Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Furacão ganhou em Criciúma

       O Atlético Paranaense conseguiu uma grande vitória, agora à noite, estreando na segunda fase da Copa do Brasil. O Furacão derrotou o Criciuma, por 2 a 1, em pleno Estádio Heriberto Hulse, e deu um passo decisivo para ultrapassar mais esta etapa da competição. No jogo da volta, em Curitiba, poderá até perder por 1 a 0, já que o Criciuma terá que ganhar por dois gols de diferença para se classificar.
      Ganhar em Criciuma sempre é muito difícil. Tivemos um primeiro tempo equilibrado, até os 32 minutos, quando o uruguaio Martin Ligüera lançou o equatoriano Guerron, que entrou na área e tocou no canto esquerdo do goleiro Andrey, fazendo 1 a 0.
         Na segunda fase, o Criciúma veio pra cima, atrás do empate. Aos 20 minutos, o gol catarinense, marcado por Zé Carlos, que tirou a bola do goleiro Vinicius com a cabeça,  e empurrou para as redes. Os atleticanos reclamaram muito. O técnico Juan Carrasco mexeu no time e o Furacão se recuperou. Edgar Junio, que acabara de entrar, usou sua velocidade, passou pelo goleiro do Criciuma e fez o segundo gol. Final: Atlético 2 a 1.

Parabéns Tubarão, 56 anos

          Deixo aqui o meu abraço aos dirigentes, torcedores e profissionais do Londrina Esporte Clube. O Tubarão faz 56 anos hoje. Como vem ocorrendo há muitos anos, nenhuma solenidade foi programada para comemorar esta data tão importante. Nem ao menos uma missa em ação de graças pela sobrevivência, ou pedindo dias melhores, parecidos com aqueles que o Alviceleste já viveu até 1995.
           Eu farei a minha parte. Vou a missa daqui a pouco, e aproveitarei para pedir a Deus que ilumine as pessoas que comandam o clube mais tradicional que o futebol de Londrina tem.

Felipe Melo continua o mesmo

              Felipe Melo, aquele mesmo que foi expulso contra a  Holanda, no jogo que eliminou o Brasil na última Copa do Mundo, continua violento. Ele é chamado de "Pittbul" pela torcida do seu time, o Galatasaray, da Turquia. E hoje se envolveu numa briga de vestiário com o companheiro de equipe, Albert Riera, que levou a pior e chegou a ser enviado para o hospital.
                                           Felipe Melo, o"Pitbull do Galatarasay
             Os dois discutiram durante um treinamento e foram mandados pelo técnico Fatih Terim para o vestiário. Lá, eles acabaram saindo no tapa, e Riera deixou o local com o rosto ensanguentado, sendo enviado ao hospital para atendimento.  O Galatasaray é o lider do Campeonato Turco.

As últimas da Copa do Brasil

           Daqui a pouco, o Atlético Paranaense faz seu jogo de ida na segunda fase da Copa do Brasil. Será em Criciuma, contra o time local, e deve ser uma partida muito difícil, a partir das 19h30m. Mais tarde, com início marcado para às 21h50m, jogarão Atlético Goianense x Ponte Preta, no Serra Dourada.
           Nos jogos disputados ontem, um dos destaques foi a vitória do Botafogo sobre o Guarani, em Campinas, por 2 a 1. O Bugre ganhava por 1 a 0, gol de Bruno Mendes, mas o Fogão virou através de Renato e Herrera.
            Em Belém do Pará, antes do jogo Paysandu 2 x Sport Recife 1, assaltaram a bilheteria do estádio e levaram mil ingressos. No jogo, o time pernambucano decepcionou, merecendo a derrota.
             Os outros resultados de ontem foram: Ipatinga 0 x Grêmio 1, ASA 1 x Coritiba 0, Juventude 2 x Portuguesa 0 e Horizonte-CE 1 x Palmeiras 3.O único clçube que conseguiu eliminar o jogo da volta foi o Palmeiras, que venceu no Ceará por dois gols de diferença.

Mais uma visita para Lula

       Cada vez que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva  vai ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para mais uma sessão de fonoaudiologia, surge uma visita. E a visita de hoje pela manhã deixou Lula muito feliz: o corinthiano (como ele) Ronaldo Fenômeno. Durante cerca de 30 minutos, os dois conversaram animadamente.
        Desde que os exames realizados no último dia 28 mostraram que não há mais resquícios de câncer, a animação do ex-presidente cresceu muito. Mas os médicos evitam falar de cura, o que somente poderá ser confirmado em cinco anos.
         Na mensagem de cerca de dois minutos num video que está sendo divulgado, Lula encerra dizendo: "Obrigado, meu Deus, mais uma vez, por atender a esse humilde brasileiro que tanto tem fé. Muito obrigado."

