Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vasco não terá Juninho Pernambucano

            Cerca de 200 pessoas foram ao Aeroporto Internacional Tom Jobim para recepcionar os jogadores do Vasco que retornaram do Chile, eliminados da Copa Sul-Americana. A torcida trata de apoiar o time, para que uma vitória seja conseguida no clássico de domingo, contra o Flamengo. Se o triunfo for conseguido e o Corinthians perder para o Palmeiras, o Vasco será campeão brasileiro, fechando um grande ano, pois já foi campeão da Copa do Brasil.
              O desfalque vascaíno para domingo será Juninho Pernambucano (suspenso). Mas a torcida não está reclamando muito, porque Juninho (foto), aos 36 anos, tem se mostrado cansado nos últimos jogos, sendo substituido na maioria deles.
               O técnico Cristovão diz que o Vasco jogará no ataque, porque precisa da vitória para "ainda tentar chegar ao título brasileiro."  A escalação oficial será anunciada amanhã.

Corinthians perde Emerson Sheik

            O Corinthians sofreu um sério desfalque para o jogo decisivo com o Palmeiras, domingo no Pacaembu. Emerson Sheik voltou a ser julgado pelo STJD, esta tarde no Rio, e vai ter que cumprir suspensão de um jogo. Ele já havia sido julgado e punido, mas o advogado do Corinthians, João Zanforlin, obteve um efeito suspensivo e o jogador continuou atuando. Agora, nas vésperas da decisão, ele volta a ter seu caso apreciado e é punido.
             Os juizes dizem que Emerson foi julgado com base em "prova de video", já que na partida ele levou apenas cartão amarelo. E os corinthianos alegam que o vascaíno Diego Souza também foi julgado com "prova de video" e foi absolvido. "Só queríamos igualdade" - rebate  o advogado João Zanforlin.
                                                      Emerson Sheik e sua macaca "Cuta"

              Além de Emerson Sheik, outros dois titulares do Corinthians não poderão jogar contra o Palmeiras: Ralf (para mim o melhor dos últimos jogos) e Danilo. Entram Moradei e Alex (que acho bem superior a Danilo). O Timão vai jogar com Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castan e Fábio Santos; Moradei, Paulinho e Alex; Willian, Liedson e Jorge Henrique.

A morte de Gustavo Valezzi

           Gustavo Valezzi era um promissor zagueiro, revelado pelo Marissol em 2007. Veio depois para o Bragantino e em 2009 esteve no Internacional, onde jogou no time B, ao lado de Leandro Damião, Rodrigo Moledo, Juan e outros jogadores que subiram no Colorado Gaúcho.
            De volta ao Bragantino, Gustavo foi supreendido por um câncer que encerrou sua carreira e acabou levando sua vida. Nos últimos meses, já não caminhava. E nos últimos dias, também não falava mais. No domingo último, ele morreu num hospital de São Paulo, aos 22 anos.
            O pior é que familiares de Gustavo Valezzi e dirigentes do Bragantino estão agora brigando. O presidente Marquinhos Chedid afirma que o jogador recebeu todo o apoio do clube, com o que não concordam os parentes de  Gustavo. Eles reclamam que os direitos de imagem não foram pagos, e Chedid alega que "os direitos de imagem não podem ser pagos, porque ele não estava jogando." Não estão respeitando a memória do garoto. Que Deus o tenha.

Leão fica no São Paulo

                    Surpreendente foi o anúncio feito pela diretoria do São Paulo Futebol Clube de que o técnico Emerson Leão renovou seu contrato e fica no Morumbi até dezembro de 2012. Ele havia sido contratado apenas  para cobrir a saída de Adilson Batista até o final do corrente ano.
                    Como os resultados obtidos no campo foram ruins, esperava-se nova troca de treinador no Tricolor. Afinal, em 7 partidas, Leão perdeu quatro, empatou uma e só venceu duas. Realmente uma campanha muito ruim. Mas os dirigentes dizem que "os resultados não foram bons, mas o trabalho feito atingiu os objetivos."

