Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Perder para a Colômbia eu até posso aceitar,
mas brigar com um "tal" de Bacca é demais 


                                                                         

         Mediocridade total. É assim que se pode classificar a atuação da Seleção Brasileira nesta derrota para a Colômbia, por 1 a 0. Se houve alguma injustiça foi o fato dos colombianos não terem vencido por diferença maior, já que foram amplamente superiores em campo. No primeiro tempo, a torcida chegou a gritar "olé", com o Brasil perdendo e sendo totalmente envolvido pelo toque de bola do adversário.

         Os números deste primeiro tempo mostram como estava o jogo: 3 escanteios a zero para a Colômbia; 9 chutes a 4 para a Colômbia; 11 faltas cometidas pelo Brasil, contra 8 dos colombianos. E 1 a 0 no placar, para a Colômbia. O lance do gol reflete bem a maior disposição do time colombiano. Num bate-rebate no interior da área brasileira, quem se apresentou foi Murillo, para mandar a bola para as redes, aos 35 minutos, como vemos nesta foto abaixo. 


         No segundo tempo, o time brasileiro se posicionou um pouco melhor. Mas as melhores oportunidades surgidas até os 30 minutos, ainda foram criadas pelo time dirigido por José Perkerman. Na parte final, é claro que os colombianos trataram de segurar o jogo, e aí o Brasil criou algumas chances de gol. Porém, numa noite em que nem Neymar funcionou, não merecíamos mesmo empatar.

          Mas tudo isso é do futebol, dá pra suportar. O que fica difícil de aguentar é ver o nosso 'capitão' Neymar, um dos melhores jogadores do mundo, iniciar uma confusão e ficar querendo brigar com Bacca, um esforçado jogador que até os 20 anos era pedreiro, e que conseguiu jogar na Espanha, pelo Sevilla. Ficou muito feio para o nosso maior craque, que já tinha recebido o segundo cartão amarelo durante a partida, e acabou levando também o vermelho, desfalcando o Brasil nos dois próximos jogos. Se é que vamos jogar mais duas vezes, não é mesmo ?

      

Tem festa. Ganhe ou perca !

                    Léo Dias, que assina um blog no " O Dia", do Rio de Janeiro, postou hoje que os jogadores da Seleção Brasileira vão fazer uma "festinha" logo à noite, depois do jogo com a Colômbia. Será numa área  reservada da Boate "Sala Murano"(foto), em Santiago do Chile. A festa sai com qualquer resultado. E não tem hora pra acabar.  Pode esperar que amanhã tem bronca na mídia.
 

   No fim-de-semana comentamos aqui sobre o temporal que provocou a fuga de animais selvagens do zoológico de Tbilisi, na Georgia. Pois hoje cedo, um leão que estava no grupo dos fujões matou um homem no centro da cidade.  A fuga ocorreu no domingo, e tem fera solta até hoje.

          Acho que os políticos estão "perdidos" nesta discussão da maioridade penal. O relator Laerte Bessa (PR-DF) mudou seu relatório para tentar passar a matéria. Sugere agora "que a redução da maioridade tenha validade apenas para jovens entre 16 e 17 anos que cometerem crimes hediondos, homicídio doloso, lesão corporal grave seguida de morte e roubo qualificado".  Só falta agora um adendo: "e que sejam pobres ou pretos". 

Como é que um bêbado pode dirigir isso ?

             A Ferrari 458 que o jogador chileno Arturo Vidal destruiu ontem à noite custa só 2 milhões de reais. É o carro preferido das celebridades e alcança 100 km/h em apenas três segundos. Vejam aí na foto o boxeador Manny Paquiao com a dele.  Alguns famosos que tem a Ferrari 458, com motor V8 com 570 CV de potência, são Justin Bieber, Ozzy Osbourne, Eric Kapton e o jogador de basquete Kobe Bryant. 
 


