Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Já se fala em mudar a fórmula

      Com o Cruzeiro campeão com grande antecipação, o interesse pelo Campeonato Brasileiro caiu drasticamente. As rendas estão despencando e grande parte da torcida já começou a achar que esta fórmula de disputa por pontos corridos não é tão boa assim para o nosso futebol.
      Todos reconhecem que ela é mais justa, pois o melhor acaba sendo o campeão, mas a ausência de jogos decisivos nas rodadas finais afasta o público, que passou muitos anos vivendo as sempre empolgantes finalíssimas. Muita gente sente saudade delas. E eu também.
        Mas o aumento das críticas veio depois da desconfiança de que o Cruzeiro entregou o jogo para o Vasco. Não quero acreditar que isso realmente tenha acontecido, mas sempre vai ficar esta dúvida.
       Cariocas, paulistas e gaúchos já discutem nos programas de rádio e televisão a possibilidade de uma nova fórmula para o nosso campeonato. E eu arrisco a dizer que, se a situação de agora se repetir em 2014, os tão elogiados "pontos corridos" vão acabar caindo.

Maringá está alcançando Londrina

      Todos os dias eu vejo os programas de TV e leio os jornais da cidade, procurando alguma coisa boa para comentar aqui no Blog. Mas tá difícil. É só notícia ruim, erros de toda a espécie. Por que será que está tão difícil encontrar coisas realmente positivas em Londrina ?
       Hoje, por exemplo, o principal jornal da cidade(a Folha) abriu manchete de primeira página, nos mostrando que já estamos perdendo para Maringá em geração de empregos e em arrecadação de tributos. Uma enorme foto de oito colunas mostra a linda Cidade Canção. E um gráfico nos mostra que, enquanto Londrina arrecada 538 milhões de ICMS, Maringá já ultrapassa os 618 milhões.
 
       E a matéria publicada no caderno de Economia, nos traz números alarmantes. Por exemplo: mesmo tendo uma população 39% maior ( 537.566 por 385.753 maringaenses) Londrina gerou de janeiro de 2010 até outubro último 26% menos vagas de emprego.
         E por aí vai. Em todas as comparações, registra-se uma vantagem de Maringá. Até mesmo quando se compara as duas regiões, é nítida a evolução maringaense. Vale a pena ler toda a matéria assinada pelo jornalista Nelson Bortolin.
          A Folha ouviu o presidente da Acil, Flávio Balan, que usou argumentos duvidosos para explicar a situação, tipo "nossos problemas são maiores, a nível de exigência da comunidade e de espírito crítico. Chega a dizer que "Londrina é melhor e mais estruturada", e que "Maringá é bela e promissora, mas não chegou ao nosso nível".
           Fica claro que, aos poucos vamos entregando a liderança do Norte do Paraná, que sempre foi nossa. Não é de hoje que a gente vem sentindo o avanço dos maringaenses. E o que é pior: quando se mede o nível de criminalidade e insegurança, aí sim nossa cidade apresenta números muito mais expressivos. A situação é mesmo preocupante.

É piada ou é engano ?

      Li no Jornal de Londrina que o Tubarão vai fazer hoje um treino preparatório para o jogo-treino de amanhã, contra o Noroeste de Bauru. Até aí, tudo bem. O que me espantou na notícia foi a informação de que o treino será realizado com portões fechados à imprensa. Só mesmo no esquema da SM Sports se vê um negócio assim.
      Impedir a entrada da imprensa num treinamento preparatório para um jogo-treino. Será que alguém me explica a razão deste absurdo ? Ou será que o JL se enganou ?

Pérolas que o Facebook nos traz


       E o autor desta postagem, o meu sobrinho Davi de Vasconcellos Machado, conhece bem a questão, porque saiu recentemente de sua casa para estudar fora. Já deve ter aprendido a ser feliz sozinho.