Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 24 de agosto de 2014

Mau futebol, dois expulsos e empate


                                                                                                                             Saulo Ohara/Equipe Folha
     O saldo deixado pelo Londrina no jogo desta tarde no Estádio do Café não foi dos mais positivos. O time jogou mal novamente, e isso realmente preocupa. Há várias partidas não se apresenta bem. Os resultados estão vindo, mas daqui a pouco as coisas podem se complicar.  Por que razão o time não está jogando bem ?
       Além da má apresentação, o Tubarão teve dois jogadores expulsos (Silvio e Davi Ceará), o que sempre é ruim, pois podem representar desfalques futuros. E o resultado (empate de 1 a 1) manteve o time invicto, mas representou a perda dos 100% e a quebra do tabu de estar sem levar gols no campeonato.
 
                                                    Saulo Ohara/Equipe Folha
        Claudio Pagodinho abriu o placar para os cariocas  e Anderson empatou para o Londrina.   Outra vez pouca gente no Estádio do Café, um público total de 3.623 pessoas e uma renda de R$ 48.270,00   As pessoas já sabem que os espetáculos não estão sendo de boa qualidade.

                                                                0-0-0-0-0-0

          No outro jogo disputado hoje pelo Grupo A8 da Série D, no Estádio do Sesi, em Blumenau, o Metropolitano local meteu 2 a 0 no Penapolense e assumiu a vice-liderança da chave. Lauro Cesar e Alessandro marcaram os gols, e Tozin ainda perdeu um pênalti para a equipe catarinense.
          Agora, a classificação é esta: 1º - Londrina 13 pontos; 2º - Metropolitano, 7;  3º - Penapolense, 5; 4º - Pelotas e Boavista, 3 pontos.  A próxima rodada marca  Penapolense x Londrina e Pelotas x Metropolitano.

Maringá perdeu, mas segue em segundo

           Pelo Grupo A7 da Série D, o Maringá foi derrotado no sábado, pelo Cabofriense-RJ, por 2 a 1, no Estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio. Os maringaenses fizeram uma boa partida, chegaram ao empate no finalzinho, mas levaram um gol aos 49' do segundo tempo e perderam o jogo.
           Leandro e Jones para o Cabofriense e Fábio para o Tricolor paranaense fizeram os gols.

                                                                      -0-0-0-0-0-
 
           Na outra partida da rodada, o Ituano venceu o Guarani de Palhoça (SC) por 1 a 0. A classificação da chave ficou assim :  1º - Brasil de Pelotas - 9 pontos; 2º - Maringá e Ituano, 7;  4º - Cabofriense, 6;  5º- Guarani-SC , 5 pontos.

 

Deca ? Tem gente que nem sabe o que é isso



        Ser decacampeão é um negócio tão raro e difícil que certamente algumas pessoas nem sabem o que é isso.  Mas o Brasil é decacampeão do Grand Prix de Vôlei Feminino, título obtido hoje cedo na Arena Ariake, em Tóquio, com a vitória da Seleção Brasileira sobre a Seleção Japonesa, por três sets a zero, com parciais de 25/15, 25/18 e 27/15.  Foi a décima conquista desta importantíssima competição por nosso País. Ser DEZ  vezes campeão não é mesmo pra qualquer um.
         E a vitória torna-se mais importante porque para as japonesas ficarem com o título bastava que elas ganhassem dois sets. Mas a Seleção Brasileira ganhou os três disputados e mostrou que é a melhor do mundo na atualidade.
          A Rússia derrotou a China de virada, por 3 a 2, e assegurou a terceira colocação.  E a Turquia ganhou da Bélgica (3 a 1) e  garantiu a quarta posição. As chinesas ficaram em quinto e as belgas em sexto

Terceira vitória do australiano Ricciardo


             Vou confessar uma coisa para os amigos do blog:  até o ano passado, eu nunca tinha ouvido falar em Daniel Ricciardo. E não é que o cara já ganhou três corridas na Fórmula 1 ?  A terceira foi hoje, no GB da Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.
              O menino é esperto mesmo. Aproveitou que os pilotos da Mercedes (Rosberg e Hamilton) se tocaram logo no começo da prova e acabou faturando mais um triunfo.  Já é o terceiro colocado do Mundial, com 156 pontos.  Nico Rosberg tem 220 e Lewis Hamilton 191.  Desse jeito, o australiano vai buscar os líderes.
             Agora vamos para a "desculpa do dia" apresentada pelo brasileiro Felipe Massa. Desta vez, a culpa pelo decepcionantes 13º lugar foi dos detritos do pneu furado do Hamilton, que preenderam no assoalho de seu carro e o impediram de imprimir um ritmo forte. Mas cada conversa, hein ?
               Ricciardo (1º),  Rosberg (2º) e Valtteri Bottas (3º) formaram o pódium na prova de hoje. Curioso é que o companheiro de Massa raramente tem problemas. Já é o quinto no Mundial, enquanto o brasileiro aparece em nono lugar.

