Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Foto do Dia

      Pra nós, aqui no Norte do Paraná, o frio já diminuiu consideravelmente. "Pintou" até um calorzinho. Mas no Rio Grande do Sul, está cada vez mais gelado. Hoje cedo fez -2° em Quaraí. E em Bagé, de onde veio a nossa Foto do Dia, não foi muito diferente. Olha o Gauchão aí, devidamente agasalhado, curtindo a paisagem no começo do dia.

Olha as pernas do ciclista alemão

    Os fotógrafos que estavam trabalhando no Velódromo de Londres, nos treinos dos ciclistas, se espantaram quando viram de perto a grossura das coxas do alemão Robert Foerstemann, que já foi campeão mundial por equipes, em 2010. Nem pernas de Miss Universo foram tão fotografadas como os troncos do vigoroso atleta germânico.  Virou "estrela" dos treinamentos.

Desse jeito, o Ouro não vem

       Levar pressão do Egito ?  Aí já é demais pra mim. Se Seleção Brasileira teve problemas para ganhar de 3 a 2 dos egípcios,  não se pode esperar que ela realize uma grande campanha no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos, que está começando hoje. E se Mano Meneses continuar escalando Pato, Ganso e outros bichos, a tendência é ficar ainda pior. Na verdade, temos um jogo de "marrequinhas".

       Levamos um susto no começo, porque até os 6 minutos o Egito já tinha cobrado três escanteios e nós nem havíamos entrado na área deles. Os gols vieram e as coisas melhoraram. Rafael Silva, Leandro Damião e Neymar fizeram 3 a 0 e o jogo parecia resolvido. Mas aí veio a preguiça e o relaxamento, características mais marcantes dos futebolistas brasileiros de hoje em dia. Aboutrika e Salah (olha os nomes dos caras que fizeram gols na gente) levaram o Egito a encostar no placar. E levamos mais susto nos minutos finais. Isso não é vida. Me perdoem a expressão, mas esse Mano é um "bunda mole".

****** Mas tivemos fiascos maiores do que esse do Brasil, no primeiro dia de disputas do futebol masculino. Logo cedo, a Espanha (País do Futebol da Atualidade), estreou apanhando do Japão por 1 a 0. Com jogadores conhecidos, como Juan Mata e Javi Martinez, os espanhois decepcionaram. Foi a maior zebra do dia. O gol japonês foi do meia-campista Yuki Otsu, que se antecipou à defesa da Espanha.

******O Uruguai também passou apertado. Mesmo com Cavani, Luizito Soares e Arévalo Rios, começou perdendo para os Emirados Árabes, e teve que correr muito para ganhar por 2 a 1. Quem salvou a pátria foi o meia Lodeiro (contratado pelo Botafogo). Foi ele que comandou a virada e marcou o gol da vitória.

******México e Coréia do Sul ficaram no zero a zero, num jogo muito ruim. Honduras e Marrocos também empataram, mas por 2 a 2. Outro empate: Gabão 1 x Suiça 1.  Belarus derrotou a Nova Zelândia, por 1 a 0. E os donos da casa também deram vexame: só empataram com Senegal, por 1 a 1. Não agradou a atuação do Reino Unido.

É o aniversário da dona Ana

        Minha esposa e companheira há quase 45 anos, Ana Lúcia  comemora hoje mais um aniversário e recebe aqui a minha homenagem especial. Afinal, é a mulher da minha vida. Além dos quatro filhos, ela me deu carinho e apoio praticamente a vida inteira. E continua me aguentando. Não é fácil, não. Um beijão pra ela.

Melhor em campo foi a bandeirinha

       O Corinthians ganhou do Cruzeiro por 2 a 0 e sua torcida ficou feliz. Mas quem chamou mesmo a atenção foi a bandeirinha catarinense Nadine Schram Câmara  Bastos, que deu um show de charme e beleza. Foi muito melhor do que o jogo, que teve gols de Chicão (penalti) e Paulinho. Parece que o Timão está melhorando.
       Mas o destaque maior da rodada foi a vitória do Grêmio sobre o Fluminense, por 1 a 0, gol de Kleber Gladiador que depois foi expulso. Estou convencido de que Luxemburgo conseguiu arrumar o time, com a chegada de Zé Roberto e Elano. Eles foram os destaques da partida.
       Também chamou a atenção derrota do São Paulo, por 4 a 3,  para o Atlético Goianense, que entrou em campo como lanterna do campeonato. O Tricolor chegou a estar perdendo por 4 a 1. Nei Franco está encontrando grandes dificuldades para comandar o time do Morumbi.
        Quem escapou de uma possível degola foi Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba, que estava perdendo para o Náutico, lá em Recife, mas conseguiu virar e ganhor por 4 a 3. Acho que ele não aguentaria mais um resultado negativo. A sorte salvou seu emprego.
        O Inter conseguiu boa vitória em Florianópolis, sobre o Figueirense, por 1 a 0, gol de Dagoberto. E o Vasco ganhou clássico com o Botafogo, por 1 a 0 (outro gol de Alecsandro), e assumiu a liderança do Brasileirão. Pelo menos até hoje à noite.

Liverpool(Uru) goleia na Sul-Americana

      Mais dois jogos foram realizados ontem à noite, pela Copa Sul-Americana. O resultado mais expressivo foi o conseguido pelo Liverpool, do Uruguai, que jogou em casa e goleou o Universitário de Sucre, da Bolívia, por 3 a 0.
       Carlos Nuñez marcou dois e Paulo Pezzolano fez o outro gol dos uruguaios, que abriram uma boa vantagem para o jogo da volta. Mas esta partida será disputada no Estádio Olímpico Patria de Sucre, a 2.790 metros de altitude. Será no dia 16 de agosto.


****** No outro jogo de ontem pela Fase Preliminar da Copa Sul-Americana, em San Cristóbal, na Venezuela, o Deportivo Tachira levou um bom público ao Estádio Pueblo Nuevo, mas não conseguiu vencer o Barcelona do Equador. Jogo ruim e nenhum gol. A volta será dia 8 de agosto, em Guayaquil, no Equador.

              Tenho acompanhado os primeiros jogos da Sul-Americana, pela Fox Sports. O nível é bem baixo. São times fracos, comparáveis por exemplo ao Londrina que disputou o último Campeonato Paranaense.