Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Maratona foi sucesso

       Apesar de alguns problemas de organização e também de divulgação via internet, a segunda edição da Maratona de Londrina, realizada ontem cedo, alcançou sucesso. Grande movimentação e a presença de 2.700 competidores fez do evento uma festa. Londrina, que anda saudosa de grandes acontecimentos esportivos, vibrou com a prova.
        Marco Antonio Pereira, pernambucano de Garanhuns, foi o vencedor, com o tempo de 2h28m06 para os 42 quilômetros. No feminino, ganhou a romena Cirlan Elena Daniela, com 2h51m51. Foi um percurso muito difícil, com muitas subidas, mas o dia bonito colaborou.
         A cidade precisa de mais eventos como este. O Esporte de Londrina precisa se mexer mais.

Barrichello começa a crescer na Indy

        Aos 40 anos, o piloto brasileiro Rubens Barrichello vai aos poucos de adaptando à Fórmula Indy, para onde migrou no começo do ano, depois de longos anos na Fórmula 1. Neste domingo, obteve o seu melhor resultado na categoria, obtendo a quarta colocação na etapa de Sonoma, a décima-terceira do campeonato. Rubinho largou em 11º, aproveitando-se de algumas relargadas para ganhar posições.


       Com este resultado, Barrichello assumiu a 14ª posição na classificação geral, com 247 pontos. O lider é Will Power, que soma 422 pontos. A próxima etapa da Indy será domingo próximo, em Baltimore. Torço por Rubinho, que é um grande profissional e certamente ainda vai brilhar na Fórmula Indy.

Torta de Limão

         O cão da foto atende pelo nome de Pay de Limón (Torta de Limão) e vive no México. Ele teve suas duas patas dianteiras cortadas por uma gangue de criminosos e foi jogado dentro de uma lata de lixo, na cidade de Fresnillo. Foi encontrado e levado para o abrigo Milagros Caninos, onde recebeu tratamento e agora está se adaptando às próteses. As patas artificiais custaram o equivalente a R$ 12 mil. Aos poucos, Torta de Limão vai se acostumando.

Ronaldinho Gaúcho ainda é craque

      
         Muita gente não gosta dele. No futebol, a rejeição contra os gaúchos sempre é muito grande, especialmente por parte de paulistas e cariocas. Mas Ronaldinho Gaúcho continua sendo um dos melhores jogadores do País e, a continuar assim, a Seleção Brasileira vai precisar dele na Copa das Confederações e no Mundial 1014. Não temos muitos jogadores com este talento.
         O gol que Ronaldinho marcou ontem, contra o Cruzeiro, tem que ser aplaudido de pé. A direção do Galo quer dar um jeito de colocar uma placa no Estádio Independência. Foi mesmo um "gol de placa". Com dribles como este que se vê na foto, ele foi do meio do campo até a  pequena área cruzeirense, de onde tocou com grande lucidez para marcar.

Cruzeiro merecia perder

         Que pena que o Cruzeiro fez aquele gol aos cinquenta e tantos minutos. O Atlético merecia ter ganho. Ou melhor, o Cruzeiro merecia ter perdido, especialmente pelo que sua torcida fez.  Na verdade, a Raposa marcou  um gol e caiu na defesa, tentando garantir a vitória. E fez de tudo para segurar o Galo. O comportamento da torcida cruzeirense (foto) foi vergonhoso. Jogaram tudo para dentro do campo, até relógio e celular. Só quero ver se o Azulão vai ser punido com rigor.


        Dentro do campo também se viu o Cruzeiro apelando. Era puro desespero. Fez o dobro das faltas cometidas pelos atleticanos. Mas acabou sendo beneficiado no final. Se o jogo parou por muitos minutos, foi sempre por culpa dos cruzeirenses. Mas os demasiados acréscimos determinados pela arbitragem só ajudaram os culpados da bagunça.

"Esporte de Mulherzinha ?"

      A amiga e seguidora Panda Lemos, que mora na Carolina do Norte(EUA), postou sua rápida opinião, confirmando a força do futebol feminino por lá. E acrescenta que  "os mais machões até dizem que o futebol é esporte de mulherzinha".


      É mesmo impressionante como as mulheres norte-americanas assimilaram o futebol (soccer), tanto tática como técnicamente.Acabaram de se sagrar campeãs olímpicas (foto). E com muitos méritos, derrotando as japónesas, campeãs mundiais na final.
       Mas tem o seguinte, minha amiga Panda: o futebol masculino por aí também está evoluindo muito. Tanto assim que, cada vez que enfrenta os Estados Unidos, a Seleção Brasileira  sofre pra conseguir uma vantagem. Está cada vez mais difícil ganhar deles.

Fim do 1º turno. Hora de balanço

      O primeiro turno da Série A terminou, mas não terminou, porque ficou um jogo para trás (Galo x Mengo). Coisa de brasileiro mesmo. Entretanto, depois de 19 rodadas, já dá pra gente ter uma idéia do que pode acontecer no restante do certame. É evidente que muita coisa ainda pode acontecer, porém existem constatações que são definitivas. Por exemplo, o Atlético Mineiro é o melhor do campeonato. E o Figueirense, apesar da vitória de ontem sobre o Coritiba, é o pior de todos.

       Um mineiro, um gaúcho e dois cariocas formam o G4. E nenhum paulista. Na verdade, os paulistas últimamente têm falado demais e jogado de menos. O Santos chora porque a CBF convoca o Neymar. O  Corinthians engana num jogo e decepciona no outro. O São Paulo é a mesma coisa, não tem regularidade.  A Portuguesa até que "vai levando", com 22 pontos em 14º. E o Palmeiras é o pior de todos, com uma parcela de culpa de  seus chorões torcedores, que botam a culpa nos árbitros e desculpam os cabeças-de-bagre que vestem a camisa e botam o time na zona de rebaixamento.
        No final do turno, os mais mais cotados para um possível rebaixamento são os quatro últimos (Palmeiras, Atlético Goianense, Sport Recife e Figueirense) e mais Bahia e Coritiba, que cumprem campanhas atrapalhadas. Continuo muito preocupado com a possibilidade do futebol paranaense ficar sem ninguém na elite, no ano que vem. Acho que o sino está tocando: tá na hora de mudar o comando técnico, antes que seja tarde demais.
         
      
    
     

Kleber, defensor das mulheres

      O Grêmio entrou em campo, ontem no Beira Rio, com uma camiseta de apoio a campanha contra a violência às mulheres. Muito bom, muito bonito. Só que, entre os jogadores gremistas, lá estava o Kleber Gladiador, que há pouco tempo foi a abandonado pela esposa, que se cansou de tanto apanhar dele. Ridículo que um cara como ele participe de uma campanha destas. Ele é uma figura pública, todo mundo sabe que cansou de encher sua mulher de porradas.
      Faltou também um pouco de inteligência. Kleber deveria ter ficado no vestiário e entrado um pouco depois, disfarçadamente, como se tivesse se atrasado por qualquer razão. Mas ele não tinha o direito de participar da campanha.