Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Tubarão foi mal, mas não perdeu

          O pessoal da imprensa que foi a Penápolis voltou reclamando da qualidade do futebol apresentado pelo Londrina, em mais um amistoso com o Penepolense. Mas o empate de 1 a 1 não foi um mau resultado, pois o Tubarão jogou fora de casa e contra uma equipe que vai disputar o Paulistão.
           O Penapolense saiu na frente, com gol marcado por Guaru, no começo do segundo tempo. Mas o Londrina empatou a dois minutos do final do amistoso, através de Joel. A intenção da SM Esportes é promover o último jogo preparatório para o Paranaense 2014, domingo próximo em Londrina. Mas nãpo está fácil achar adversário.

Semana começa com tristeza

 
      A notícia triste do dia é a do falecimento da querida amiga Sheila Navega Prata, esposa do reporter Tatinha. Estou seguindo agora para o velório e o sepultamento, no Cemitério Parque das Oliveiras. Já havia manifestado a minha preocupação, em comentário postado ontem, porque Sheila estava sofrendo muito. Ela morreu por volta das três horas da madrugada.  Sheila comandava a empresa Navega Tur e faleceu aos 68 anos. Vamos lá abraçar o Tatinha e sua querida família.

Vem aí a primeira grande atração



      Daqui a um mês, mais precisamente no dia 7 de fevereiro, começam os Jogos Olímpicos de Inverno, a primeira grande atração esportiva internacional de 2014. O palco será Sóchi, uma cidade de porte médio, localizada em Krasnodar, Sudoeste da Rússia, e que tem menos de 400 mil habitantes.
       Pela primera vez, as Olimpíadas de Inverno serão realizadas numa cidade de clima mais ameno. Em Sóchi, raramente a temperatura baixa de zero grau. E no verão, faz de 26 a 32° atraindo milhares de russos em férias. Com suas praias, seu porto de mar  e suas montanhas, Sóchi é chamada de "cidade-resort". É óbvio que os Jogos serão disputados em pleno inverno. Mesmo assim, há que diga que "vai faltar gelo para que o sucesso total seja alcançado".
 

         Mas a preocupação do governo russo é bem outra. O  presidente Vladimir Putin teme pela segurança, em função da agitação causada por terroristas, que promoveram dois atentados na cidade de Volgogrado. No último deles, morreram 17 pessoas. O que se comenta é que extremistas islâmicos ativos na região prometeram estragar os Jogos Olímpicos, utilizados por Putin para "mostrar a nova cara da Rússia ao mundo."
          O Sport TV comprou os direitos e vai mostrar as Olimpíadas ao Brasil e Portugal, o que nos garante a oportunidade de assistir a grandes competições, inclusive com participação brasileira, ainda que seja com equipes pequenas e sem ambição de obter grandes resultados
           Pra mim, os Jogos proporcionarão a chance de rever algunes esportes fantásticos, como o Curling, do qual sou admirador, e das provas de patinação, hoquei no gelo e saltos de esqui. Além disto, o Brasil está tentando vaga nas competições de bobsled. A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) comprou inclusive três trenós (foto abaixo) para participar do evento.
          
 
 

Os outros grandes eventos do ano

                Após os Jogos Olímpicos de Inverno, programados para fevereiro (de 7 a 23) na Rússia, a próxima grande atração internacional serão os X Jogos Sul-Americanos, no Chile, de 7 a 18 de março, com disputas nos principais esportes e participação de 14 países da América Latina, entre os quais o Brasil.
                Em abril, o destaque será o Pan-Americano de judô, em Guaiaquil, no Equador. Já em maio teremos a Liga Mundial de Vôlei Masculino e o Torneio de Roland Garros de Tenis. No mês de junho, o grande destaque será a Copa do Mundo de Futebol, aqui no Brasil, e o Torneio de Wimbledon de Tenis, em Londres.
                Outra competição super-importante serão os Jogos Olímpicos da Juventude, marcados para Nanjing, na China, de 16 a 28 de agosto. E no final do mesmo mês começa a Copa do Mundo Masculina de Basquete, programada para a Espanha, que vai até 14 de setembro. O Mundial Feminino, com presença brasileira, será realizado de 27 de setembro a 5 de outubro, na Turquia.
                Os dois Mundiais de vôlei (masculino e feminino) estão marcados para setembro. O certame masculino será na Polônia, entre os dias 3 e 21. E as disputas femininas acontecerão na Itália, de 23 de setembro a 12 de outubro.
                Além destes esportes, teremos muitos certames de futebol, como os Estaduais, Brasileiro, Libertadores, Liga Sul-Americana e Mundial de Clubes, preenchendo o ano todo. Tudo com a televisão mostrando. 
                

Pérolas que o Facebook nos traz

 
      Muito boa esta postagem do amigo Marcio Garcia. Não consigo passar um dia inteiro sem ouvir um pouco de música. Mesmo que seja pelo rádio ou pela televisão, rapidamente.