Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A bola que atravessou o mundo

          Um garoto japonês de 16 anos, chamado Mitzaki, garante que é o dono da bola de futebol que foi recolhida por um casal que mora nos Estados Unidos, no Estado do Alaska. Por ocasião do tsunami, há um ano, a bola foi levada e ninguém mais soube dela. Agora, ela foi encontrada a beira-mar, no Alaska, a seis mil quilômetros do Japão. Mas o homem que está com ela, garante que vai entregá-la ao japonezinho. Já tem uma emissora de TV disposta a bancar e filmar a histórica devolução. A bola tem o nome do garoto escrito.

Inter perde D'Alessandro

      O Internacional está com um sério problema. O meia argentino D'Alessandro, considerado "o cérebro" do time colorado, está fora dos jogos dos jogos com o Fluminense, pela Libertadores, e também não joga mais neste Campeonato Gaúcho, que no próximo domingo terá um Grenal decisivo pelo segundo turno.
         D'Ale lesionou o músculo anterior da coxa esquerda e ficará em tratamento por três ou quatro semanas. Ele só poderá voltar a jogar no segundo jogo das quartas-de-final da Libertadores, se o Inter passar pelo Fluminense. Jesus Dátolo, outro argentino, deve substituir D'Alessandro na função de armador do time.

****** O Fluminense, ao contrário do Inter, teve hoje uma boa notícia: o atacante Fred está definitivamente liberado pelo departamento médico do clube e deve formar dupla com Rafael Sobis, quarta-feira contra o Colorado Gaúcho. Sobis, que foi revelado e jogou muito tempo no Inter, ocupará o lugar de Wellington Nem, machucado na coxa.

Filho de Leonardo: o último boletim

        Agora no final da tarde, um boletim médico informou a situação do cantor Pedro, filho de Leonardo. A febre provocada pela pneumonia baixou, mas houve piora da função renal.  Ele está sob sedação profunda e ainda em coma induzido. Um novo boletim será expedido amanhã cedo.
          O parceiro de Pedro, seu primo Thiago, filho do saudoso Leandro, está agora no hospital. Ele já visitou Pedro e permanece ao lado da família. Por enquanto, os médicos não querem falar em possíveis sequelas. A idéia é salvar a vida de Pedro.

A Foto do Dia

        A Foto do Dia desta segunda-feira vem da Rússia. Um grupo de cientistas fotografou uma Orca branca adulta, em meio a um grupo com outros 12 animais, durante uma expedição por águas russas. Dizem que esta é a primeira vez que este animal é visto na natureza, já adulto. Uma equipe vai lá novamente, na próxima semana, para observar de perto a Orca albina, que já foi batizada de "Iceberg".

A Musa do Gauchão 2012

              O Santa Cruz não foi bem no Campeonato Gaucho, ficou em 13º lugar. Mas nas passarelas, o clube alvinegro de Santa Cruz do Sul engoliu Grêmio, Inter e os demais clubes do Rio Grande do Sul. Sua representante Luiza Mazzarino, 24 anos, 1m74 e 52 quilos, foi eleita a Musa do Gauchão 2012. E com muitos méritos, como mostra a foto. Luiza tem 90cm de busto, 62cm de cintura e 90cm de quadril. Tá bom ou quer mais ?

O futuro do futebol londrinense

          Ainda bem que existem o Cincão e o Junior Team. Pelo menos o Estádio do Café não vai ficar abandonado, como ocorreu nas outras oportunidades em que o Londrina ficou sem calendário. Vamos ter os jogos da Segundona, o que obriga os responsáveis pelo estádio a mantê-lo em ordem. O mato não toma conta de tudo, como muitas vezes já vimos. Depois, é muito mais difícil para rearrumar tudo.
           O Tubarão só  deve voltar mesmo no ano que vem. Ainda hoje ouvi o Fiori Luis pedindo no microfone da Paiquerê uma mudança total. Muitas outras pessoas também pedem plena reformulação. Mas será que isto vai acontecer ?  Já começo a duvidar.
            Em primeiro lugar porque toda a vez que a torcida e a imprensa pedem uma coisa, o gestor Sergio Malucelli faz exatamente o contrário. Parece que ele tem necessidade de mostrar a toda hora que o dinheiro é seu e que é ele quem manda. Como se alguém estivesse querendo mandar...
             Parece que esta situação vai continuar, pois a cidade inteira quer a saída do técnico Claudio Tencatti mas Malucelli já disse que o técnico vai continuar. Talvez porque seja difícil encontrar um bom treinador que se adapte ao estilo administrativo adotado pela SM Sports.
             A "brincadeira" de mandar um monte de jogadores embora, em plena disputa,  já mostrou seus resultados ontem. O time patinava em campo e não havia opção de mudança no banco. Só mesmo o Tencatti para aceitar um negócio desses. Todo mundo pede a vinda de um homem que saiba contratar jogadores, mas Malucelli mantem o controle de tudo.
              Por falar em controle de tudo, o "desmanche" já começou. O próprio gestor já adiantou que negociou o lateral-esquerdo Wendell. Mas não quis adiantar o nome do clube que está levando o jogador e nem as bases da negociação. Mais uma vez, ele vai fazer tudo do seu jeito, sob a alegação que ele é que paga as contas. Mas não é bem assim. Entrou um bom dinheirinho da cidade através das rendas e da participação de patrocínio. Não acho que a SM Sports tenha gasto tanto quanto muita gente acredita. Lá em Iraty não havia renda, mas aqui há.
               Os londrinenses que pagaram ingressos caros durante uma boa parte do campeonato, certamente têm direito de saber para onde foi o dinheiro. Mas podem apostar que não vai haver nenhuma prestação de contas.
                 E ainda tem quem ache que isso é um clube de futebol. Bons tempos aqueles em que o Londrina vendia o Elber por um milhão e os dirigentes tinham que ficar por muito tempo explicando onde gastaram o dinheiro. Aquele Londrina, amigos, já morreu. O que está aí é um clube de um dono só. Mas, se vocês acham que está bom, que seja.
            

