Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 24 de junho de 2012

Itália nos penaltis. "Ciao" Inglaterra

      Zero a zero no jogo e na prorrogação. Mas na cobrança de penaltis  os italianos deram adeus ("ciao") aos ingleses, que assim foram eliminados agora há pouco da Eurocopa. Para quem chegou desacreditado, como o time italiano, estar nas semifinais já é um grande feito. Eles vão enfrentar a Alemanha, na quinta-feira próxima, lutando por um lugar na final. A outra vaga será decidida na quarta, entre Portugal e Espanha.
       O goleiro Buffon foi o grande herói da Azzurra, pegando um penalti cobrado por Ashley Cole. A Italia acabou vencendo a série por 4 a 2 e fez uma festa danada (foto) no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

Surge um novo Romário. Azar do Verdão

         Logo contra o Palmeiras tinha que aparecer um novo Romário artilheiro. O recém contratado do Corinthians fez os dois gols da vitória do time misto do Timão sobre os comandados de Luiz Felipe Scolari, agora à tarde no Pacaembu, por 2 a 1.
         O Palmeiras saiu na frente, marcando através de Mazinho, mas permitiu a virada do time de Tite, que saiu da lanterna graças ao resultado. E o Verdão é que ficou agora em situação mais vergonhosa.


******  Em Porto Alegre,  com gols de Marcelo Moreno e Werley, o Grêmio ganhou do Flamengo, que continua sendo um time atrapalhado. O placar de 2 a 0 foi justo. Wilson Seneme apitou.

****** E o Bahia conseguiu um bom resultado, no outro jogo do período da tarde. O time dirigido por Falcão empatou com o Figueirense, em Florianópolis, por 1 a 1. Julio Cesar (F) e Vander (B) marcaram os gols.

Paranaenses começam bem na Série D

        O Cianorte passou da conta. Fez 6 a 0 no Marília, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, estreando com o pé direito na Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando um ótimo futebol, a equipe paranaense dominou a partida desde o começo, com a colaboração do Marília, que mostrou fragilidade.
                                      De uniforme branco, o Cianorte mandou no jogo    
   Henrique confirmou a boa condição de artilheiro mostrada no Campeonato Paranaense e fez logo três. Thiago Santos, Diego Dedoné e Jovane completaram a goleada. O sul-matogrossense Paulo Henrique Schleich Vollkopf apitou com correção.
              
                                                                      -o-o-o-o-o-o-o-                                                                        

     O Arapongas também teve boa estréia. Jogando em Pelotas, empatou sem gols com o Brasil local, num jogo em que foi superior. Ouvi todo o jogo por duas emissoras pelotenses, que elogiaram o time araponguense. Não perder no Estádio Bento Freitas é um bom resultado para qualquer equipe que enfrentar o Brasil de Pelotas em seu reduto.
      No outro jogo do Grupo 8, em Blumenau-SC, o Metropolitano local derrotou o Juventude de Caxias-RS, por 2 a 1, assumindo a liderança da chave. O Mirassol só estréia na próxima rodada.

Nem parece que é dia de São João

 
      Hoje é dia de São João, o chamado "Santo Festeiro". Fui criado em meio as fogueiras que marcavam a época junina. A gente ficava esperando chegar o tempo de soltar bombinhas, busca-pés, traques, rojões e outros tipos de foguetes. As pessoas andavam pela cidade, só para ver as festas. Era um momento mágico. Nos céus, os balões enfeitavam as noites, e raramente se ouvia falar num acidente.


         Agora mudou tudo. Pelo menos aqui em Londrina. Especialmente no perímetro urbano, ninguém mais lembra de São João, Santo Antônio o São Pedro. A gente de hoje não sabe o que está perdendo. E as autoridades tem culpa nisso, porque vivem condenando esse tipo de festa. Tudo é proibído, por aqui. E foi assim que Londrina matou o carnaval, as festas juninas e outros eventos populares.
          Feliz do povo do Nordeste ou lá do meu extremo Sul, que é muito mais inteligente do que nós, que vivemos cheios de pose nestas cidades do centro do País e achamos que somos felizes !

Juinor Team ganhou de virada

       Em jogo realizado hoje pela manhã, no Estádio do Café, o Junior Team ganhou de virada do Foz do Iguaçu, por 2 a 1, pela sexta rodada do returno da Segunda Divisão Paranaense. Abatido pela perda de pontos no Tribunal da FPF, o time londrinense custou a acordar no jogo e terminou o primeiro tempo perdendo de 1 a 0, gol marcado por Osmar.
       A virada veio no segundo tempo. E quase no fim. Jânio empatou aos 34' e Conca fez o gol da vitória no derradeiro minuto da partida.
                             O Foz saiu ganhando, mas levou a virada no segundo tempo
    
  Eu já nem, falo em classificação, porque a toda a hora o Tribunal fica tirando ou acrescentando pontos, alegando irregularidades em algumas equipes. Melhor esperar que se esgotem todos os recursos judiciais, para ver a classificação de cada participante.  A verdade é que esculhambaram o campeonato.

Furacão caiu para o 13º lugar

       Jogando mal e ainda perdendo um penalti cobrado por Paulo Baier, o Atlético Paranaense foi derrotado pelo Ceará, ontem à tarde no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, por 1 a 0. Com a derrota, o Furacão caiu para décimo-terceiro lugar na Série B do Campeonato Brasileiro. 
         Um gol de Romário, aos 19 minutos do primeiro tempo, decidiu a partida. Mas o resultado foi plenamente justo. O Atlético, que não está funcionando com o novo comando técnico de Ricardo Drubscky, jogou muito mal. Para completar, quando teve a chance de empatar, num penalti quase no final, Paulo Baier bateu mal e o goleiro Fernando Henrique defendeu.

Alonso ganha a prova e a liderança

            Numa prova cheia de abandonos e pequenos acidentes, o espanhol Fernando Alonso fez a festa em seu País, vencendo o GP da Europa, disputado esta manhã em Valência. De quebra, recuperou a liderança do Mundial de Pilotos, agora com 20 pontos de vantagem sobre o vice-lider, que passou a ser Mark Webber (Red Bull). Lewis Hamilton caiu para terceiro lugar do campeonato.
                           Na prova de hoje, Kimi Raikkonen (Lotus) ficou em segundo lugar e Michael Schumacher (Mercedes) completou o pódium. Lewis Hamilton (McLaren), que brigava pelo resultado acabou se envolvendo num acidente com o venezuelano Pastor Maldonado e ficou em 19º lugar, perdendo a liderança. Sebastian Vettel não completou o percurso.
              Pra variar, os brasileiros chegaram lá atrás. Bruno Senna (Williams) foi o 11º e Felipe Massa o 16º colocado. Fernando Alonso tornou-se o primeiro piloto a vencer duas provas na temporada, porque até então tínham sido sete vencedores diferentes em sete provas.