Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sai Leandro Damião e entra Jô

       Não muda nada na escalação oficial, porque Felipão está "apaixonado" por Fred e já disse que ele será o centroavante do Brasil, domingo contra a França e nos jogos da Copa das Confederações. Entretanto, a relação dos jogadores será oficialmente alterada, porque Leandro Damião(foto)  não passou no exame realizado hoje, já em Porto Alegre. Ele está com uma lesão muscular na coxa direita e terá que ficar sem qualquer atividade, por três semanas.


       Com Damião cortado, foi efetivada a inclusão de Jô, que está vivendo um ótimo momento no Atlético Mineiro. No Brasileirão, Jô tem jogado muito mais do que o camisa 9 do Inter, que vinha inclusive apresentando um certo mal-humor, algo que nunca havia sido observado antes no seu comportamento.
       Uma coisa eu digo pra vocês: pode ser que ele não tenha tanta sorte pra marcar gols, mas Jô é muito melhor do que Fred

O Taiti já chegou

         Eles vieram só passear, porque não têm a menor chance de brilhar na Copa das Confederações, mas os jogadores da Seleção do Taiti chegaram mais cedo e já estão até treinando em Belo Horizonte, no Centro de Treinamento Lanna Drumond, que pertence ao América Mineiro.
         
         
           A chegada da delegação ocorreu na última madrugada, com desembarque em Confins, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Com suas camisas coloridas e muita simpatia, os jogadores foram levados para a região da Pampulha, onde ficarão concentrados até o jogo de estréia, que será no dia 17, contra a Nigéria, no Mineirão. Cada um carregava a sua mochila. "Bem igualzinho" aos nossos folgados craques brasileiros.
           Os taitianos estavam desde o dia 28 de maio treinando no Chile. Vejam a fragilidade da equipe: levou 7 a 0 da Seleção Chilena Sub-20. Mas animação eles têm de sobra, como mostrou o atacante Chong Hue: "Vai ser um sonho enfrentar as melhores equipes do mundo"- disse ele. 

A liderança do Coritiba

        O que eu escrevi ontem à tarde, acabou se confirmando horas mais tarde, com a vitória do Coritiba e a sua chegada à liderança provisória do Brasileirão. O Fluminense foi mais um time que perdeu neste campeonato, que agora só tem dois invictos: Grêmio e Coritiba. É mesmo um campeonato de malucos, com uma surpresa atrás da outra. Não é a toa que em quatro rodadas já cairam quatro técnicos.  E tem pelo menos mais uns três prontinhos pra cair também.
        O Brasileirão desta temporada está parecido com o de 1985, que teve nos quatro primeiros postos Coritiba(campeão), Bangu, Brasil de Pelotas e Atlético Mineiro. Acho que poderemos ter algo parecido na atual temporada.


         Mas o jogo de ontem foi muito bom. O Coxa começou com tudo, fez um zero (gol de Robinho) mas inexplicavelmente recuou. E o Flu logo empatou, com Carlinhos de cabeça. E o Tricolor ficou melhor em campo até quase ao final da partida, quando Alex acertou uma bomba de fora da área, marcou o seu 400º gol e botou o Coxa na ponta do campeonato.
         É aquilo que tem sido colocado, não adianta ter mais posse de bola ou dominar o jogo. Tem que ter é um cara pra botar a bola pra dentro. E esse Alex fica iluminado quando veste a camisa do Coritiba.  Em compensação, há muito tempo eu não via um centroavante jogar tão mal como jogou o Deivid. Não ganhou um lance do Gum, caia ao chão em todos os lances e parecia estar fraco das pernas, sem conseguir ficar em pé.
           Mas que ninguém se iluda com o que aconteceu ontem. O Coritiba não tem time nem treinador para brigar pelo título. O Coxa só está vivendo alguns momentos de glória. Pra relembrar os bons tempos de Zé Roberto, Paquito, Abatiá, Leocádio e outros grandes craques que passaram pelo Couto Pereira.
 

Emprestar Wendell foi bobagem

        Eu até admitiria que o lateral-esquerdo Wendell deixasse o Londrina, desde que vendido por um bom dinheiro. Mas emprestá-lo por um ano ao Grêmio Portoalegrense foi uma grande bobagem. Mesmo porque não se trata de um jogador tão bom assim, capaz de chegar em Porto Alegre e se consagrar. O mais provável é que ele não tenha muitas oportunidades de mostrar serviço no Tricolor Gaúcho. Até porque, Alex Telles joga mais do que ele.  E neste caso ocorrerá uma desvalorização da revelação londrinense.
                                                     
 
        Acompanho sempre o notíciário da dupla Grenal, principalmente do Grêmio. E nunca ouvi Luxemburgo falar no nome de Wendell. O que eu acho é que o técnico gremista está aprovando a ida de Wendell  para Porto Alegre, muito mais para agradar Sergio Malucelli, de quem Luxa é amigo pessoal. E bem o seu estilo fazer esse tipo de coisa.
        Mas para o Tubarão, Wendell vai fazer falta. É um jogador perfeitamente encaixado no time de Tencati, e sua saída representará um desfalque para o setor. Se a SM Sports não está conseguindo vender Wendell, Bruno e Wéverton, melhor seria mantê-los no elenco, apostando em boa participação na Série D. Ninguém por aqui ganhará alguma coisa com esta saída de Wendell.
         Ficou, entretanto, algo a ser explicado: o Grêmio vai pagar pelo empréstimo ?  Quanto ?