Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O "Bronze" veio no último segundo

      O primeiro dia de disputas do Mundial de Judô não foi o que se poderia chamar de um grande dia. Felipe Kitadai foi eliminado logo na estréia pelo sul-coreano Jin Won Kim e saiu chorando do tatame. E a nossa representante feminina na categoria "Ligeiro" até ganhou as três primeiras lutas, deixando a torcida animada no Maracanãzinho. Mas perdeu a semifinal, para decepção geral. Afinal, Sarah Menezes é uma campeã olímpica e número 1 do ranking.
 
                                    
 
       Mas uma alegria especial estava reservada para o público carioca. Na disputa pela medalha de bronze, no último segundo de sua luta com a sul-coreana Sol Mi Kim, a nossa Sarah Menezes conseguiu um surpreendente ippon, garantindo o terceiro lugar e a medalha de bronze. Carregada pelo mascote do campeonato, finalmente Sarah sorriu, o que não aconteceu durante toda a disputa, nem mesmo após as primeiras vitórias. Acho que a responsabilidade pesou. A piauiense de 24 anos sentiu a responsabilidade de ter que ganhar, porque é uma campeã olímpica. E acabou não levando o ouro.
       Amanhã será disputada a categoria Meio-leve: 52 kg (feminino) e 66kg (masculino). Pelo Brasil vão competir Érika Miranda, Eleudis Valentim, Charles Chibana e Luis Revite.

O adeus ao goleiro Gilmar

 
          Com a bandeira do Corinthians sobre o caixão e muitas flores enviadas pelo Santos, o corpo do goleiro Gilmar foi velado em São Paulo e sepultado no Cemitério do Morumbi, no final da tarde. O goleiro bicampeão mundial seguiu seus companheiros de Seleção, Djalma Santos e De Sordi, e também nos deixou, domingo à tardinha. Muita gente compareceu, e uma sonora salva de palmas fechou a triste cerimônia.

O que o Tubarão vai enfrentar agora

 
 
         Acho que o maior adversário que o Londrina terá nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro será a tradição do Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul.  O Tubarão vai enfrentar um dos clubes mais vitoriosos do interior brasileiro. Se nós aqui em Londrina já comemoramos aquele quarto lugar do Campeonato Brasileiro de 77 e o título da Taça de Prata de 1980, imaginem o orgulho que devem sentir os torcedores do Juventude com os títulos que conseguiram: campeão da Copa da Brasil de 1999, campeão brasileiro da Série B de 1994 e único clube do interior gaúcho a participar de uma Copa Libertadores da América.
  

       Tecnicamente, o Juventude não vive um grande momento. Foi quinto colocado no último Campeonato Gaúcho. Conheço alguns jogadores do elenco alvi-verde. Jardel é um meia-cancha muito bom, o mesmo acontecendo com Itaqui e com o golealor Zulu. Pra mim, são os melhores da equipe. O técnico Lisca, formado nas categorias menores do Inter, tem boa experiência em termos de futebol interiorano.
         Mas a grande arma do Juventude é o Estádio Alfredo Jaconi (foto), inaugurado em 1975. A "papada" (é assim que a torcida do clube é chamada) comparece em massa. Com capacidade para 23.726 torcedores, é um estádio seguro, oferecendo boa segurança para as equipes visitantes. O gramado mede 110m x 70m. O Tubarão já ganhou do Juventude em seu estádio, por 1 a 0, no dia 9 de novembro de 1988, uma noite de quarta-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro. E eu estava lá, comentando a partida para a Rádio Paiquerê.

Semana cheia de atrações

       Entramos hoje numa semana de grandes atrações internacionais no esporte. Se você quiser, poderá passar o dia inteiro a frente da televisão vendo coisa boa. O dia começou com as primeiras lutas válidas pelo Mundial de Judô que está sendo disputado no Maracanãzinho. A categoria "Ligeiro", até 48kg (feminino) e 60kg (masculino) apontará seus campeões ainda nesta segunda-feira.
 

     De cara, as primeiras alegrias com a nossa Sarah Menezes(de branco na foto), que ganhou seus três primeiros combates, dois deles por ippon, e se garantiu na semifinal. E a primeira tristesa, com a derrota de Felipe Kitadai para o sul-coreano Jin Won Kim, por wazari. O resultado da luta (foto abaixo) eliminou o Brasileiro do Mundial.

                                                         
                                                      TENIS E BASQUETE
      Também já começaram as disputa de tenis, pelo Aberto dos Estados Unidos, com uma premiação de mais de R$ 41 milhões. Os brasileiros Belucci e Rogerinho estão na disputa, mas seus primeiros jogos estão sendo disputados em quadras secundárias, que não são mostradas pela TV. Só vão aparecer na telinha se conseguirem algumas vitórias iniciais, o que não é muito provável.
      E para sexta-feira está marcada a abertura da Copa América de Basquete Masculino,que oferece quatro vagas para o Mundial da Espanha, em 2014. A primeira rodada marca Jamaica x Canadá, Argentina x Paraguai, Venezuela x México e o jogo de estréia do Brasil, contra Porto Rico, que começa às 18h30m. A competição será disputada em Caracas, na Venezuela.
       Tem esporte para todos os gostos. Sem falar no futebol, que movimentará nersta semana o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Um bom programa a todos !

E o nosso Basquete perdeu de novo

       É gente, o basquete masculino brasileiro está mal das pernas mesmo. Sem os "mascarados" que jogam na NBA e não atendem as convocações, o time fica realmente muito fraco. Ontem, pela Copa Tuto Marchand, que está sendo disputada em Porto Rico, a equipe dirigida por Ruben Magnano foi derrotada pelos portorriquenhos, por 84 a 81. Jogou menos mal do que havia jogado contra a Argentina, naquela derrota de 90 a 70, mas ainda faltou muita coisa.

                             Nosso Marcelinho Huertas não segurou Arroyo, que fez 26 pontos
        Porto Rico tem bons jogadores, como Balkman, Barea e especialmente o "manjado"Carlos Arroyo, que já jogou num monte de times da NBA. Mas são jogadores já veteranos. Entretanto, os brasileiros não tiveram força para segurá-los.
        Ou Ruben Magnano é realmente um grande mágico do basquete, que está escondendo um trunfo na manga, ou vamos sofrer muito para garantir uma das quatro vagas para o Mundial do ano que vem na Espanha. Tanto assim que já se fala que se o Brasil não se classificar, talvez venha a ser convidado pela FIBA, porque disputou todos os Mundiais realizados até hoje. Será uma vergonha, hein ?