Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 9 de setembro de 2017

Stephens campeã do US Open !

              Com uma das mais incríveis histórias de recuperação dos últimos anos, Sloane Stephens é uma campeã de Grand Slam. A norte-americana de 24 anos conquistou o US Open neste sábado ao vencer um duelo caseiro contra Madison Keys por 6/3 e 6/0 em 1h01 de partida, na primeira final entre duas anfitriãs desde o encontro entre as irmãs Venus e Serena Williams em 2002.
 Em meio a erros e acertos, Tubarão
 emociona outra vez a torcida: 3 a 2 



               Depois de estar ganhando do Ceará por 2 a 0, o Londrina quase matou a sua torcida do coração, esta tarde no Estádio Café. Permitiu o empate (2 a 2) e só aos 42 minutos do segundo tempo conseguiu chegar aos 3 a 2, num resultado importante para a sua tentativa de recuperação na Série B do Campeonato Brasileiro.

                O Londrina foi irregular durante o jogo inteiro.  Não brilhou até os 27 minutos, quando o centroavante Carlos Henrique conseguiu acertar um bom chute e abriu o marcador. O  time então cresceu, e aos 36', num belo lance de contrataque, conseguiu chegar ao segundo gol, anotado por Artur, fazendo os 7 mil torcedores presentes acreditarem que viria uma vitória tranquila.

                Mas ainda no primeiro tempo, num lance de bola parada, a defesa do Tubarão repetiu o que vem fazendo em quase todos os jogos. Não subiu na bola aérea e permitiu que Elton de cabeça fizesse o primeiro gol cearense.



                 E no segundo tempo, os londrinenses já pareciam assustados com a possibilidade e um novo gol cearense. E o pior é que ele veio do mesmo jeito de sempre:  bola parada, cruzamento, falha da defesa e nova cabeçada de Elton: 2 a 2.

                 E logo a seguir, os cearenses poderiam ter liquidado o jogo, não fosse a defesa sensacional praticada pelo goleiro Cesar. Ele saiu aos pés de Felipe Meneses, que  avançava sozinho, e evitou o segundo gol dos visitantes.



                 Já havia uma certa tristeza dos torcedores londrinenses, quando Artur cruzou e , faltando três minutos para final, Safira apareceu pela direita e chutou. A bola passou pelo goleiro Éverson, que falhou, e entrou no gol cearense, para alívio geral do estádio. 

                 Com a vitória, o Londrina subiu para a oitava colocação, com 33 pontos, ficando a 4 pontos do G4. Mas o próximo jogo será no sábado que vem, em Curitiba, contra o Paraná Clube, que está em quinto lugar, com 35 pontos. 



               
O cerco está apertendo !



                    A defesa do grupo J&F, holding controladora do frigorífico JBS, entregou os passaportes do empresário Joesley Batista e de Ricardo Saud, que é diretor de Relações Institucionais do grupo empresarial. Os dois são delatores da Lava Jato.
                    
                 Os advogados dos executivos pediram para serem ouvidos pelo relator da Lava Jato no STF, o ministro Luiz Edson Fachin, antes que ele tome uma decisão sobre o pedido de prisão de Joesley e Saud, que foi apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta sexta-feira. 

                   Como está sob sigilo, nem a Procuradoria Geral da República (PGR) nem o Supremo confirmam que o pedido de prisão foi enviado. Caso Fachin autorize as prisões, o acordo de delação premiada feito entre a J&F e a PGR poderá ser rescindido. 
                  Segundo o termo de delação, o acordo pode perder efeito se o colaborador mentiu ou omitiu, se sonegou ou destruiu provas. Ainda que os termos da delação sejam suspensos, provas, depoimentos e documentos continuarão valendo. 
Sobrou mulher até
              para o 'velho' Neymar



             O astro Neymar é tão "pegador", que está sobrando mulher bonita até para o seu "coroa".  Neymar da Silva Santos, 52 anos, o pai do craque brasileiro, estaria vivendo um romance com a atriz Franciely Freduzeski, 38 anos. 
  
          A moça já foi apontada como namorada de Emerson Sheik e de Adriano Imperador. Apesar de não haver confirmação oficial, ela já fez passeios por Barcelona recentemente, quando o astro jogava lá, e também participou de um leilão no Instituto Neymar, em junho.

Planos furados !

        As agências de viagens tiveram que fazer um “mutirão” nos últimos dias para tentar dar conta dos telefonemas de turistas brasileiros que viajavam para Miami, nos Estados Unidos, ou para as praias do Caribe. A chegada do Furacão Irma estragou os planos de viagem de muita gente e levou os turistas a cancelar ou remarcar suas viagens.
O mundo morrendo de 
  medo Furacão Irma



              Depois de causar a morte de ao menos 23 pessoas em ilhas do Caribe, o furacão Irma chegou à costa norte de Cuba e avança a caminho da Flórida, nos Estados Unidos. No Estado americano, a borda externa do furacão já causa fortes chuvas e ventania.