    O Brasil é finalista do Mundial Sub-20 da Nova Zelândia e isso é muito bom. Mas, como só assisti esse jogo, não consigo entender de que jeito esse time do Senegal conseguiu chegar a semifinal. É ruim demais. Cinco a zero foi pouco. Garanto que a Sérvia, nosso adversário na grande decisão, joga muito mais. 
                                                       
       RAPOSA-VERMELHA
                                        
                                               ( Vejam que bichinho lindo )


                                   Chegamos ao 11º dia desta série que visa mostrar a vida dos nossos companheiros aqui da terra.  E hoje trazemos a charmosa RAPOSA-VERMELHA, que nas fábulas é sempre apresentada como o mais esperto dos animais. E eu acho que é realmente, porque mesmo sendo um  animal lindo, que possui uma pele tão valiosa (foto abaixo), ela não corre risco de extinção, conseguindo sobreviver nas mais variadas condições.  Nem um milenar esporte chamado "caça à raposa" conseguiu acabar com ela.  Graças a Deus !
                                                    A Raposa-vermelha ("Vulpes vulpes") em muitos lugares (especialmente nos EUA) é conhecida como "ladra de galinheiros" porque, quando lhe falta comida ela vem atrás dos animais domésticos.  Mas sua alimentação preferida é constituída de animais pequenos , como lebres, coelhos, roedores, aves, insetos, peixes, ovos e frutos. Porém,  se for necessário, come até restos de comida humana e de animais mortos.  Com tanta variedade, ela se adapta bem em  qualquer lugar.  

                                                   Embora seja mencionada como um animal originário do norte do mundo, a raposa-vermelha se adapta à  regiões de clima temperado. Ela foi introduzida na Austrália para controlar a exagerada população de coelhos.  E hoje está praticamente em todo o mundo, menos nos polos e nas regiões mais quentes.
                                                  As raposas-vermelhas vivem em grupos formados geralmente por um macho adulto e várias fêmeas. Vivem em tocas de coelhos ou texugos abandonadas.  Elas acasalam entre dezembro e fevereiro. Após uma gestação de pouco menos de dois meses (52 a 53 dias) nascem entre 4 e 5 filhotes. Macho e fêmeas cuidam dos filhotes, mesmo depois do desmame, pois eles só se tornam independentes no outono seguinte ao seu nascimento. As raposas-vermelhas vivem em média 9 anos.







    

A tamanho das raposas varia de 90cm a 1m38, da cabeça à extremidade da cauda. Os machos pesam entre 6 e 10 quilos. Já as fêmeas vão de 4 a 8 kg. Possuem orelhas pontiagudas e pretas atrás. E seu focinho é estreito.
As raposas-vermelhas nem sempre são vermelhas. Sua pele pode se apresentar bem escura ou prateada, o que aumenta a caça, especialmente na América do Norte, devido ao alto valor de sua pele. E já existem até raposas criadas em cativeiros, para atender as indústrias de peles.


  CHILE PODE PERDER
   O SEU ARTILHEIRO



          
                   Parece que no Chile os jogadores são piores do que os nossos. Tá cheio de "Valdívias" por lá. Os 'caras' aprontam mesmo. E na última noite a bronca foi feia demais. Acreditem: o meia Arturo Vidal, que joga na Juventus da Itália e vem sendo o artilheiro chileno nesta Copa América, com três gols, se embriagou e destruiu  a sua "Ferrari", numa estrada próxima a Santiago.

                  É difícil acreditar, mas depois do empate com o México, na segunda-feira, quando os jogadores tiveram um dia de folga, Vidal se enfiou num cassino a 120 km da capital chilena. Bêbado, ele retornava à concentração da Seleção, ontem à noite, quando aconteceu o acidente. Ele sofreu apenas alguns arranhões, mas a sua mulher, que estava com ele para levar o carro de volta pra casa, sofreu fratura no braço.

                  O técnico Jorge Sampaoli ficou irritado e Vidal pode ser cortado da Seleção Chilena. Dirigentes e imprensa querem a dispensa do jogador, mas a torcida pede a manutenção do jogador no elenco.


***     Todos estão destacando que o clássico Argentina 1 x Uruguai 0 foi o melhor jogo desta Copa América até aqui. Pra mim os destaques individuais foram o argentino Agüero, não apenas pelo gol maravilhoso que marcou, mas por grandes jogadas que realizou. E no Uruguai, fico cada vez mais impressionado com o zagueiro Godin. Como joga esse cara.


