Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Acho que o Tubarão
vai se dar bem
 contra o Vila Nova
 
 
         Tem até selinho (foto) no Canal TV LEC. A torcida londrinense aguarda com boa expectativa o primeiro jogo da final das Série C Nacional. O Tubarão precisa ganhar em casa, para ir a Goiânia com melhores chances. Os ingressos estão custando  R$ 30 (arquibancada) e R$ 60 (cobertas).
 
        Acho difícil que o Estádio do Café receba um público próximo aos 30 mil torcedores, como ocorreu na partida com o Confiança de Aracaju, mas deveremos ter uma boa plateia. Afinal, uma decisão de título é sempre importante. 
 
          Os jogos estão confirmados para domingo (19 horas no Estádio do Café) e para o dia 21 (no Serra Dourada, em Goiânia. Acho que que o Vila Nova é menos perigoso do que foram Confiança de Aracaju e Tupi de Juiz de Fora.

"Pé na Cova" não anima



          Sempre gostei do programa "Pé na Cova", que está de volta a programação da Globo nas terças-feiras. Acho engraçado.  Mas ontem, conferi pra ver como está a nova etapa, e me decepcionei um pouco. De bom, só mesmo o retorno de Marília Pera à série fazendo par com Miguel Falabella (foto). No restante, a mesmice frustrou a expectativa geral .
 
  Inter deve contratar
    Muricy Ramalho


             Estou acompanhando a movimentação em Porto Alegre, e o Internacional deve contratar o técnico Muricy Ramalho nos próximos dias. A pressão de torcedores e dirigentes é grande para que a contratação ocorra logo, mas o presidente Vitório Píffero está tentando manter Argel Fucks. Duvido que ele aguente, porque o time cada vez rende menos.
 
                 Muricy, que trabalhou no Beira-Rio em 2003 e 2005, não esconde sua afeição pelo Inter, o que torna o seu retorno ainda mais viável. O conhecido treinador, acaba de voltar de um estágio no Barcelona e parece disposto a acertar sua volta ao trabalho.
 
Acho que se o Colorado não ganhar da Ponte Preta, sábado no Beira-Rio, Muricy será contratado na segunda-feira.

Natal será fraco no comércio


       A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou hoje,  que neste Natal haverá um acréscimo de apenas 0,4% nas vendas dos supermercados brasileiros, em relação ao ano passado. Se em 2014 as vendas de Natal cresceram apenas 2,94% em relação a 2013 e o resultado gerou enorme decepção, imaginem como ficarão agora os comerciantes do ramo.

 Rato era "traficante"


             Numa cadeia de Araguaína, norte do Tocantins, policiais civis que faziam uma revista descobriram um fato inusitado. Um rato domesticado transportava drogas e até cartas de baralho de um pavilhão para o outro. Foi no Presídio Barra do Grota.
 
           Treinado, o ratinho ia de um pavilhão ao outro, sempre com uma linha de crochê amarrada no rabo. Chegando ao destino, os detentos puxavam a linha, na qual estavam amarradas as drogas e outros materiais. E até difícil de acreditar numa história destas, mas aconteceu mesmo.
 
            O diretor do presídio, Gean Gomes, confirmou o fato e contou que o rato foi retirado do local e solto num matagal próximo. Foram encontradas 29 trouxas de maconha e 23 de cocaína.

Anderson voltando ? Nem vem !

 
                       O dinheiro deve estar diminuindo, e o ex-lutador Anderson Silva está falando em voltar. Anuncia que vai lutar em abril, em Curitiba, com Michael Bisping.  Nem vem, 'cara", você já aprontou demais, enganou o Brasil inteiro!
  
     Tem muita gente por aqui,
 que gostaria de levar essa vida


                                                                                                                            Foto - AP

               O ex-presidente da CBF José Maria Marin está em prisão domiciliar nos Estados Unidos, com tornozeleira eletrônica e tudo. Não pode sair de casa sem pedir ao FBI, e está proibido de falar com seus "amiguinhos" Marco Polo Nero e Ricardo Teixeira. Mas garanto que tem muito brasileiro que gostaria de estar no lugar dele.

            Afinal, Marin está comodamente instalado no luxuoso apartamento de 100 metros quadrados que tem em Nova York. Comendo do bom e do melhor. É assim que ele vai aguardar o andamento do processo, para ver como fica a sua situação. Com 83 anos, é claro que não vão colocá-lo atrás das grades.  No máximo, vão tomar toda a grana que ele ganhou em propinas e outras ações suspeitas.

              E se ele precisar ir ao médico, a igreja ou mesmo fazer compras, é só pedir licença ao FBI.  Não é tão ruim assim !
                 É o 30º animal apresentado nesta série

                             B  O  D  E 
                                                 
 
                                              O BODE é um dos animais mais conhecidos do nosso País, especialmente no Nordeste, onde sua carne é muito apreciada. Mas por todo o Brasil eles podem ser encontrados. São animais pertencentes a espécie "Capra aegagrus hircus". As fêmeas são chamadas cabras e os filhotes são os cabritos.
                                              Na maioria das raças os caprinos dos dois sexos têm chifres e barba. Os chifres podem ser curvos ou em forma de espiral, e muitos tem, um lado interno afiado. O pelo pode ser comprido ou curto, macio ou áspero, dependendo do habitat e do controle da criação.