       O fenômeno é o mais potente registrado no Atlântico na última década: neste sábado, ele continua percorrendo a ilha cubana, de onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. Segundo o Centro de Furacões dos EUA, o Irma perdeu força e foi rebaixado para a categoria 4, um ponto menor que a escala anterior.
            Apesar do pequeno enfraquecimento, ele segue causando chuvas torrenciais e enchentes em áreas costeiras. Em entrevista à rádio Cadena Agramonte, a governadora da província cubana de Camagüey, Isabel González Cárdenas, afirmou que a tempestade já causou estragos em quase todas as cidades da região.
                  Algumas comunidades ficaram sem eletricidade e o contato com aldeias em áreas remotas está se tornando cada vez mais complicado, explica o Will Grant, correspondente da BBC em Havana.
              Já na quinta-feira, o governo cubano começou a evacuar a população que vive em áreas de alto risco, principalmente nas províncias do centro e do leste da ilha, áreas próximas à rota do furacão.
                    Segundo a agência de notícias AFP, a operação afetou cerca de um milhão de pessoas. Entre elas, havia ao menos 51 mil turistas, incluindo 36 mil que estavam hospedados nas minúsculas ilhas de Cayos do Norte.
                 Escolas e empresas fecharam as portas. Segundo a agência Reuters, voos domésticos foram cancelados e os aeroportos também pararam de operar voos internacionais.


            O Irma também já tem causado fuga em massa da Flórida, nos Estados Unidos, onde o furacão deve chegar na manhã deste domingo. As autoridades da região ordenaram a evacuação de quase seis milhões de pessoas cujas casas estavam em situação de risco.
          Segundo Brock Long, diretor da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês), o furacão Irma "vai devastar os Estados Unidos, tanto a Flórida, quanto outros Estados próximos".
               Autoridades têm insistido em que a população não ignore as ordens de evacuação - a Flórida já começou a sentir os efeitos neste sábado, como chuva forte e ventos.

               "O tamanho do furacão é enorme", disse Rick Scott, governador da Flórida, na quinta-feira. "Ele é maior que o nosso Estado e pode ter um impacto mortal em ambas as costas. Estamos ficando sem tempo. Se alguém está em uma zona de evacuação, precisa partir agora".    Ele completou dando um recado à população: "Lembre-se que uma casa é possível reconstruir, uma vida não".
         Já o prefeito do condado de Miami, Carlos Gimenez, afirmou que a evacuação "não tem precedentes", e que mais de 650 mil pessoas abandonaram a cidade nas últimas horas.
           Havia longas filas para comprar garrafas de água e abastecer carros em postos de combustível e em mercados.
                   O aeroporto internacional de Orlando anunciou que vai suspender os voos comerciais neste sábado, a partir das 18 horas de Brasília - 17h no horário local. Muitos turistas já sofreram com cancelamento de voos e tiveram que permanecer na região.
                De acordo com as autoridades, a rota do Irma deve passar pelas propriedades do presidente dos EUA Donald Trump na Flórida.
                  Segundo relatório da empresa de seguros Swiss Re, o condado de Miami cresceu tanto nos últimos 25 anos que, se o Irma fosse do mesmo tamanho que o furacão Andrew em 1992 - o que deixou 26 mortos e 250 mil sem-teto apenas na Flórida - as perdas econômicas com os danos atingiriam um valor de até R$ 185milhões.  O furacão Andrew causou prejuízo de R$ 80 milhões, em valores atualizados.
Nadal deve ganhar o US Open


                   Não acredito que o sul-africano Kevin Anderson, 32º do ranking, tenha condições de surpreender o número 1 do mundo, Rafael Nadal, na final do US Open, marcada para amanhã em Nova York. o espanhol se classificou no final da noite de ontem, derrotando o argentino Juan Martin del Potro, de virada por 3 a 1, com 4/6, 6/3, 6/3 e 6/2. 

                    Nadal é muito mais tenista e deve ganhar até com certa tranquilidade. Está muito focado e quer o título para solidificar a sua liderança. Os dois tem a mesma idade, 31 anos.

    Feminino decide hoje

                Expoentes da nova geração do tênis feminino norte-americano e grandes amigas no circuito, Madison Keys e Sloane Stephens decidem o título feminino do US Open daqui a pouco, a partir das 17 horas. Tanto Keys quanto Stephens, que aparecem na foto  abaixo, estão em busca do primeiro troféu de Grand Slam na carreira.

                  Stephens levou a melhor no único duelo anterior, realizado há dois anos, em Miami. A jogadora de 24 anos é dona de quatro títulos no circuito da WTA, um a mais que sua adversária, que tem 22 anos. Keys, aliás, é a mais jovem americana numa final de Grand Slam desde 2003, quando Serena Williams decidiu Wimbledon aos 21 anos.