Os vencedores do 53º Troféu Jabuti

                Aos 81 anos, o velho maranhense Ferreira Gullar (foto)  ganhou o Troféu Jabuti pelo Livro do Ano (Ficção), "Em Alguma Parte Alguma". O anúncio foi feito ontem à noite em São Paulo, na entrega dos prêmios do 53º Prêmio Jabuti.
                 Já na categoria Não Ficção, o Livro do Ano é "1822", do maringaense Laurentino Gomes, 56 anos, famoso desde que escreveu o best-seller "1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil".
                  Cada um dos vencedores recebeu o troféu e R$ 30 mil, muito pouco, convenhamos. O jornalista Pedro Bial foi o apresentador da cerimônia. Gullar parecia muito cansado. Mais tarde, quando lhe perguntaram se o prêmio significava um incentivo a prática da literatura, ele sorriu e respondeu: " Um incentivo não. A esta altura da minha vida..."

Polícia recuou a marcação

              Há cerca de um mês, talvez um pouco mais, o Portal Londrix (o meu favorito) me tranquilizou com a notícia da mudança de conduta da Polícia, que prometia marcar os bandidos em cima, no campo do adversário. E tive a sensação de que as coisas estavam melhorando. Me senti mais seguro na cidade. Porém,  de uns dias para cá, o que estou vendo no Londrix está de novo me assustando. É so bronca pra todo o lado. E vejo que a Polícia recuou o time pra seu campo de defesa, está esperando os caras atacarem.
               Esta história que começou com um assalto em Rolândia e terminou com com tiroteio, abalroamento de outros veículos e capotagem em plena Avenida JK é absurda. Não podemos trazer os bandidos para o centro da cidade para então combate-los. A Polícia tem que ir atrás deles, não esperar que eles ataquem.
                Um outro caso ocorrido nas últimas horas: um tal de Dentinho e um tal de Gordinho mataram um usuário de drogas num bairro da cidade. Fazia dias que eles estavam assustando os moradores da região onde ocorreu o assassinato. Ora, se há dias eles estavam agindo, por que não foram presos antes de matar esse coitado desse viciado ? Ou a Polícia volta a marcar no campo deles (como se diz no futebol), ou vai continuar morrendo gente.

Fátima deixa o Jornal Nacional

              Conheci pessoalmente a apresentadora Fátima Bernardes em 1994, durante a Copa nos Estados Unidos. E nunca mais ela deixou de me cumprimentar, quando voltamos a nos ver em outros eventos. "Fala, Londrina" - dizia ela com aquela enorme simpatia que Deus lhe deu. Ela era assim com tudo o mundo. Fazia  questão de ser simpática.
               Já faz tempo que não encontro a Fátima, mas sigo acompanhando sua carreira, ajudando o marido William Bonner a manter o nível do Jornal Nacional da Globo. Pois agora fico sabendo que ela está cansada e vai  deixar a bancada do JN. E já tem até uma substituta: Patrícia Poeta, que atua no "Fantastico".
               Mas ninguém precisa ficar triste, porque Fátima continuará na telinha. Ela terá um programa matinal, cujo esquema deverá ser apresentado na próxima semana pela direção da Globo. Fátima Gomes Bernardes Bonemer, é carioca,  49 anos, e é mãe dos trigêmeos Vinicius, Beatriz e Laura, que nasceram em 1997.  O Jornal Nacional vai sentir falta dela.

Venha João, é mais um dos nossos

             Nada melhor do que abrir o blog de manhã e ver que temos um novo seguidor. E hoje a novidade é a presença do João, que por enquanto não nos forneceu mais detalhes sobre a sua identidade. Mas o que importa é que ele está com a gente. Seja muito bem vindo, João.

Olha o que a Natália Falavigna arranjou

             Só podia acabar assim, com prejuízo para o taekwondo de Londrina. O desserviço prestado por Natália Falavigna à Cidade é enorme. Deu no que deu, a CBTKD mudou tudo e o nosso Fernando Madureira não é mais o técnico da Seleção Brasileira. Foi o que a Natália arranjou com suas críticas aos treinadores que fizeram dela uma grande atleta.
             Ao declarar que "os bons técnicos do País não têm espaço na Seleção" Natália deixou claro que não considera Madureira um bom técnico. E a opinião dela sempre pesa, porque é uma medalhista olímpica e agora ainda "mora no Rio". Menininha mal agradecida.