Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Seleção treina no Horto



                            Os preparativos para o clássico entre Brasil x Argentina, que acontecerá na quinta-feira (10), às 21h45m já começaram. Nesta segunda-feira, a Seleção Brasileira está treinando no Independência, no Horto, visando o grande confronto, válido pela 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Cerca de 9 mil pessoas acompanham o treino dos comandados de Tite no Horto e o clima no local é bem tranquilo.

                       A Seleção chegou por volta das 16horas  na Arena Independência e tinha um grande cerco que afastou os jogadores da torcida. De longe, o público viu, sem muita interação, a chegada da equipe para a atividade no Horto. 
                    Os portões foram abertos às 17h30m e existe uma grande expectativa para ver a Seleção que empolga torcedores de todas as faixas etárias. Nas filas formadas, à espera da abertura, camisas de Cruzeiro e Atlético se misturam, em paz. Mesmo sem nomes como Neymar, Gabriel Jesus, a torcida vai lotar o Independência.
                    Tite, treinador do Brasil, não pode contar com todos os convocados e por isso alguns nomes da Seleção Sub-20 foram chamados para compor o grupo. Entre eles, o zagueiro do Galo, Nathan. Além dele Lucão, João Pedro, Marlon e Henrique Trevisan também estarão entre os "substitutos".
                  Após a atividade, Renato Augusto e Douglas Costa falarão com os jornalistas presentes na Sala de Imprensa do Estádio.

Justiça reabre o "caso Neymar"



                        O juiz José de la Mata aceitou a denúncia contra Neymar, seu pai e sua mãe, Nadine Gonçalves, pouco mais de um mês após o Ministério Público da Espanha solicitar a reabertura do caso - que havia sido arquivado da esfera criminal em julho. Segundo o jornal espanhol "El País", que publicou nesta segunda-feira a decisão da Justiça, a ação, movida pelo grupo DIS, acusa tanto o jogador quanto seus pais de corrupção e fraude fiscal por conta da transferência do Santos para o Barcelona em 2013. 
                    A decisão do juiz espanhol abre caminho para que o jogador seja levado a júri e, segundo a agência "AP", os promotores têm agora 10 dias para formalizar o pedido de julgamento. Além do craque e seu estafe, o atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e seu antecessor Sandro Rosell também serão investigados, bem como o próprio clube catalão.
                   A quarta seção da Audiência Nacional, que solicitou ao juiz José de la Mata a reabertura o caso em setembro, entende que houve crimes de fraude e corrupção entre os envolvidos, o que forçou a reabertura do processo criminalmente. À época, a NN Consultoria, empresa do pai do jogador, se manifestou com um comunicado em que diz que todos continuam "tranquilos porque todos os contratos foram firmados com respeito aos preceitos legais, éticos e morais e com a ciência do Santos Futebol Clube e FC Barcelona". 

                     O site Buzzfeed teve acesso ao despacho do juiz José de la Mata. No documento, o magistrado argumenta que há indícios de que Neymar e sua família tenham praticado corrupção privada ao negociar, em separado, com o Barcelona, em 2011, dois anos antes do fim do contrato com o Santos. O negócio teria sido com empresas do pai do jogador.

                           Na Espanha, corrupção privada é punida com penas que variam de 6 meses a 4 anos de prisão. O delito se caracteriza para quem receber vantagens indevidas na violação da compra de bens ou contratação de serviços profissionais. Autora da ação, o grupo DIS era dono de 40% dos direitos econômicos do ex-jogador do Santos. A empresa se sentiu prejudicada na negociação e recorreu para tentar obter parte do que foi pago. O nome da mãe de Neymar, Nadine Gonçalves, foi incluída devido à participação dela nas empresas do pai do jogador.
                      Enquanto a Justiça da Espanha analisava denúncia contra Neymar por corrupção e fraude fiscal, aceita nesta segunda-feira,  o recurso do Ministério Público Federal de São Paulo, que acusa o jogador de falsidade ideológica e sonegação, foi finalmente enviado ao Tribunal Regional Federal para ser julgado em segunda instância.
                   O atleta, assim como seu pai, Neymar da Silva Santos, o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, e o atual, Josep Maria Bartomeu, foram denunciados em janeiro, mas a ação foi rejeitada. O MPF recorreu em fevereiro, mas só no final de outubro os trâmites se encerraram para que o caso possa ser apreciado no Tribunal.

E Gabigol, quando vai jogar ?



         Já faz quase dois meses que o centroavante Gabigol chegou a Inter de Milão, e até agora nada. Cinco jogos só sentado no banco. Jogou até agora 20 minutos. Para um jogador que custou cerca de R$ 105 milhões, é mesmo um absurdo.
    
         Para o zagueiro Miranda, capitão da Seleção Brasileira, o dificuldade maior de Gabigol tem sido a falta de adaptação à parte tática.  Particularmente, acho que ele é mais uma "mentira" do atual futebol brasileiro.



Hillary ou Trump ?



               A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump realizam uma maratona nesta segunda-feira (7), na tentativa de ganhar os votos dos indecisos na corrida à Casa Branca na véspera da votação. As agendas estão concentradas naqueles estados onde as pesquisas indicam que a disputa está mais acirrada.

            O milionário Donald Trump chegou nesta manhã à Florida, estado importante na disputa, onde os dois candidatos estão empatados. Do lado democrata, Obama também terá agenda de campanha na Flórida para apoiar Hillary.

                  Trump seguirá então para a Carolina do Norte, Pennsylvania e New Hampshire, segundo a diretora de campanha, Kellyanne Conway, citada pela agência Associated Press. Os estados são considerados fundamentais para conseguir a vitória nesta terça-feira (8).

                               
 
Pesquisas

Uma pesquisa ABC News/Washington Post divulgada nesta segunda-feira mostra a candidata democrata com uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre Donald Trump, segundo a Reuters.
                             Nessa pesquisa com 1.763 possíveis eleitores norte-americanos, 47% disseram apoiar Hillary e 43% apoiar Trump. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
                             O levantamento da CBS News, divulgado nesta segunda, também dá 4 pontos percentuais de vantagem para Hillary. Ela tem 45% contra 41% do candidato republicano, segundo a Reuters. A pesquisa entrevistou 1.753 adultos norte-americanos, entre 2 e 6 de novembro, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.
                           No domingo, uma pesquisa realizada pela rede NBC e pelo "Wall Street Journal", atribuiu à Hillary uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre Trump (44% e 40%), em uma consulta que incluiu os outros dois candidatos minoritários na disputa, segundo a France Presse.

                         Para além da diferença entre os dois candidatos nas pesquisas de opinião, o sistema eleitoral americano prevê, na prática, que os eleitores elejam seus representantes. Esses de fato têm direito de voto no Colégio Eleitoral. Para se eleger, Trump ou Hillary precisam de 270 dos 538 votos para alcançar a presidência.
                         Além disso, na maioria dos estados o vencedor leva todos os votos. Por isso a disputa em alguns deles, como a Flórida, que atribui 29 votos, é encarada como fundamental.
A tensão neste segmento final da campanha se tornou evidente na noite de sábado, quando foi registrada uma confusão em um ato de campanha de Trump e o candidato foi retirado rapidamente do palco por agentes do Serviço Secreto.

O incidente ocorreu quando um homem com um cartaz que dizia "Republicanos contra Trump" foi agredido por seguidores do candidato. O homem foi detido e posteriormente liberado, ao ser constatado que não portava nenhuma arma de fogo, segundo a France Presse.
No entanto, um dos filhos de Trump mencionou na rede social Twitter que seu pai havia sido alvo de uma "tentativa de assassinato".