Só faltava mais esta

           Como se já não bastassem os inúmeros problemas técnicos e políticos que vem atrapalhando a preparação para a Copa 2014, surge agora um grupo de sem-teto para invadir os estádios que estão em obras. Ontem, a construção do Itaquerão, em São Paulo, ficou parada por uma hora e meia, porque os manifestantes protestavam contra a falta de moradia e contra o que eles chamam de "crimes da Copa do Mundo". Serão mesmo integrantes do grupo Resistência Urbana ou torcedores que não gostam do Corinthians ?
           Brincadeira a parte, é estranho ouvir que "a maioria das obras da Copa prejudica a população brasileira" - como afirmam estes desocupados que não fazem outra coisa senão criticar tudo o que é feito no País. Se o Brasil tivesse desistido de sediar a Copa 2014, a esta hora eles estariam dizendo que o País tinha perdido a chance de ampliar seus horizontes. Nunca vi um grupo sem-teto ou sem-terra elogiar alguma coisa. Agora, trabalhar que bom, eles não querem.

É a hora do aperto, na Libertadores

        Alguns clubes brasileiros começam a enfrentar sérios problemas para chegar às oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Os resultados de ontem deixaram algumas torcidas assustadas diante da possibilidade de eliminação precoce de seus times. Porém, de modo geral, o futebol brasileiro vai indo bem na competição.
        A situação mais drámatica (praticamente desesperadora) é a do Flamengo, que ontem perdeu um jogo esquisito, lá no Equador (foto). O time vencia por 2 a 1 e, em apenas 8 minutos, deixou o Emelec local marcar dois gols, o último de penalti no derradeiro minuto da partida. Aliás, não chega a ser novidade, porque há poucos dias o Mengo estava ganhando de 3 a 0 do Olímpia e deixou o time do Paraguai chegar aos 3 a 3. 
            O Flamengo tem só 6,1 por cento de classificação, segundo cálculos da UOL. A definição será quinta-feira que vem. Se houver um vencedor no jogo entre Olímpia e Emelec, o Rubronegro não terá mais chance, mesmo que ganhe do Lanús da Argentina, na mesma noite. Para se classificar, o Flamengo precisa derrotar o Lanus e torcer por um empate entre paraguaios e equatorianos. Mas o Olímpia deve ganhar do Emelec e ficar com a segunda vaga, atrás apenas do Lanús. Hoje, o Lanús tem 10 pontos (já classificado), o Olímpia 7, o Emelec 6 e o Flamengo apenas 5 pontos.
           O outro brasileiro que ainda não conseguiu se garantir é o Inter, que ontem não conseguiu derrotar o Santos no Beira-Rio (1 a 1). O Colorado depende muito do resultado do jogo de hoje, entre Juan Aurich (Perú) e The Strongest (Bolívia). O Santos está perto, tem 10 pontos, o Inter 8, o The Strongest 7 e o Juan Aurich nenhum ponto até aqui. Se os bolivianos conseguirem ganhar esta noite no Perú, passarão a frente do Internacional, que sairá da zona de classificação. De qualquer forma, a definição só ocorrerá na última rodada, nos jogos Santos x The Strongest e Juan Aurich x Inter, marcados para o próximo dia 19.
           A situação dos outros três brasileiros é mais tranquila. O Fluminense foi o primeiro a se classificar, não corre nenhum risco. O Vasco tem 98% de chances de classificação, mas se o Nacional-URU vencer o Libertad-PAR hoje, suas chances diminuem um pouco. E o Corinthians está com 99% de possibilidades. Vai pegar os dois piores do grupo (Nacional-PAR e Táchira-VEN) nos últimos jogos.

Por favor, nem pensem em liberar a fera

          O "serial killer" Charles Manson, lider de uma seita religiosa nos Estados Unidos e responsável pelo assassinato da atriz Sharon Tate, em 1969, está tentando de novo conseguir a liberdade condicional. Todo os pedidos anteriores foram negados, o último foi em 2007. Mas, na próxima quarta-feira (dia 11), ele terá uma nova audiência para tentar mais uma vez. Espero que o fato de Manson estar com 77 anos não comova as autoridades. Seria como soltar nas ruas um tigre que está muito velho para trabalhar no circo.

Calma gente, Exposição é festa

         Está começando hoje, num clima de grande festa, a 52ª Expo Londrina. É uma época mágica que Londrina curte todos os anos, em abril. E desta vez começa com a privilegiada Paula Fernandes (foto) fazendo o show de abertura. Digo privilegiada, porque Deus deu muita coisa a esta moça. É bonita, simpática, elegante, corpo de manequim, cara de boneca e canta muito bem. Precisa de mais alguma coisa ?
        Pois vamos curtir a festa com espírito festivo. Com muita calma, com muita alegria.
        Li no Portal Londrix que, antes mesmo da Rural abrir sua portas para o grande momento, já tivemos problemas. Três homens estacionaram seu veículo Gol diante do portão da rua Londrina, próximo ao recinto de shows, na madrugada de ontem. O vigia Elias dos Santos pediu que eles retirassem o carro daquele local. Foi então que um dos ocupantes irritou-se e disparou cinco tiros na direção dele, atingindo Elias no ombro. Uma estupidez que, felizmente, não teve consequências mais trágicas.
         Se você não é chegado ao convívio com muita gente e ao clima de festa, não vá ao Parque !