que se contentar com a medalha de Bronze.
           E também é de bronze a medalha conquistada pelo meio-médio ligeiro Everton Lopes, derrotado pelo cubano Roniel Iglezias.

Barra pesada para Ronaldinho

           As torcidas organizadas do Grêmio estão ensaiando durante a semana inteira as vaias para Ronaldinho Gaúcho, no jogo Grêmio x Flamengo, domingo às quatro da tarde no Estádio Olímpico, onde Ronaldinho se consagrou para o futebol.  Podem estar certos de que o Flamengo contratará um monte de seguranças para proteger o jogador no seu retorno a Porto Alegre.
          O côro das torcidas terá como base a música "Vou Festejar" de Beth Carvalho. E o verso preferido será o que diz : "Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão." Todos os torcedores receberão faixas individuais com a palavra "PILANTRA".
          

Vitória difícil na estréia do basquete

         Sem a presença de seus grandes nomes e sem uma preparação mais adequada, o basquete masculino do Brasil teve dificuldades para derrotar o Uruguai, no seu jogo de estréia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, agora há pouco : 80 a 71.
         Marcelinho Huertas, Alex e Tiago Splitter fizeram muita falta, e o time dirigido pelo argentino Ruben Magnano não mostrou aquele volume de jogo praticado recentemente no Pré-Olímpico. E os uruguaios foram pra cima, dificultando ainda mais as coisas. No primeiro tempo, só um ponto de vantagem: 36 a 35. Marcelinho Machado e Guilherme Giovannoni (cestinha com 15 pontos) foram os melhores brasileiros.
          Os próximos jogos serão contra a República Dominicana e os Estados Unidos, que também não estão no México com sua equipe principal. A Argentina, que está na outra chave, perdeu na estréia para o Canadá, por 83 a 79.

Guarani: reação e muitos problemas

           O Guarani de Campinas vive um momento dramático no Brasileiro da Série B, mas fugiu momentaneamente da zona de rebaixamento com a vitória obtida ontem à noite, no "Brinco da Princesa": 3 a 0 sobre o Grêmio Barueri. E foi a torcida bugrina que empurrou a equipe desde o primeiro minuto, gritando incessantemente: "Time de guerreiros, time de guerreiros..."
            A partida foi disputada num clima tenso. Ocorre que os jogadores estão com três meses de salários atrasados e, antes do jogo, o fisicultor Walter Grassmann concedeu uma entrevista polêmica, criticando duramente o presidente Leonel Martins de Oliveira e dizendo-se decepcionado com a direção do clube. Logo surgiu a informação de que Grassmann seria demitido depois do jogo, e a revolta era geral. Foi então que a torcida resolveu se unir e apoiar o time nos 90 minutos. Ontem deu certo mas, se o dinheiro não aparecer, vai ficar difícil evitar o rebaixamento do Guarani.
              Na outra partida de ontem pela Série B, o Criciuma conseguiu um ótimo resultado, empatando em Americana, com o time local, num jogo sem gols. Para o Americana foi um péssimo resultado. Os dois times estão brigando para ficar entre os quatro primeiros  e subir para o Brasileirão.
        

O grande artilheiro está voltando

                                               Leandro Damião em ação, no treino de ontem
      Vai acabar o sossego das defesas que estão enfrentando o Internacional neste Campeonato Brasileiro. Surpreendendo até o departamento médico do Colorado, o centroavante  Leandro Damião voltou aos treinos ontem, com chuva e tudo, e mostrou boa movimentação. Entretanto, para o coordenador de preparação físicado clube, Élio Carravetta, "não pode haver precipitação, e o mais provável é que Damião seja totalmente liberado na próxima semana." Leandro Damião marcou 39 gols nesta temporada.