 
O Bode é um dos menores ruminantes domesticados. As cabras foram um dos primeiros animais a serem domesticados, por volta do ano 7000 a.c. no Oriente Médio, a partir das cabras selvagens. Certamente, a sua resistência natural e a sua capacidade de adaptação a condições extremas chamaram a atenção dos povos nômades da região.
 
 
Um bode normalmente vive 20 anos. Os cabritos nascem após uma gestação de cerca de 5 meses. Um grupo de bodes e cabras é chamado de um "fato"de caprinos.  O forte cheiro dos bodes é utilizado como atração para a reprodução e para delimitação de território.

 
Os caprinos são geralmente calmos e até carinhosos. Mas podem ser também teimosos, ousados e até atrevidos, afrontando o homem. Se não for impedido, ele transgride e destrói o que vê pelo caminho. E foi deste comportamento que surgiu a expressão popular: "ISSO VAI DAR BODE".
 

  
 
             Resistentes, os bodes são capazes de caminhar longas jornadas em solos pedregosos, montanhosos, espinhosos, em vales, planícies e pântanos. E sempre vigilantes quanto aos predadores. Suportam também até quatro dias sem água e alimentação.
 
 
A carne de bode é apreciadíssima por muita gente. E os nordestinos adoram uma "buchada de bode" (foto abaixo), comida feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas feitas com o próprio estômago do animal.  O prato tem origem no "maranho", comida portuguesa tradicional. E também se assemelha ao "crux mechi", da gastronomia libanesa.

O leite de cabra também é razoavelmente consumido, mas ele pode ser contaminado com "toxoplasma" e infectar humanos pela penetração dos "taquizoítos" pelas mucosas  da boca e faringe, o que leva a "toxoplasmose".
Também  o couro e a pele dos caprinos são utilizados na produção de calçados, vestuário e artigos de decoração.
      Depois de Bing Crosby e Frank Sinatra, ela foi realmente a única artista americana que conseguiu sucesso idêntico nas duas carreiras paralelas: na Música e no Cinema.

                                       D  O  R  I  S         D  A  Y 

                      

     Dezenas de filmes e centenas de canções marcaram o caminho de DORIS DAY, que ainda está viva, com mais de 90 anos. É o que se pode chamar de uma mulher linda e talentosa. A música do vídeo "WHATEVER WILL BE WILL BE" ("Que será, será"), de grande sucesso no Brasil, foi tema do maravilhoso filme "O homem que sabia demais" (foto abaixo). Foi mais um duplo êxito da iluminada Doris.


                                             Doris Mary Ann Kappelhoff  nasceu em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos. Há duas versões para a sua idade certa. Alguns documentos dizem que ela tem 93 anos (3/4/1922) e outros reduzem sua idade para 91 anos(3/4/1924). Mas não faz muita diferença para esta excepcional atriz e cantora, de um metro e setenta de altura, e que trabalhou de 1939 até pelo menos até pelo menos 1973.
 
                                             Mulher fascinante, ela vivia cercada por homens, que faziam de tudo para conquistá-la.  Doris foi casada quatro vezes e teve um filho, Terry Melcher, que faleceu em 2004, o que a levou a reclusão, passando a viver solitária, dedicando-se apenas à proteção de animais, através da "Doris Day Pet Foundation", uma fundação que ela coordena há várias décadas.
                                             Os quatro "sortudos" que tiveram o amor de Doris Day foram Al Jorden, George W.Weidler, Martin Melcher e Barry Comden. O casamento que mais durou foi com Martin Melcher, com quem Doris ficou casada por 17 anos, de 1951 a 1968. Mas com tudo isso, a vida pessoal e amorosa de Doris Day não foi uma vida feliz.
 
 
No cinema, além de "O Homem que sabia demais", ela estrelou outros filmes inesquecíveis, que ficaram gravados para sempre na história da cinematografia. Eis apenas alguns deles: "Um rosto de mulher" ,  "Paris em abril",  "Corações enamorados",  Êxito Fugaz",   "Ama-me ou esquece-me",  "Julie",  "O Tunel do Amor",  "A teia da renda negra",  "Carícias de luxo" e  a  "A indomável".



Já na música, além de "Que Sera, Sera",  destaco "Sentimental Jorney",  "Monglow",  "A Secret Love",  "Autumn Leaves",  "Blue  Skies",  "Christmas Story",  "Perhaps, Perhaps, Perhaps",  "Fly Me to the Moon",  Moonlight Bay",  "You are my Sunshine" e pelo menos mais uma centena de lindas canções.

Filha de pais católicos, Doris Day teve dois irmãos. Richard, que morreu antes dela nascer, e Paul, um pouco mais velho do que ela.
Aos 12 anos, Doris ganhou um concurso de dança e foi mandada a Hollywood. E aos 14 anos, regressando a Cincinnati, após uma viagem, sofreu um terrível acidente automobilístico que quase acabou com sua carreira de dançarina. Finalmente, aos 16 anos foi descoberta como cantora.
Já neste século, em 2004, Doris foi agraciada com a "Medalha Presidencial da Liberdade", mas não compareceu a  cerimônia de entrega, na Casa Branca, porque tem medo de viajar de avião. E conserva esse medo até hoje
 
Mesmo com mais de noventa anos Doris Day ainda tem uma estampa bonita, própria de uma mulher realmente fora de série !
 



 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

      
          Meu caro primo Luiz Fernando Galvão, lá de Pelotas, postou na sua página esta sábia frase de Victor Hugo. Ótima, meu "irmão" Nena !