Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

COPA AMÉRICA
Roubado, eliminado e humilhado !
          De quem é a culpa ?

              Não pensei que, depois de tudo o que eu vivi ao longo dos anos, ainda pudesse me emocionar forte com o futebol. Mas ontem me deu vontade chorar, quando o jogo terminou. A humilhação foi muito grande.  Ver o Brasil cair fora de uma Copa América numa Fase de Grupos foi demais pra gente.



                    Perú, Colômbia, México, México, Equador, Estados Unidos e até Venezuela classificados. E a gente de fora. o Brasil sofreu um impeachment futebolístico. É como se fosse...

                     E a maneira como a derrota aconteceu torna tudo muito mais doído. Quando é que há poucos anos atrás a gente poderia imaginar que a Seleção Brasileira fosse claramente roubada, em benefício de um país que há muito tempo não chega a uma Copa do Mundo. Sejamos sinceros: o Perú é um coitadinho.




                     Esse Ruidiaz, que fez o gol peruano (foto), não conseguiu se firmar nem no Coritiba, pelo qual disputou nove jogos sem conseguir sequer marcar um gol. Mas ontem, quando a bola passou a sua frente, ele meteu o braço e botou ela pra dentro da meta brasileira. 

                     Já o "pipoqueiro" Elias teve uma chance parecida, porém não teve nem coragem pra fazer a mesma coisa que o peruano fez. Elias se enroscou todo, tocou com a coxa na bola e acabou jogando fora o empate e a classificação. 

                       É claro que Dunga tem culpa, até porque é um treinador sem sorte, o que está mais do que provado. Mas ele não deve ser responsabilizado sozinho. Podem colocar qualquer técnico, mas com Alisson, Elias, Renato Augusto, Willian, Gabigol, Jonas, Hulk e outras "feridas" que tem jogado, a Seleção não vai se reabilitar tão cedo. 

                       Antes da Copa América começar, fiz uma brincadeira aqui no Blog, criticando esta Seleção do Dunga e "escalando" a minha formação preferida. Recordem o que escrevi:

"Vi a Seleção Brasileira derrotar o Panamá, ontem à noite nos  EUA, por 2 a 0. E fiquei mais uma vez convencido de que os rumos atuais do futebol nacional não são os mais certos. É claro que os convocados de Dunga são bons jogadores. Mas apenas dois ou três deles me convencem de que são mesmo "jogadores de seleção".

             Sabemos que o Brasil precisa urgentemente de um título, e ganhar esta Copa América seria decisivo para o reerguimento do nosso futebol. Mas não acho que com esse time que derrotou os panamenhos conseguiremos o título. Preferia que a Seleção estivesse formada por jogadores que estamos vendo seguidamente, aqui no Brasileirão. E até "escalei a minha Seleção" para o torneio. Só não achei um bom lateral-esquerdo. Comparem:


SELEÇÃO DO DUNGA:  Alisson; Daniel Alves, Gil, Miranda e Douglas Santos; Luiz Gustavo, Willian, Elias, Renato Augusto e Philippe Coutinho; Jonas. 


 MINHA SELEÇÃO:   Marcelo Grohe; Marcos Rocha, Maicon, Geromel e ? ; Hudson, Bruno Henrique, Ganso, Michel Bastos  e Junior Urso; Grafite.

Acho que eu não estava muito errado não. Escalando estes jogadores que estamos vendo no Brasileirão, Dunga teria conseguido melhores resultados


Bem feito pra nós !

             Duro é para o SPORTV, que montou um baita esquema de 20 dias de muito futebol, com Eurocopa, Copa América Centenário e 'chamadas' para as Olimpíadas.  Depois desta "tamancada" que a Seleção levou, ninguém vai querer saber de esporte por alguns dias.

             E o pior é que vamos ter que aguentar a imprensa voltando a falar de Eduardo Cunha, do impeachment da Dilma, da pouca ação de Temer, da LavaJato e de outras chatices. E tempo frio ainda por cima