Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

      O melhor programa do sábado será sem dúvida a festa dos espanhóis, na decisão desta Liga do Velho Mundo.  Vai ser um jogão, não tenho dúvidas.  Todos sabem que não sou fanático pelo futebol europeu,  mas não dá para passar por cima desta decisão.  Vale como uma autêntica preliminar da Copa do Mundo.

Olha a "Turma do Bourbon" aí de novo

     É nos momentos difíceis que a gente comprova a abnegação de algumas pessoas. E o exemplo está no que vem ocorrendo no Estádio do Café.  Eu não sei se vai dar resultado, porque o estado do gramado é lamentável, mas de qualquer forma é extremamente louvável o que um pequeno grupo de desportistas está fazendo, para tentar salvar o campo que, um dia, já foi comparado aos melhores do Brasil.
      Na verdade, mais uma vez aparece a chamada "Turma do Bourbon" para ajudar o futebol de Londrina. Roberto Vezozzo, Moaci Mendes Leite, Braulino Bueno, Celso Marconi, Hamilton Nassif e no máximo mais dois o três desportistas estão liderando o grupo que realiza um carinhoso trabalho para tentar salvar o gramado. Canequinha por canequinha, como diz o Jornal de Londrina, três caminhões de terra estão sendo espalhados pelo gramado. Em seguida virá um adubo foliar adequadamente preparado.
       A nossa torcida é para que todo este esforço seja recompensado pela recuperação total do gramado.   Mas mesmo que isto não ocorra, não como deixar de aplaudir estes abnegados.

Morreu Joel, da Seleção e do Londrina

      O tricampeão mundial de 70, Joel Camargo, está sendo sepultado agora à tarde, em Santos. O famoso zagueiro que brilhou no Peixe (foto), integrou a Seleção de 70 e depois ainda jogou Londrina, morreu de insuficiência renal na Santa Casa santista, aos 67 anos.

       O "açucareiro", como era chamado por seu jeito de jogar, com os braços abertos, jogou 27 partidas pela Seleção e 309 pelo Santos, ao lado de craques como Lima, Zito, Geraldino, Mauro, Laércio, Peixinho, Mengálvio, Toninho, Pelé e Pepe, como se vê na foto acima.   Mas ainda teve tempo de passar por aqui e atuar pelo Londrina, por um curto espaço de tempo. Era um grande jogador. E mostrou isso inclusive na França, defendendo o Paris Saint-Germain.
        Ainda me lembro da passagem de Joel por Londrina, em 1972, onde ele aparece na foto abaixo (à direita), ao lado de Laurício, que tinha vindo do Inter, e Zé Pulula. Se aposentou precocemente, aos 26 anos e, agora, nos deixa também de maneira precoce. Que descanse em paz !

Gareca surpreende na apresentação

     O técnico Ricardo Gareca  foi apresentado hoje no Palmeiras, e surpreendeu pela humildade, o que não é muito comum, em se tratando de argentinos.  Quando todos esperavam que ele chegasse prometendo montar um Palmeiras forte, ele preferiu declarações caracterizadas pela modéstia.
     "Não vou fazer o Palmeiras se adaptar a mim. Eu é que vou me adaptar a ele. A história do Palmeiras é muito maior do que a minha história"- disse Gareca, negando ao mesmo tempo que por superstição não gostasse da cor verde, como afirmou o jornal Olé, lá em Buenos Aires.
 
      Outra declaração surpreendente de Gareca, é que  ele se inspira em treinadores brasileiros, como Felipão, Luxemburgo, Murici, Tite: "Eu me espelho no trabalho vitorioso deles. O futebol brasileiro está um patamar acima" - complementou.  Acho até que que o pessoal lá da Argentina não vai gostar muito de saber que Gareca disse aqui que o futebol brasileiro está um patamar acima.
      
       Gostei de tudo isso. O Palmeiras estava mesmo precisando de um cara consciente e humilde. Tem muita gente arrogante por lá, precisando se dar conta de que o clube está lá embaixo e precisa de pessoas simples.  Vou torcer pelo Gareca. Quem sabe ele  arruma esse Verdão, que há muito tempo virou Verdinho.

Mas os problemas começam agora

         Repito que gostei do comportamento de Ricardo Gareca na apresentação de hoje. Mas talvez ele ainda não saiba que está lidando com um grupo de italianos "mão de vaca", que falam muito mas, na hora de botar a mão no bolso, se apagam.
          Pra começar, Gareca vai ganhar pouco, cerca de R$ 200 mil. E só começará a trabalhar durante a Copa do Mundo, quando terá um mês para montar o seu time. Está tudo certo com ele, mas os problemas começam agora. Gareca indicou alguns jogadores do Velez.  Os  palmeirenses gostaram, porque sabem que o Velez está "quebradão" nas finanças. Mas os dirigentes já caíram do cavalo, porque os platinos pediram R$ 7,5 milhões pelo ótimo atacante Lucas Pratto (foto)


         Sempre sem dinheiro ( ou com medo de gastar), o pessoal do Palmeiras já "baixou a bola" e agora vai tentar trazer um jogador que está em fim de contrato com o Velez, o bom zagueiro Fernando Tobio. A esperança é de que ele seja mais barato. Mas também não será fácil.  Na verdade, essa turma que dirige o Verdão é mesmo "bola murcha". 
           Mas tem uma coisa: se não derem bons reforços ao Ricardo Gareca, eu não sei se ele assume mesmo o time palmeirense.  Pegar com esse elenco fraco e ainda ter que aguentar o "mala" do Valdívia é loucura pura.

    Segundo o Nelson Capucho, que postou este teste no Face, ele serve para saber se você está sóbrio. Se perceber algo em movimento, não está.   Muito bom, amigo Capucho