Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Falta uma semana para a grande festa




       Estou eufórico com a aproximação da primeira grande festa esportiva do ano, os Jogos Olímpicos de Inverno. Daqui a exatamente uma semana, na próxima sexta-feira, os olhos do mundo esportivo estarão voltados para a cidade balneária de Sochi, localizada no sudoeste da Rússia.
      Escrevi pela primeira vez aqui no Blog sobre Sochi 2014, há quase um ano atrás, no dia 20 de abril de 2012. E desde então venho abordando vez por outra o assunto, que me parece ser da maior importância. Na verdade, desde que fui à Atlanta (EUA) para cobrir as Olimpíadas-96 me tornei um apaixonado por Jogos Olímpicos. E aos poucos fui me interessando também pelos Jogos Olímpicos de Inverno.
       Na edição de Vancouver (Canadá) em 2010, por força da transmissão pela televisão, muitos brasileiros tiveram a sua atenção voltada para a competição que é disputada no inverno do hemisfério norte, porque é toda ela realizada sobre o gelo.
       A Rússia organizou uma grande festa, mas está enrrentando uma época de grande turbulência política em toda aquela região. Por isto, 100 mil militares e agentes estarão em Sochi, na cooperação russo-americana, integrando o maior esquema de segurança já montado para um evento esportivo em todos os tempos. Mais de 20 agentes do FBI já chegaram à cidade, que fica as margens do Mar Negro. Tudo será feito para impedir que os islamitas do Cáucaso russo cumpram as ameaças que fizeram, de promover atentados durante os Jogos.
         As competições serão realizadas de 7 a 23 de fevereiro, e desta vez teremos a presença de 13 atletas brasileiros. Seriam certamente 14, se a esquiadora Lais Souza não tivesse sofrido um grave acidente quando treinava em Salt Lake City, nos Estados Unidos, na semana passada. Os brasileiros confirmados são: Isabel Clark (Snowboard), Josi Santos (Esqui aéreo livre), Jaqueline Mourão (Croos Country e biatlo), Leandro Ribela (Cross Country), Jhonatan Longhi (Esqui alpino),  Maya Harrisson ( Esqui alpino), Isadora Williams (Patinação artística) e a equipe de Bobsled, integrada por Odirley Pessoni, Edson Bindilatti, Fabiana Santos, Sally Mayara, Edson Martins e Fábio Silva.
          Mas chamo a atenção dos amigos que acompanham nosso Blog, para que não deixem de assistir as transmissões que serão feitas pelo Sport TV, que vai mostrar a competição inteira. Temos esportes maravilhosos, como Hoquei no gelo, Patinação de velocidade, Patinação artística, Curling, Salto de esqui, Bobsleigh e várias outras. Será um espetáculo empolgante e alto nível, reunindo os maiores atletas do mundo. Não dá pra deixar de ver.

"Vesti azul, minha sorte então mudou"




      Como dizia uma antiga canção brasileira (composta por Nonato Buzar e cantada por Wilson Simonal), parece que a sorte de nosso piloto Felipe Massa está mudando. Ele vem surpreendendo nos treinos iniciais da Fórmula 1, que estão sendo realizados em Jerez de la Frontera. Hoje, Massa foi o melhor do dia, ficando a frente de Fernando Alonso, segundo colocado.
       É realmente uma sensação diferente pra nós brasileiros ver Felipe, agora na Williams-Renault, dirigindo um carro azul, por sinal muito bonito.

Lanus já mostrou a sua força



      Com dois gols do 'capitão' Goltz (foto), o Lanus da Argentina, que recentemente ganhou a Copa Sul-Americana, estreou auspiciosamente na Libertadores, ontem à noite, derrotando o Caracas, em plena capital venezuelana, por 2 a 0. Foi uma estréia bem diferente das conseguidas pelos brasileiros Botafogo e Atlético Paranaense, que debutaram fora de casa (quarta-feira) e foram derrotados.
       Com o sucesso de ontem, o Lanus ficou muito perto da Fase de Grupos da Libertadores, porque poderá até perder em casa para o Caracas. Está em disputa uma vaga no Grupo 3, que já conta com Cerro Porteño (Paraguai), Deportivo Cali (Colombia) e O'Higgins (Chile).

      Na outra partida de ontem, no Estádio Nacional de Santiago, a Universidad de Chile (de azul) teve dificuldades mas conseguiu vencer o Guarani do Paraguai por 1 a 0, com um lindo gol de bicicleta de Rodrigo Mora.
        Com a vitória em casa, La U vai para o segundo jogo, semana que vem no Paraguai, precisando apenas de um empate. 






Iris Valverde sofre acidente



     A atriz Iris Valverde, que estrelou a recente série da Globo "Amores Roubados", sofreu um grave acidente automobilístico, no final da madrugada desta sexta-feira. Ela deu entrada às 8 horas da manhã no Hospital Barra D'Or, com uma fratura da primeira vértebra da coluna cervical. Ela terá que usar um colar cervical, mas talvez já tenha alta no final de semana.
      Iris está escalada pela Globo para trabalhar na novela "Saber Viver", que Rui Vilhena está preparando para a faixa das 18 horas da emissora.

Será que Schumacher acorda ?

         A equipe médica que cuida do ex-piloto Michael Schumacher está finalmente começando a diminuir a carga de sadativos que vem sendo aplicada desde que ele entrou em coma induzido, há exatamente um mês atrás. É o chamado "processo de acordar".
                                                        
         Mas o medo é muito grande. São poucos os sinais positivos mostrados até agora por Schumi. E muitos temem que ele não acorde mais. Sua assessora Sabine Kehm (foto) não confirma, porém até alguns médicos já deixaram claro que "quando Michael acordar, ele certamente não será o mesmo de antes do acidente sofrido nas montanhas geladas da França."
       

Calor só diminui na segunda quinzena

     Tem muita gente achando que, com o final de janeiro, o calor vai diminuir. Puro engano. O maior calor que o Sudoeste do Brasil experimenta nos últimos 70 anos, ainda vai longe. Talvez refresque na segunda quinzena de fevereiro. É bem provavel que isto ocorra. Mas podemos nos preparar para aguentar no mínimo por mais duas semanas com esse "bafo".
                                             
          Já aconteceram coisas incríveis neste verão. Não me lembro de uma sequência de dias tão quentes como esta que estamos enfrentando. Sempre gostei de calor mas, admito, desta vez está demais. Jamais imaginei que no Rio Grande do Sul fizesse mais calor do que no Piauí por tantos dias seguidos. É o que está acontecendo.
          Tenho ido diariamente à piscina da Arel, de meio-dia à uma hora. E tem sido a melhor parte do dia. Nadar e beber muito líquido me parece ser o que de melhor podemos fazer. E acho que será assim no fevereiro inteiro.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
       Bonita a postagem da sobrinha e amiga Daniela Campos, lá de Pelotas. Não desista nunca dos seus sonhos