Morreu o ator que se enforcou na "Paixão de Cristo"

        Na Semana Santa, noticiamos aqui que durante uma encenação da "Paixão de Cristo", em Itararé, interior paulista, o ator Tiago Klimeck, que estava interpretando Judas Iscariotes, havia sofrido um acidente ao simular o enforcamento do personagem. Foi na Sexta-feira Santa que o fato ocorreu. Ontem, depois de 17 dias no hospital, Tiago morreu, para desespero de seus familiares e de todos os que acompanharam mo drama.

          Na cena, Tiago pulou de uma cadeira que imitava uma pedra, simulando o enforcamento de Judas. Segundo a polícia Civil de Itararé, o cordão do colete de segurança estaria frouxo e subiu ao pescoço quando ele saltou, asfixiando-o. Só depois de 4 minutos é que as pessoas perceberam que Tiago estava se enforcando de verdade. A esta altura, ele já tinha sofrido lesões no cérebro, causadas pela falta de oxigênio. Desde então, Tiago ficou internado em estado gravíssimo, acabando por falecer neste domingo. Um inquérito foi instaurado e cinco testemunhas já foram ouvidas.

Salve Fernando Cesar, novo seguidor !

       O Blog do Flávio Campos está honrado com o considerável reforço. O amigo Fernando Cesar, um dos grandes narradores do Paraná, é nosso novo seguidor. As boas vindas para esse londrinense radicado em Curitiba, onde se destaca na Rádio Banda B. Para quem não se lembra, Fernando é filho do saudoso Joe Silva que aqui dirigiu a Rádio Clube, destacando-se como um grande nome da radiofonia de Londrina. Joe nos deixou em 2008  e hoje é nome de praça, lá na Capital.
  
      Fernando é um amigo de velhas jornadas. Juntos cobrimos a Copa América de 1987  no Chile, para uma emissora de Curitiba, a Rádio Independência, que fez parceria com a Paiquerê para aquele evento.
      Um  belíssimo profissional. Fico muito feliz com sua chegada, Fernando. Um abração !

Já tem clube dispensando a Série D

    Enquanto o Londrina chora a perda da vaga para a Série D, o Veranópolis, dono de uma das vagas do Rio Grande do Sul para a competição, vai reunir sua diretoria hoje à noite para ver se disputa ou não a Quarta Divisão Brasileira. É que seu presidente Gilberto Generozi decidiu "não comprometer os recursos de 2013 com dívidas de uma eventual participação na Série D deste ano".
     Campeão do Interior Gaúcho, oVeranópolis está disposto a repassar a vaga para o Novo Hamburgo, se não conseguir acertar um bom contrato com as empresas que investem no clube das cinco cores. O VEC é um dos raros pentacolores do futebol brasileiro: Azul, Vermelho, Amarelo, Branco e Verde.
      A ameaça de não disputar o campeonato só vai servir para aumentar o movimento dos presidentes de federações que, liderados pelo gaúcho Francisco Noveletto, pleiteiam junto à CBF a extinção da Série D Nacional. Eles vão se encher da razão, com esta notícia.
       Sou contra a extinção da Série D, mas admito que dela só devem participar clubes que tenham condições financeiras para montar um bom time e arcar com as grandes despesas de viagens.

Agrava-se a situação de Pedro, filho de Leonardo

            É muito grave o quadro de saúde do cantor Pedro Leonardo, filho de Leonardo, que sofreu um acidente automobilístico na sexta-feira, próximo à divisa Minas/Goiás. Às 4 horas da última madrugada, Pedro teve uma parada cardíaca e os médicos tiveram muito trabalho para reverter o quadro em seis minutos. Ele continua na UTI do Instituto Ortopédico de Goiania, mas os médicos estudam a possibilidade de uma remoção para o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.
            Entretanto,  a coordenadora da UTI do hospítal paulista foi levada até Goiania e desaconselhou a viagem, que seria extremamente perigosa para a vida de Pedro, que está com febre de 40°, afetado por uma pneumonia. Ele está deitado sobre um colchão de gelo, para tentar baixar a temperatura. Seu cérebro está muito inchado, o que aumenta a preocupação dos médicos.
             Leonardo está com o filho no hospital.  Pedro Leonardo Dantas da Costa tem 24 anos e canta em dupla com o primo Thiago, que é filho do saudoso Leandro, parceiro de Leonardo falecido há 14 anos. Pedro tem uma filha de um ano, cuja mãe é a arquiteta Thais Gebelein. A situação do jovem cantor é  desesperadora. Que Deus o ajude !