Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Neymar já é outro jogador

      Acompanhei agora à tarde, pela ESPN Brasil,  a vitória do Barcelona (1 a 0) sobre o Celtic, na Escócia, pela Liga dos Campeões. Sem Messi, que está lesionado, o Barça teve no brasileiro Neymar sua maior arma para vencer uma partida extremamente difícil. O ex-santista foi a fonte de desequilíbrio, fazendo realmente a diferença.
                           
 
      Em pouco tempo, Neymar já é um outro jogador, bem diferente daquele que atuava no Brasil. Mas continua irritando os torcedores adversários, com seus dribles que acabam chamando a violência de seus marcadores. E foi assim que ele levou o Barça à vitória. Primeiro,  driblou o escocês Brown, que depois de derrubá-lo ainda deu-lhe um chute por trás, sendo imediatamente expulso. E mais tarde, organizou um contra-ataque, que culminou com o cruzamento do chileno Alexis e a cabeçada de Fábregas para marcar o único gol da tarde.  Acho que, sem Neymar, o Barcelona não teria vencido hoje.

Datas importantes, lembranças

      A passagem de setembro para outubro é sempre uma época de muitas lembranças para mim. São datas que marcaram na minha vida. Ontem, 30 de setembro, completei 46 anos de casamento com a dona Ana Lúcia, que me aguentou esse tempo todo. Ainda tenho tudo na cabeça. Na véspera, a cerimônia civil, na casa do meu sogro, alí na rua Maranhão, onde até hoje a família Scalassara reside. No dia 30, pela manhã, o casamento religioso, na antiga Igreja Coração de Maria, hoje renovada e bem diferente. E no começo da tarde, no meu fusquinha azul claro, lá seguimos os dois para o Rio Grande do Sul, com noite de núpcias em Curitiba e estadias na Praia de Torres e em Caxias do Sul, antes de chegar à minha Pelotas, para a apresentação da Ana ao meu povo.
       Já amanhã, estaremos recordando meu velho pai Francisco de Paula, que morreu no dia 2 de outubro de 1982, me deixando um legado de grande valor. Foi com ele que aprendi a falar e a escrever, coisas que foram decisivas em toda a minha vida de radialista e jornalista. O "velho" Chico era gente muito boa.
        E para completar este ciclo de grandes lembranças, vivemos hoje o 1º de outubro, dia da querida Santa Terezinha do Menino Jesus a quem aprendei a amar desde pequeno. Vão para ela as minhas homenagens maiores desta terça-feira. Agradeço muito por todas estas lembranças que nunca se apagam. Pobre de quem esqueceu seu passado. 
       

Bom Senso FC entra em campo

    Finalmente, começa a surgir alguma coisa boa nos meios ligados ao futebol brasileiro. Vejo com bons olhos esse movimento entre os jogadores que atuam aqui, buscando melhores caminhos para o nosso esporte mais popular.
     Liderado pelo goleiro Rogério Ceni, o "Bom Senso Futebol Clube" quer dar palpite na organização do futebol nacional, o que me parece muito justo. Ontem, vinte jogadores conhecidos estiveram reunidos em São Paulo. Me chamou a atenção a presença no grupo dos argentinos D'Alessandro (do Inter) e Barcos (do Grêmio), que são estrangeiros plenamente integrados a nossa realidade futebolística.
       O Bom Senso FC  quer uma reunião com a CBF, para expor suas idéias e seus projetos. Antes mesmo deste contato oficial com a entidade, eles já conseguiram mudar o início do calendário do ano que vem. Os Estaduais não mais serão iniciados no dia 12 de janeiro, como queria a Rede Globo que, na verdade, manda mais que a CBF. As férias dos profissionais seriam prejudicadas, e ficou decidido que o começo dos certames regionais será mesmo no dia 19 de janeiro.
        Só espero que o Bom Senso FC não seja integrado apenas por jogadores de clubes grandes, que provavelmente tentarão extinguir os Campeonatos Estaduais, o que seria um grande crime. Jogadores de clubes pequenos, como Londrina, Caxias, Mogi-Mirim e outros clubes deste porte, também precisam opinar, para que as propostas sejam realmente sensatas.

Mania de grandeza

      Uma das coisas que mais atrapalha Londrina é a mania de grandeza das nossas coisas. Sempre foi assim. Me lembro que, quando aqui cheguei, em 1964, as pessoas diziam que a escada rolante das Lojas Americanas era a primeira instalada numa cidade do interior da América do Sul. Achei muito engraçado, porque existiam muitas outras por aí. E assim continuou até hoje: nossas coisas são as maiores e melhores do mundo.
        Hoje me lembrei disto quando li no JL que "o Bolt de Londrina é ouro no Perú". Fiquei então chamando que um menino de  apenas 16 anos, que começa a se destacar no nosso atletismo está sendo chamado de "Bolt Londrinense"porque tem obtido bons resultados.  O guri está apenas começando e já querem compará-lo ao jamaicano Usain Bolt, maior atleta da atualidade. Menos, gente !
       

Nosso gramado vai ser muito "elogiado"


        A única vantagem que vejo nestes dois jogos que o Palmeiras disputará aqui é que as emissoras de televisão de São Paulo vão cansar de criticar o gramado horroroso do Estádio do Café, que atualmente é um dos mais feios do País. Pode ser que críticas vindas de cima para baixo provoquem uma medida séria para arrancar esse pasto que aí está. Quem sabe plantam um novo gramado para receber o Corinthians que, do jeito que vai, também poderá estar mandando jogos em Londrina, pela Série B do ano que vem.

Pérolas que o Facebook nos traz


        Acho que esta é a fotografia mais feia que vi até hoje no Facebook. Mas não deixa de ser uma pérola. A postagem é do amigo Fernando Pedrozo