Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

 Seleção ganhou,
   mas continua
 sem credibilidade



                 Dá pra perceber, conversando com qualquer um, que a vitória sobre a Venezuela, ontem à  noite na maravilhosa Fortaleza, não aumentou a confiança popular na nossa Seleção Brasileira. Continua não sendo um time confiável. Pode "pagar um mico" de uma hora pra outra, contra qualquer adversário. Talvez até tivesse pago ontem mesmo, não fosse aquele gol aos 36 segundos.

                  Eu não acho que Dunga seja um mau treinador. Ele tem até uma vantagem sobre os outros, que é a de não estar vinculado a clube nenhum, como Tite,  Mano, Luxemburgo, e todos os demais. Pelo menos, Dunga não tem "amiguinhos" nos times do País. Talvez isso até ocorra porque ele é um incorrigível mal humorado. Enfim, Dunga não tem "rabo preso" e isso é bom.

                   Mas tenho que reconhecer que de vez em quando ele toma certas medidas que não dá pra gente entender. Por exemplo: com tantos problemas no time, pra que arranjar mais um, trocando o goleiro ?  Era hora de fazer uma experiência destas ?  Por sorte, Alisson não comprometeu, mas por que sacar o Jefferson ?

                    Outra: por que Kaká foi convocado para estas duas partidas ? E já que foi, por que ficou quase o tempo todo no banco ? Não consigo entender esta situação.  E coisas assim estão surgindo seguidamente na Seleção do Dunga.

                      Na verdade, todos sabemos que só o Neymar pode melhorar esta Seleção.  Como só o Messi pode consertar a Argentina. Fora disso, tudo será uma sucessão de apostas, que podem dar certo ou não dar. É pura sorte. Não temos mais craques no País.

                      Mas tem coisas que estão muito claras na minha cabeça. Como por exemplo, Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Fabinho, não são jogadores pra Seleção. No Londrina, eles teriam que disputar posição com os 'caras' que atuam por aqui.

                   
               

                 
 
                 Poucos o conhecem "pessoalmente" aqui por nossa região. Mas certamente, por sua linda imagem, ele é um dos animais mais queridos do mundo. É o 27º bichinho a aparecer neste espaço 
                          
                                P A N D A  -   G I G A N T E


 
 
                     O Urso Panda Gigante é considerado uma dos animais mais bonitos que existem . Todo mundo gosta dele. Mesmo assim, corre sério risco de extinção, principalmente em função da devastação das florestas asiáticas e a lenta reprodução do bambu, seu alimento preferido. Só algumas vezes eles pegam um peixe ou um pequeno mamífero.  Existem hoje apenas cerca de 1.000 Pandas no mundo, vivendo em reservas florestais ou cativeiros.
 
 
 
O habitat dos Pandas são as florestas de bambu da região montanhosa do sul da China, em altitudes que vão de 1.500 a 3 mil metros. Pesam até 160 quilos e têm 1,5 metros de comprimento.
Eles não hibernam. Passam o verão nos altos platôs do Tibete oriental, alimentando-se basicamente de folhas tenras e brotos de bambu, que levam a boca com as patas dianteiras.
Mas o Panda também tem um sistema digestivo preparado para o consumo de carne.
 
Eles vivem sozinhos, abrigados em ocos de árvores ou fendas de rochas. Passam o dia sentados por até 14 horas, consumindo 12/14 quilos de folhas e talos de bambu.
Só se reúnem em grupos ocasionalmente, ou no período de fertilidade das fêmeas, que se estende por apenas três dias e ocorre na primavera. A gestação é de 7 a 9 meses e nascem dois filhotes, de 10 centimetros cada, pesando somente 100 gramas 
Não é raro a mãe sufocar o filho por excesso de carinho, ou então esmagá-lo ao adormecer distraidamente sobre ele.
 
 
O nome científico do Panda Gigante é "Ailuropoda melanoleuca".
O PANDA  tornou-se o símbolo das espécies ameaçadas e o emblema da Fundação Mundial de Vida Selvagem.
 
 
 
 
 
  A morte de Miele
 entristece nosso dia



        Fiquei  muito triste, quando tomei conhecimento da morte deste "multi" artista que era Luis Carlos Miele, ocorrida nesta quarta-feira, em São Conrado, Zona Sul do Rio.  Miele morreu em sua residência, vítima de um ataque cardíaco. Ele não deixa filhos, embora ele e sua esposa Anita estivessem juntos por 47 anos. 
 
