Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A morte de Virgínia Lane aos 93 anos



      Faleceu hoje a ex-vedete Virgínia Lane, uma das maiores estrelas do saudoso tempo do Teatro de Revista. Internada desde o dia 2, Virgínia morreu por falência múltipla dos órgãos, no Hospital São Camilo, em Volta Redonda (RJ).
       Famosa principalmente pelo sucesso que alcançou com a música de carnaval "Sassaricando", que o Brasil inteiro conhece,  Virgínia era lindíssima e tinha pernas esculturais. Foi casada duas vezes, mas seu romance mais comentado foi o mantido com o presidente Getúlio Vargas. Um caso que nunca chegou a ser plenamente confirmado, mas que o País inteiro comentou.
        Virgínia Lane participou de 32 filmes, dezenas de peças teatrais e foi eleita "Vedete do Brasil".
        O velório será amanhã, no conhecido Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, Centro do Rio. O sepultamento está marcado para quarta-feira.

Sochi 2014: começou o Curling


 
           A modalidade que mais me agrada nos Jogos Olímpicos de Inverno começou a ser movimentada hoje, nas categorias masculina e feminina. É o Curling, que eles chamam de "xadrez do gêlo", mas que me lembra muito mais os nossos Bolão ou Bochas. De qualquer forma, acho fascinante o desenvolvimento da modalidade. Os jogos estão sendo disputados às 8 da manhã e as 13 da tarde, no horário de Brasília. Vale a pena conferir.
         Por outro lado, depois das disputas de hoje, o Canadá assumiu a liderança no Quadro de Medalhas, com 3 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze. A Holanda está em segundo, com 3-2-2, a Noruega em terceiro (2-1-4) e os Estados Unidos aparece em quarto, com 2 de ouro e 3 de bronze.

Schumacher não está reagindo

        Duas semanas já se passaram, desde que os médicos começaram a reduzir a aplicação de medicamentos sedativos, para tentar fazer o ex-piloto Michael Schumacher sair do coma. Mas até agora, o astro alemão ainda não mostrou nenhuma reação mais animadora, segundo informa o jornal germânico Bild.
        Corinna, a esposa de Schumi, tem seguido a risca os pedidos da equipe médica, para que converse diariamente com o marido. Eles acham que vozes familiares exercem um efeito calmante sobre os pacientes em coma, dando-lhes a sensação de segurança. Mas a ação de Corina também não trouxe nenhum resultado positivo. Talvez leve meses para que seu marido acorde.
         Michael Scumacher continua internado no Hospital Universitário de Grénoble, na França.

Um Grenal de verdade. Muito bom

        Já fazia um bom tempo que eu não via um clássico Grenal realmente bom. Matei a saudade ontem, no 1 a 1 merecido. Assisti a vários outros jogos no final-de-semana e inúmeros compactos. O Grenal foi o melhor de todos, sem dúvida.
        A Arena estava maravilhosa, embora não estivesse lotada. Vinte e três mil gremistas e mil e quinhentos colorados. Foi um jogo daqueles que a gente fica pedindo que o árbitro acrescente mais alguns minutos.
        Não tivemos a frescura que estou vendo em outros estados. Grêmio e Inter colocaram seus melhores jogadores em campo e deram um show. Ninguém valoriza mais as suas coisas do que nós gaúchos.
         Pra começar, dois goleiros sensacionais. Marcelo Grohe e Muriel estão em grande forma. Pra mim, foram os melhores em campo no Grenal 399. O Grêmio finalmente parece estar crescendo, com o trabalho do técnico Enderson Moreira. Parece que sem o Kleber Gladiador o time rende mais. E o Inter com Abel Braga no banco é outro time, muito melhor.
 
        Prestei muita atenção ao trabalho do nosso londrinense Wendell, que aparece na foto lutando contra Juan. Os gaúchos gostam muito do futebol do ex-jogador do Londrina. Particularmente, acho que ele ainda precisa aumentar o seu repertório de jogadas. Faz sempre a mesma coisa, em todos os lances. Mas no mais está bem. É veloz e não se assusta por estar jogando entre grandes craques. A tendência é crescer.
        Outro detalhe que me chamou a atenção diz respeito aos efeitos do sol sobre os gaúchos. O calor por lá está igual ao que anda fazendo por aqui. De tanto treinar e jogar debaixo desse sol todo, alguns profissionais estão "pretos". Como o argentino D'Alessandro e o centroavante Rafael Moura, que agora são morenos.  E até o árbitro Leandro Vuaden, que originalmente tem a pele clara, virou quase um mulato. Vejam a foto abaixo, na qual ele aparece ao centro, no aquecimento. Antes do verão ele era louro.
                                  
 
         Acho que a mudança de comando técnico fez muito bem pra dupla Grenal. Pelo que vi ontem, eles têm tudo para fazer um grande Campeonato Brasileiro. Estão realizando boas contratações e, dirigidos por Enderson e Abel, prometem grandes campanhas.
           Tomem nota: o Rio Grande do Sul vem forte este ano.



       

Pérolas que o Facebook nos traz


        Ah, Gigi Duarte, amiga lá de Pelotas, que está sempre postando coisas bonitas e sensíveis. Esta é mais uma mensagem que ela nos traz