As vezes, a gente se envergonha do Brasil

          É verdade que a safadeza está espalhada pelo mundo todo, mas certamente ainda existem alguns países habitados por gente séria. E o que deve estar pensando esta gente quando ouve as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014 e fica sabendo que o Ministro dos Esportes e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol podem ser presos a qualquer momento ? Teoricamente seriam os dois homens mais importantes do Brasil no que se refere a organização da Copa.
          O ministro está perdendo a maior chance de ser alguém na vida. Figura inexpressiva até assumir o Ministério dos Esportes, Orlando Silva apareceu como um cara simpático, mais um representante da raça negra se impondo perante todos os brasileiros. Mas, pelo jeito, não aguentou ver tanto dinheiro passando a sua frente. Acabou se atrapalhando todo. Ainda não existem provas completas, mas homem está desmoralizado.
            Já o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é o que se pode chamar de "malandro velho". De seis em seis meses, ele tem que se defender de acusações de todo o tipo. Só que agora, tem bronca pra todo o lado. O bicho realmente vai pegar. Correm processos no Brasil, na Suiça, em Hong Kong e sei lá mais aonde. A Polícia Federal já ouviu seu irmão Guilherme e quer ouvi-lo de qualquer jeito nas próximas horas. Parece que não vai ter pra onde correr.
             

'Seo' Brasil é a força que empurra o Brasil

           Toda a delegação brasileira concorda : 'Seo' Brasil, o pai da lateral-direita da Seleção Feminina, Maurine, é a grande força que está empurrando o time à conquista da medalha de ouro do futebol. O próprio técnico Kleiton Lima disse que "esse triste episódio acabou por fechar ainda mais o grupo. Todas as jogadoras se uniram a dor da Maurine. Estão jogando por ela e pelo 'seo' Brasil."
            Hoje, nas entrevistas, a autora do gol da vitória de ontem sobre o México contou que antes de deixar Porto Alegre, foi visitar o pai no hospital. "Ele me disse para viajar tranquila, e que trouxesse a medalha de ouro pra ele. Se Deus quiser, e com a ajuda das companheiras, vou conseguir pagar esta promessa" - explicou Maurine, misturando choro e sorrisos.

Valdívia é denunciado por fotógrafo

       O jornal paulista "O Dia" contou em sua edição de hoje uma história envolvendo o jogador chileno Valdívia, que teria ameaçado o fotógrafo Grizar Junior e sua família, por ter sido por ele fotografado aos beijos com uma mulher. Valdívia é casado com uma chilena e tentou evitar a sua mulher ficasse sabendo de sua conquista.
        Curioso é que a história não é nova. As fotos foram tiradas em fevereiro, mas o fotógrafo alega que teve que se afastar de São Paulo para fugir das ameaças de Valdívia, e que por esta razão só agora foi a Polícia para denunciar o jogador do Palmeiras. E o píor é que, pelas fotos divulgadas pela UOL, a mulher que Valdívia estava beijando me parece ser uma "baranga de segunda categoria". Não vale uma bronca deste tamanho.
         O que me espanta é que nada tenha sido feito contra a esposa de Valdívia, a chilena Daniela Aranguiz, que postou no seu Twitter que "a maioria das mulheres brasileira é piranha". Não é possível que a classe feminina do País não reaja diante de uma acusação como esta,  feita por uma estrangeira.

Nosso campeonato é uma porcaria

          Se o Corinthians nem conseguiu disputar a Libertadores, porque foi eliminado pelo Deportes Tolima, da Colombia ; se o Vasco levou 3 a 1 de um time boliviano, o tal de Aurora; se o Botafogo foi goleado (4 a 1) pelo Santa Fé, da Colombia; se o Flamento apanha em casa do Universidad de Chile, por 4 a 0; e se esses  times (Vasco, Corinthians, Botafogo e Flamengo) são os quatro melhores do Brasileirão, então o nosso campeonato é uma grande porcaria.
           E não me venham alegar desinteresse, desfalques e outras desculpas mais. O banho de bola que o Botafogo levou ontem do Santa Fé é de envergonhar qualquer brasileiro. E no final do jogo ainda temos que ouvir que os botafoguenses "agora estão tranquilos, porque poderão concentrar suas forças no Brasileirão."
            Os clubes brasileiros sempre tiveram dificuldades para enfrentar equipes da Argentina e do Uruguai, que são realmente forças respeitáveis do futebol mundial. Mas perder para colombianos, chilenos e até para bolivianos é coisa pra time "pé-de-chinelo".