Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Queda de meteorito assusta a Rússia



            Mais de mil pessoas ficaram  feridas com a explosão de um meteorito na região dos Montes Rais, Centro-Oeste da Rússia, ocorrida hoje cedo. Na maioria eram crianças.  Ao entrar na atmosfera da Terra, o meteoro passou a se desintegrar e, ao longo de vários quilômetros, foi possível ver as rochas ardentes, que deixavam um rastro de fumaça no céu russo.


           O governo russo localizou três locais onde caíram fragmentos do meteorito. O presidente Vladimir Putin agradeceu a Deus por fragmentos grandes não terem caído njas áreas mais populosas. Um fragmento grande caiu em um lago perto de Chebarkul, cidade da região de Chelyabinsk, a 1.500 quilômetros de Moscou. Fez um rombo no chão gelado (foto). 



            A Academia de Ciências da Rússia estima que o meteoro pesava cerca de 10 toneladas e entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 54 quilômetros por hora. Algumas fábricas sofreram consideráveis prejuízos, e muitas janelas de prédios tiveram seus vidros quebrados com o estrondo.  A queda deste meteorito na Rússia foi a mais destrutiva dos últimos anos.

A Foto do Dia


       Para os venezuelanos, está é a Foto do Dia desta sexta-feira. São as primeiras imagens do presidente Hugo Chávez, desde a cirurgia delicada a que foi submetido há dois meses. No hospital, em Havana, Chávez aparece lendo um jornal cubano, acompanhado pelas filhas Rosa Virgínia e Maria Gabriela.

A que ponto chegamos

   
      Soldados da Força Nacional embarcaram hoje cedo em Brasília (foto) e já estão desde às duas horas da tarde em Florianópolis. Foi o jeito encontrado pelas autoridades do País para tentar frear a absurda violência que está gerando pânico no território paranaense. A que ponto chegamos, ter que chamar as forças armadas para impedir que os bandidos acabem com tudo no Brasil.

Um exemplo para o Brasil inteiro

          O que está acontecendo com a Arena do Grêmio tem que servir de alerta para todo o Brasil, que está construindo e reformando estádios para a Copa do Mundo. Se não se cuidar, o País inteiro vai passar vergonha, como o Tricolor está passando.
          No afã de querer inaugurar logo a sua praça esportiva, o Grêmio cometeu graves erros. Na verdade, a Arena foi inaugurada sem estar totalmente pronta. E não está até agora. Surgem problemas novos a todo o dia. Ontem, por exemplo faltou luz e o segundo tempo sofreu um atrazo. São problemas de água, de transporte (ontem faltou taxi), de funcionamento de bares e dos mais variados tipos. Na teoria, a Arena estava pronta, mas na prática foi bem diferente.
          Chamo a atenção das autoridades paranaenses com relação a Arena do Atlético, que vai sediar jogos da Copa 2014. A obra precisa estar pronta bem antes, com tempo para que seja testada no seu funcinamento. Do jeito que as coisa são feitas aqui no Brasil, tudo na última  hora,  são grandes os riscos de muitos "micos" na hora em que a bola rolar.

Fica de boca fechada, Tencati

        O tal Claudio Tencati, treinador do Londrina, não sabe mesmo ficar de boca fechada. Depois desta boa vitória em Ponta Grossa, ele tinha mais é que ficar calado e curtir o bom momento. Mas não aguentou nem 24 horas e já começou a dizer bobagens.
         Nos jornais de hoje, lí que ele se declarou preocupado  com o "desgaste físico pela sequência intensa de jogos".  E  diz que a produção da equipe caiu por causa disso.  Mas que absurdo. A temporada começou agora, há menos de um mês.  E será que jogar duas partidas por semana é uma intensa sequência de jogos ? Então, esse pessoal do futebol não quer mesmo nada com o trabalho.
         Fica calado, Tencati. A sua conversa é sempre muito ruim.

O maior culpado foi o Luxemburgo

       Foi vergonhosa a estréia do Grêmio na Fase de Grupos da Libertadores da América. Perder em casa para o tal do Huachipato, aí já é demais. Agora estão surgindo desculpas de toda a espécie, algumas até pertinentes, mas  o grande culpado foi mesmo o técnico Vanderlei Luxemburgo. A não ser que a absurda escalação de quatro novos jogadores numa partida de estréia da Libertadores tenha sido uma imposição dos dirigentes. Neste caso, Luxa não manda nada.
       O que me parece é que o treinador gremista, de quem sempre fui fã, se  deslumbrou com tudo o que rolou no Grêmio nos últimos meses. O homem se perdeu, o time a cada dia joga menos, só não vê quem não quer. O clube virou um balaio de gatos, com um incrível entra e sai de jogadores. Tudo isso com a conivência e talvez até o incentivo do treinador, que nos outros clubes em que trabalhou nunca havia visto tanta fartura.


       Esse esquema que está em vigor vai quebrar o Grêmio. Clube nenhum aguenta gastar tanto dinheiro assim. E o pior é que o time está piorando, em vez de melhorar.
       Tudo está dando errado no Imortal Tricolor. É um absurdo o que vem acontecendo com a nova Arena. No primeiro jogo, uma briga absurda entre torcedores gremistas, estragando a festa.  E a constatação de que o gramado foi mal feito e não está de acordo com um estádio de tão grande porte. Em seguida, o acidente provocado pela avalanche, contando com a infantilidade de quem projetou uma frágil cerca para segurar um bando de malucos que se joga de cima para baixo a cada gol tricolor. Tinha mesmo que cair. Simultaneamente a tudo isso, a equipe mostrava-se cada vez mais fraca, gerando esse desespero dos dirigentes, que começaram a contratar. A classificação para a Fase de Grupos veio na pura sorte. E ontem, o Grêmio não apenas perdeu, mas foi dominado por um adversário que não é respeitado nem no seu próprio país.
       Luxemburgo quer agora que o Grêmio volte a jogar no Estádio Olímpico, o que sem dúvida envergonharia a história do clube. Será o maior mico de que se tem notícia. E os torcedores do Inter vão deitar e rolar para o resto da vida.
       Insisto que Luxemburgo é o maior culpado. Ele deve ter avalizado todas estas dispensas e novas contratações. E convenhamos: Cris além de ser um jogador velho é muito inferior a Gilberto Silva. Esse Adriano não limpa a chuteira do garoto Fernando, elogiado por todo mundo. Não vejo nada mais no futebol deste chileno Vargas, que não joga o que Marquinhos e Marco Antonio vinham jogando. E duvido que André Santos e Wellington se firmem no Grêmio, pois são jogadores comuns. A rigor, só vi vantagem na contratação de Barcos, mas é preciso reconhecer que ele também não jogou nada ontem. Mas  Luxemburgo ficou lá, caminhando pra cá e pra lá, com uma baita cara de pastel, como se vê na foto.
         A derrota de ontem foi humilhante demais. Até o horrível Palmeiras ganhou.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


     A amiga Lu Machado postou esta mensagem no Facebook. Hoje o tempo melhorou um pouquinho, mas realmente tem chovido demais aqui em Londrina, e o tempo ainda não está firme. As previsões só prometem um dia sem chuva lá para o dia 24. São Pedro está judiando da gente mesmo.