Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 15 de junho de 2016


Quem manda agora é o Tite !

Rogério Micale (ex-Londrina) foi confirmado pela CBF como treinador interino para os Jogos Olímpicos de 2016
     Após um pequeno suspense, na tarde desta quarta-feira (15) foi confirmado o que todos já esperavam. Adenor Bacchi, o Tite, é o novo técnico da Seleção Brasileira.  O anúncio oficial, no entanto, não partiu da CBF. Coube ao presidente do Corínthians, Roberto de Andrade, antecipar a notícia à imprensa. Em coletiva, o mandatário do Timão revelou o acerto do treinador para comandar a seleção nacional.
      Aos 55 anos, o gaúcho de Caxias do Sul substitui Dunga. Tite começou no esporte como jogador, no Caxias. Ele passou também por Esportivo, Portuguesa e Guarani de Campinas, mas encerrou a carreira aos 28 anos, após uma série de lesões nos joelhos.
      Como técnico, iniciou no Guarany de Garibaldi-RS, mas sua primeira conquista foi no Veranópolis, em 1993, quando foi campeão da Segunda Divisão Gaúcha. O caxiense também foi campeão do Gauchão no ano 2000 com o Caxias, último título da primeira divisão do Estado conquistado por uma equipe do interior.

       Tite tem em seu currículo passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, inclusive a dupla Grenal. No Grêmio o técnico foi campeão estadual e da Copa do Brasil, em 2001. No Internacional, conquistou a Copa Sul-Americana, em 2008, e o Gauchão e a Copa Suruga no ano seguinte.
        Um dos momentos mais importantes da carreira como treinador, no entanto, foi no Corínthians. Na primeira passagem pelo clube paulista, ele livrou o Timão do rebaixamento, em 2004. Na sequência, em outros dois momentos, conquistou seis títulos, levando a Fiel à loucura com o bicampeonato brasileiro, além do título inédito da Libertadores da América, em 2012. No mesmo ano, Tite conquistou o mundo.
            O gaúcho nunca escondeu a decepção por ter sido preterido por Dunga em 2014, na Copa do Mundo. Dois anos depois, chegou o momento de Tite, mas não com a pressa que muitos imaginam. Ele assume, sim, a Seleção, mas quem comandará o Brasil nas Olimpíadas é Rogério Micale, ex-goleiro do Londrina e atual  treinador da equipe sub-20, efetivado pela CBF para os Jogos Olímpicos.
             A partir das Olímpíadas, Tite deve continuar a saga do Rio Grande do Sul à frente da Seleção. Mano Menezes, Felipão e Dunga foram os últimos três comandantes na casamata brasileira, todos gaúchos.
SAI UM GAÚCHO E ENTRA OUTRO !

                      Os gaúchos continuam sendo os melhores técnicos de futebol do Brasil. Pela ordem, saiu Mano Meneses, entrou Luis Felipe; saiu Felipão, entrou Dunga; e agora sai Dunga para entrar Tite.
                      Os treinadores argentinos são os melhores da América. E os técnicos gaúchos continuam prevalecendo no Brasil.


A Galinha do Francês
(Agência Estado)
Através de suas redes sociais, Soudée compartilha fotos dos locais por onde passa (Foto: Reprodução Instagram)  (Foto: )
Através de suas redes sociais, Soudée compartilha fotos dos locais por onde passa (Foto: Reprodução Instagram)
Quem você levaria para uma volta ao mundo? O francês Guirec Soudée, de 24 anos, escolheu uma companhia, no mínimo, inusitada: a galinha Monique. A viagem a bordo do barco Yvinec começou em maio de 2014 e a dupla já passou pelas Ilhas Canárias, na África, por Saint Bart, no Caribe e pelo Ártico.

Em entrevista à BBC, o francês revelou ter escolhido a galinha por ser fácil de cuidar e porque ela bota ovos enquanto eles estão no mar. 

Através de suas redes sociais, Soudée compartilha fotos dos locais por onde passa. Ele já possui mais de 14 mil seguidores no Instagram, e as fotos viralizaram na internet desde que a imprensa francesa passou a acompanhar a viagem do homem com a galinha.

Sua página do Facebook já possui mais de 78 mil curtidas. O viajante ainda compartilha vídeos de sua rotina durante a volta ao mundo no Youtube e, em seu site, é possível ter mais detalhes sobre a expedição. 