         Quanta coisa boa esse 'cara' fez na vida. Produtor, ator, diretor e apresentador de teatro, televisão, cinema e shows. Luis Carlos d'Ugo Miele era paulistano e tinha 77 anos. Vai fazer muita falta, podem acreditar.
      "A Estrela Guerreira" ou  "A Rainha do Rodeio" foram apenas alguns dos muitos títulos atribuidos a esta cantora mineira, que é muito querida entre os artistas de todos os gêneros musicais. Uma carreira de mais de 50 anos.    

                                   N A L V A    A G U I A R

                    



                                                    Um dos momentos importantes da carreira de NALVA AGUIAR aconteceu em 1967, quando ela representou Minas Gerais num concurso realizado pela Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Ela fez um enorme sucesso cantando em inglês a famosa canção "JAMBALAYA", que vemos no vídeo acima. Confira.


                                     Nalva de Fátima Aguiar é uma cantora brasileira nascida em Tupaciguara, no Estado de Mina Gerais e que está atualmente com 70 anos.  Foi cinco vezes Rainha da Festa do Peão de Barretos e por três vezes recebeu o título de "Rainha dos Caminhoneiros". Morou no Canadá e nos Estados Unidos e lá ganhou também uma placa de ouro da rádio country norte-americana de Nashiville, no Texas, com os dizeres: "The Queen of Country Music in Brasil". É impressionante o carinho e o respeito que todos os artistas brasileiros tem por ela.

 
O início de carreira foi lá no Triângulo Mineiro. Em 1966 veio para São Paulo, atraída pelos ecos da Jovem Guarda. E dois anos depois já estava trabalhando no cinema, com Renato Aragão, no filme "Adorável Trapalhão".
No início da década de 70, ingressou definitivamente na música sertaneja e country. Seu grande sucesso foi "Tá de mal comigo", que vendeu milhares de discos. Passou a fazer shows por todo o Brasil e até no Exterior.


Compôs músicas de sucesso e fez parceria com nomes famosos, como Teixeirinha, Nhô Pai, Marcelo Costa, Tião Carreiro e Renato Teixeira.
Até hoje, Nalva Aguiar continua sendo considerada "A ALMA SERTANEJA"
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

Uma ótima aula de português que nos deixa esta postagem da amiga professora Maria De Lourdes Zanetti.


 ELIMINATÓRIAS 
 Chile fecha rodada
mostrando eficiência





                 Fechando a rodada desta terça-feira, o Chile goleou o Peru, numa partida de muitos gols: 4 a 3 para os andinos, que já no primeiro tempo venciam por 3 a 2, no Estádio Nacional de Lima. Desta forma, a Seleção Chilena também chegou aos 6 pontos e com o maior número de gols marcados.

                 Alexis Sanchez (2) e Vargas (2) marcaram para o Chile. Farfán (2) e Paolo Guerrero fizeram os três do Peru.  O peruano Cueva foi expulso aos 23 minutos do primeiro tempo.



                          Após duas rodadas, a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas está assim: 1º - Uruguai, Chile e Equador, 6 pontos;  4º - Paraguai, 4 pontos;  5º - Brasil e Colômbia, 3 pontos;  7º - Argentina, 1 ponto;   8º - Venezuela, Perú e Bolívia, com zero ponto.
ELIMINATÓRIAS
Brasil 3 a 1. Agora, é esperar Neymar


 
                 Não foi uma vitória brilhante, mas foi uma vitória. Serviu  para equilibrar as coisas para o Brasil, nestas Eliminatórias: uma derrota e uma vitória. E daqui para a frente, já podemos contar com Neymar. Acho que o mais importante é saber que nosso craque já cumpriu a suspensão devida. E que na próxima ele já volta.
 
               Acho que Neymar ganhou hoje o seu  melhor parceiro: Willian, que fez um gol logo aos 36 segundos e outro aos 41 minutos, estabelecendo o placar do primeiro tempo: 2 a 0. E não me venham dizer que os dois não pode jogar juntos. Depois de Neymar, Willian é o melhor. Então, que joguem os dois.
 
 
              Mas aí, talvez para nos lembrar que esse time não é confiável, a defesa falhou e a Venezuela descontou, aos 19' do segundo tempo. Sufoco ? Nem tanto, porque aos 28 minutos Ricardo Oliveira (de fraca atuação na partida) entrou por trás da zaga e marcou o terceiro do Brasil, fixando o resultado final;  Brasil 3 a 1. E agora é começar a pensar na Argentina, próximo adversário, dia 13 de novembro.