Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

E o Palmeiras, quem diria, hein ?

     Depois de passar por inúmeros vexames, como cair para a Segundona Nacional e levar seis do Mirassol, o Palmeiras realizou uma proeza, derrotando o forte Libertad por 1 a 0 e garantindo classificação antecipada para as oitavas da Libertadores.
 
                           
 
      Depois daquela goleada em Mirassol, parece que o time tomou vergonha na cara. Gilson Kleina mudou as coisas, parou de se preocupar com Valdívia, que só vive machucado, e o time começou a ganhar. E realmente está até jogando melhor, embora não seja nada de excecpional.  Mas está com raça, sem frescura e até já fez as pazes com a torcida. Ontem, haviam mais de 35 mil palmeirenses no Pacaembu.  Charles (foto), o heroi do gol, não dormiu até agora.

Mineiro valente taí, sô !

    Quando vi as fotos, me lembrei imediatamente do filme "Uma história real", de David Lynch, no qual um idoso faz uma viagem pelos Estados Unidos pilotando um cortador de grama. Um filme fantástico, por sinal.   Mas esta história aconteceu aqui no Brasil e é mesmo real.
 
                     
 
      O idoso Pedro Pelegrino, que mora na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, foi fotografado viajando numa cadeira de rodas motorizada, numa estrada entre a sua cidade e Cordislândia, ainda em MG. O video do G1 mostra que o velhinho é valente mesmo, pois anda entre os caminhões pesados que rodam por lá. E o mais importante: seo Pedro tem 93 anos.
       Mas o mais curioso é que, segundo a Polícia Rodoviária Estadual de Varginha, lá em Minas, não existe uma legislação específica que regulamente ouso de cadeiras motorizadas em rodovias. Como é que faz, então ?  Deixa o seo Pedro Pelegrino rodar por aí ?

A Foto do Dia



     O que é isto ? Um ônibus saindo pela janela ?  Na verdade foi mais a acidente estranho, desta vez ocorrido no centro de Manaus, por volta das onze da manhã desta sexta-feira. O local funciona como garagem de ônibus e lavagem de carros. E foi aí que o lavador, ao tentar fazer uma manobra,  provocou o acidente. O ônibus só não caiu na rua porque ficou preso no concreto.  Mas causou um grande susto. Por sorte, ninguém ficou ferido. É a nossa Foto do Dia.

Vejam como estamos por baixo

       O Brasil caiu mais uma posição e é agora apenas o 19º do ranking da Fifa. A julgar por aí, nossa Seleção é uma das piores da Copa das Confederações que vem por aí. Dos oito participantes, só três estão atrás de nós. Dá para acreditar num negócio deste ?
        Somente o Japão, a Nigéria e o Taiti estão piores do que nós no ranking. Os outros quatro participantes desta Copa são superiores ao Brasil. A Espanha é a primeira do ranking, a Itália é a quinta, o México é o décimo-quarto e o Uruguai o décimo-sétimo.
         Como estamos em 19º, ficam abaixo de nós apenas o Japão (29º), a Nigéria (31º) e o modestíssimo Taiti, 134º do mundo. Do jeito que vai, daqui a pouco os japoneses nos alcançam .
         

Como é que pode dar certo ?

        Durante a visita que fez às obras do estádio Itaquerão, em São Paulo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, evitou fazer comentários sobre a situação do presidente da CBF José Maria Marin e as eleições da entidade. "Gostaria de ter mais influência na CBF, mas não tenho nem voto nesta eleição. Portanto, qualquer coisa que eu disser sobre o assunto seria uma inconsequência" - disse Aldo Rebelo.
         Mas o relacionamento entre Rebelo e Marin continua sendo apenas formal. Está assim desde que o presidente da CBF fez críticas duras ao trabalho do ministro. E Rebelo também já disse que "a presidente Dilma não vai interferir nas eleições da CBF." Aparentemente, o ministro apoia a candidatura de Andrés Sanchez.
         Mas o que eu pergunto é como é que a organização de uma Copa do Mundo pode dar certo, se o presidente da entidade que dirige o futebol e o ministro dos esportes não se relacionam bem ?
          Cada vez tenho mais medo desta Copa do Mundo.

Londrina tem chance de ser sub-sede

           Parece que a CBF está mesmo interessada em indicar Londrina para ser uma sub-sede na Copa 2014. O prefeito Alexandre Kireeff esteve no Rio anteontem, reafirmando o interesse da cidade pelo evento. E, ontem, o Ministério da Saúde já solicitou a Prefeitura Londrinense um relatório sobre a capacidade de atendimento médico, alimentação e vigilância sanitáris da cidade, com vistas à sua eventual escolha para ser mesmo uma das sub-sedes da Copa.  Isso prova que o interesse por Londrina é real.
            Já externei aqui a minha opinião. Continuo achando que não será fácil garantir a condição de sub-sede, porque os organizadores da competição vão fazer muitas exigências, e ontem mais uma vez o prefeito Kireeff deixou claro que "o Município está em busca de receitas e não de maiores despesas".   De qualquer forma, a possibilidade de que a Copa 2014 chegue até aqui realmente existe.

Paraná joga mal, mas traz bom empate

        . Mais um clube paranaense estreou com um bom resultado na Copa do Brasil. Depois de Cianorte e Arapongas começarem com vitórias sobre Barueri e São Caetano, ontem foi a vez do Paraná Clube debutar na competição, jogando no Estádio 1º de Maio, no ABC Paulista, contra o São Bernardo. E o empate de 1 a 1 deixou a equipe paranaense muito perto da vaga para a próxima fase do torneio, pois no jogo da volta poderá até empatar sem gols na Vila Capanema para se classificar.
                                  
Mas, na verdade, o Paraná Clube fez uma partida ruim, levando sorte para alcançar o empate já nos acréscimos do jogo. Mesmo poupando seus titulares para o Paulistão, o São Bernardo dominou as ações e fez 1 a 0 no primeiro tempo, gol marcado por Bruno Gonçalves. A igualdade só veio no fim, numa falta muito bem cobrada por Rubinho. O segundo jogo será no dia 25 próximo, em Curitiba

A chance para você conhecer o rúgbi

        Coisa boa foi ver no Jornal de Londrina, edição de hoje, uma matéria de praticamente página inteira sobre o rúgbi em Londrina. O texto é assinado pelo amigo Marcos Cesar Gouvea, que nos dá um panorama de como andam as coisas na modalidade.  Acho até que vou ao Aterro do Lago Igapó II, amanhã às 15 horas, para ver esse time do Londrina Rugby Club, que tenta uma vaga nas semifinais do Campeonato Paranaense.
 
                              
 
        Não sou um expert sobre o assunto, mas penso que o rúgbi já deveria ter crescido por aqui, como subiu em muitos outros lugares. É um esporte dinâmico e de muito confronto físico. Tudo bem a gosto dos brasileiros.  Logo, não há como não fazer sucesso. Só é preciso que mais gente dê esta força que o amigo Marron está dando no JL.

Pérolas que o Facebook nos traz


       A postagem no Facebook é do primo Apodi Dourado, lá de Pelotas, que nos mostra uma versão daquilo que os ingleses falam para o nosso Gauchês, a língua dos Pampas.