Nunca vou esquecer aquele dia !


          Pelotas (RS), 24 de agosto de l954. Já se passaram 60 anos, mas ainda me lembro de tudo. Era uma terça-feira. O céu estava acinzentado, porém não não chovia e também não fazia muito frio, embora ainda fosse inverno.  Na alegria habitual dos meus doze pra treze anos, eu jogava bola na calçada, com um amigo de infância. Com uma bolinha de tênis, a gente disputava mais uma partidinha daquele jogo que nós mesmos havíamos inventado. Não valia usar o pé, era tudo de cabeça. E o gol marcado em rebatida direta valia dois. Era muito gostoso.  Preferíamos jogar na rua Professor Araújo, porque suas calçadas eram mais largas. Estávamos felizes, no meio daquela manhã.
         De repente, paramos para que  uma senhora que se aproximava pudesse passar. E foi então que ouvi ela dizer, quase gritando: "Vão pra casa guris, o Getúlio morreu !"
          O jogo acabou na hora. Nem sei se perdi ou ganhei aquela partida. Só sei que saímos numa corrida desabalada a caminho de casa, cerca de 150 metros. E que pelo caminho passamos por algumas pessoas que pareciam estar chorando. Percebi então que todos os gaúchos estavam órfãos. Havia morrido o pai de nós todos.
           O resto da história, todo mundo conhece. No Palácio do Catete, no Rio, o presidente havia disparado um tiro contra o próprio peito, pressionado pela crise política que se instalara em seu governo, provocada pelo jornalista Carlos Lacerda, seu opositor político. Situação agravada pelo gesto impensado de Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Getúlio, que planejou um atentado contra Lacerda. Tudo saiu errado e quem acabou morrendo no atentado foi o major Vaz, da FAB, que fazia a segurança do jornalista.
           Foi demais para um homem digno como Getúlio que, 34 anos antes, já havia escrito em seu diário: "Sinto que só o sacrifício da vida poderá resgatar o erro de um fracasso."  E Getúlio Dornelles Vargas escreveu então uma carta que é uma verdadeira obra-prima literária, oficializando sua dramática decisão: "Saio da vida para entrar na história."
            Sei que algumas pessoas nunca conseguiram entender porque muitos brasileiros são até hoje apaixonados por Getúlio. Argumentam que "ele foi um ditador".   Esquecem ou não sabem que o Brasil clamou por sua volta, quando ele estava auto exilado, lá na fronteira, na sua São Borja, porque o País vivia muito mal sem ele. Qual outro ex-ditador voltou a presidir uma nação, trazido nos braços do povo ?

        
Até hoje o Brasil vive mal, sem Getúlio Vargas

'Getúlio" na Globo, amanhã



           Oportunamente, a Globo mostra amanhã, às onze da noite, o filme "Getúlio", de João Jardim, que conta o drama que determinou o suicídio do presidente Getúlio Vargas. Baseado na história real, o longa-metragem será exibido no "Tela Quente", narrando a conspiração que culminou com a morte de nosso maior estadista de todos os tempos.
            Destaque para Tony Ramos, que interpreta Getúlio, e um grande elenco, que conta com Alexandre Borges, Drica Moraes, Leonardo Medeiros, Fernando Luis, Murilo Elbas, Clarisse Abujamra e outros nomes conhecidos.

O fim da temporada gelada


 
          Meu filho Luciano e sua noiva Amanda fecharam ontem a semana de gelo chileno. Mataram a saudade de esquiar (fotos) e agora estão em Santiago, curtindo também a maravilhosa capital do Chile, com sua comida deliciosa e o seu vinho tão valorizado. É a fase final destas pequenas férias, aliás merecidas, porque os dois trabalham muito. Logo estarão de volta a Curitiba, onde residem. Eles estão de casamento marcado para maio do ano que vem. 
 
Quem de nós, os mais velhos, não recebeu inúmeras doses do tal Biotônico Fontoura ?  E o argumento era sempre esse: "É para abrir o apetite".  Estamos com fome até hoje. Curti muito esta postagem do amigo Silvio Per no Facebook