***     Muito boa a atuação do brasileiro Sandro Meira Ricci, que apitou o Clássico do Rio da Prata. Um jogo difícil de apitar, mas ele "tirou de letra". Foi ao mesmo tempo severo e gentil com uruguaios e argentinos. Até quando os jogadores se empurraram num começo de briga Sandro manteve a calma e não estragou o jogo com expulsões. Foi mesmo muito bem.


***     Acho que esta será a primeira vez que o Brasil enfrentará a Colômbia em situação de inferioridade no Ranking da Fifa.  Os colombianos estão em quarto lugar, com 1.935 pontos, enquanto os brasileiros aparecem na quinta posição com 1.392.   É a chance de sair desta vexatória situação.  
    O Espaço Musical retorna hoje com o bom rock e a tumultuada história de uma das melhores bandas do gênero no Brasil, cada vez mais reconhecida pelo público

                                                         T  I  T  à S
                
                      

            A história da Banda TITÃS é tão confusa como a vida pessoal de cada um dos integrantes e as músicas que eles fazem. Mas na ativa há 32 anos, ela tornou-se uma das quatro maiores bandas do Rock Brasileiro, ao lado de Legião Urbana,  Os Paralamas do Sucesso  e Barão Vermelho.

                 São muitos os grandes sucessos dos Titãs. No vídeo de abertura, destaco a minha canção preferida no repertório deles: "PRA DIZER ADEUS", feita por Nando Reis e Tony Belloto. Uma melodia incrível em cima de uma letra forte: "Você apareceu do nada / E você mexeu demais comigo / Não quero ser só mais um amigo..."


                 Entre as outras músicas de maior sucesso dos Titãs estão  "Sonífera Ilha",  "Flores",  "Polícia",  "Família",   "Comida",   "O Pulso",  "Go Back",  "Domingo",   "Enquanto Houver Sol",  "Homem Primata",   "Bichos Escrotos",  "Cabeça Dinossauro",  "Marvin",   "É preciso saber viver",  "Epitáfio",   "Diversão",  Porque Eu Sei o Que é Amor"  e  "Televisão".
                 A banda foi formada em São Paulo, em 1982. A maioria dos integrantes se conheceu no Colégio Equipe, na capital paulista, no final da década de 70 e, a partir de uma apresentação na Biblioteca Mário de Andrade (em 81) passou a fazer shows em casas noturnas, com o nome de "Titãs do iê-iê.


                O primeiro show da banda Titãs do iê-iê  foi no dia 28 de setembro de 1982, no SESC Pompéia. A banda tinha então 9 integrantes: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sergio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung.

              Em 1984, a banda passou a se chamar só Titãs, retirando o "iê-iê . Mas em toda a sua trajetória existiu um "entra-e-sai" de músicos e vocalistas. E os problemas foram enormes, como a prisão, em novembro de 1985, de Tony Belloto e Arnaldo Antunes.  O primeiro foi preso por porte de droga e foi solto sob fiança. Mas Arnaldo Antunes foi preso por porte e tráfico de heroína e ficou cerca de um mês atrás das grades. O episódio teve terrível impacto na banda, que perdeu a aura de "inocência" diante da mídia.  O pau comeu pra valer e as ofertas de shows escassearam.
             Outro drama veio em 2001, com a morte do guitarrista Marcelo Fromer, atropelado por uma moto em São Paulo. Parecia ser o fim da banda. Afinal, Fromer era a guitarra base da banda. Mas, aos poucos as coisas foram se ajeitando a os Titãs sobreviveram mais uma vez. Mesmo quando pouco depois Nando Reis resolveu se afastar do grupo.

             O fato é que as "histórias" surgidas dariam um filme longa-metragem, cheio de dramas. Mas, felizmente, até hoje o som bem tocado de Punk rock, pós-punk, rock alternativo e pop rock dos TITÃS  pode ser ouvido pelo País inteiro.

AS MELHORES DO FACEBOOK


        O bem humorado Facebook sempre nos traz coisas engraçadas. Como esta postagem que o amigo Samuel Nogueira de Azevedo fez em sua página