A VILA DOS ATLETAS,
                   UM OBRA FORMIDÁVEL !



         A Vila dos Atletas foi entregue nesta quarta-feira (15) ao Comitê Rio 2016. Localizado na região Oeste da cidade, próximo ao Parque Olímpico, o empreendimento terá capacidade para receber 17.950 atletas e integrantes de equipe técnica durante os Jogos, em 3604 apartamentos.
      Ao todo são 31 edifícios. Todos têm unidades adaptadas para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade. As portas são mais largas, os chuveiros são mais altos, os corredores mais amplos e os elevadores têm espaço para duas cadeiras de rodas ao mesmo tempo.
        A vila foi incluída na Parceria Público Privada que viabilizou grande parte do Parque Olímpico e, desta forma, não contou com aporte de verba pública.
          "As Olimpíadas servirão de inspiração e de modelo, mostrando que as parcerias público-privadas podem dar certo e podem ajudar o Brasil a recuperar, frente à comunidade internacional, a credibilidade e a sua confiança, fundamentais para a recuperação do país" -  destacou o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.
         Cerca de 18 mil pessoas trabalharam na construção. Foram usados 430 mil metros cúbicos de concreto, equivalente a 215 piscinas olímpicas, e 43 mil toneladas de aço. A infraestrutura inclui ainda 360km de tubulações (água, esgoto e gás), 7,5 km de fios e cabos e 3,8km de ciclovias.
 Minha homenagem a Cleber Toffoli !






Estive agora à tarde no Hospital do Câncer, levando o meu abraço ao amigo de muitos anos, radialista e professor aposentado Cleber Toffoli, ex-vereador (1983-1988), ex-secretário municipal de Educação e Cultura no período de 1989-1991, além de produtor e apresentador há 24 anos do programa de rádio Voz e Viola. Lutando contra a doença há muitos anos, Cleber teve agora extraídas as suas cordas vocais. O amigo Zequinha esteve comigo nesta visita ao Cleber, que permanece internado no HC.
Cleber Toffoli nasceu em Recife (PE) e chegou a Londrina em 1968, em busca do ensino superior. Formou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina em 1971 e em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1974. Neste período também iniciou a carreira de professor do ensino médio, atividade que manteve até 1982.
Foi eleito vereador em Londrina pelo Partido Democrático Social (PDS) para a 9ª Legislatura (1983-1989). Ocupou também o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura no período de 1989 a 1991, e secretário municipal de Cultura de 1991 a 1992. De 1981 a 2003 trabalhou na UEL como professor, tendo também exercido na instituição os cargos de prefeito do Campus Universitário nos anos de 1982 a 1986; diretor da Gráfica e Editora de 1986 a 1990 e e diretor da Rádio Universidade FM de 1994 a 2001.
Apaixonado pela música sertaneja de raiz, realizou em 1990 o 1° Festival Sertanejo de Londrina" com participação das duplas Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho, e o poeta João Pacífico, entre outros grandes nomes da música caipira. E em 1991 fundou a Confraria da Viola, composta por cantores, músicos, produtores musicais e apreciadores da música sertaneja e caipira que se reúnem em jantares e rodas de viola duas vezes por mês. Incentivado pela diretora do Festival Internacional de Londrina FILO, Nitis Jacon e pela diretora da Rádio Universidade FM à época, Maria Rosa Abelin, passou a produzir e apresentar em 1991 o programa de rádio Voz e Viola, inicialmente pela Rádio UEL e desde de 2001 pela emissora Igapó FM de Londrina.
Participando ativamente da vida da cidade, Cleber Toffoli foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Cavaleiros da Paz (1980-1981); presidente do Rotary Club Londrina Cinquentenário (1986-1988); presidente do Conselho Municipal de Cultura (1989-1992); professor e diretor do Instituto Polítécnico de Londrina- IPOLON (1981-1981); e presidente do Conselho Diretor da Fundação de Ensino Técnico de Londrina- FUNTEL (1991-2004). Também foi eleito presidente do Londrina Esporte Clube (LEC) de 1985 a 1989. E no passado foi ainda um atleta amador da cidade. Tive o prazer de tê-lo como primeiro goleiro Monções Esporte Clube, nos áureos tempos do futebol de salão em Londrina
No ano passado, Cleber recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina durante solenidade na Câmara de Vereadores.