Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O José de cada um !


                 Ouvi de um sambista, ontem na transmissão do desfile no Rio:  "Todas as pessoas tem um José que marcou na sua vida. Um pai, um filho, um parente !"   Fiquei pensando. acho que todos temos, mesmo !
CARNAVAL 2017
  Azar e fatalidade tiraram 
o brilho do desfile da Tuiuti






                 No Rio, numa noite de alguns erros e de um acidente grave, Beija-Flor e Salgueiro apareceram como os melhores desfiles de domingo. O primeiro dia do Grupo Especial também foi marcado por um acidente durante a apresentação do Paraíso do Tuiuti. O quarto carro da escola espremeu um  grupo de pessoas na grade, próxima ao setor 1. Além das três agremiações, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio passaram pela Marquês de Sapucaí.
Paraíso do Tuiuti
            O retorno do Paraíso do Tuiuti ao Grupo Especial depois de dezessete anos acabou não terminando da forma que todos esperavam e desejavam. A escola, que fez um desfile lindo e leve, com belas alegorias, e estava empolgando a Sapucaí, mas acabou tendo o seu desfile marcado por um acidente envolvendo uma das alegorias da escola no Setor 1. Cerca de vinte pessoas acabaram se ferindo, ao serem imprensadas na grade. Além das pessoas que se feriram no acidente, a escola acabou sendo prejudicada nos quesitos de evolução e harmonia.
Grande Rio
O esperado "banho de Axé" prometido pela Grande Rio aconteceu na Sapucaí. Com a homenageada Ivete Sangalo, na Comissão de Frente, a escola de Duque de Caxias fez um desfile com grande qualidade plástica na Sapucaí. Porém, apesar da força da comunidade, que cantou bastante, o samba-enredo em homenagem a cantora baiana não teve o efeito esperado e não foi arrebatador. O público ainda chocado com o acidente envolvendo o carro do Tuiuti não conseguiu responder da forma esperada.
Imperatriz
Dona de um dos enredos que mais chamaram atenção antes do Carnaval, a Imperatriz deu um verdadeiro show na Sapucaí. Cantando a luta e a resistência dos índios do Xingu, a escola de Ramos fez um desfile quase perfeito, tanto nas alegorias, nas fantasias, no andamento da escola e na bateria. No fim, um problema no sexto carro, acabou atrapalhando a evolução da Verde e Branco. A escola está na briga para figurar entre as primeiras colocações.
Vila Isabel
Quarta escola a entrar na Sapucaí, neste domingo, a Vila Isabel apresentou problemas de acabamento em fantasias.  Porém, com um samba-enredo envolvente, aliada a um grande desfile da comunidade, que cantou bastante o hino da escola, a Azul e Branco do bairro de Noel conseguiu concluir o desfile de forma honrada, vencendo novamente os problemas que a agremiação tem enfrentado nos últimos anos no Carnaval do Rio de Janeiro.
Salgueiro
Demorou um pouco, mas quem esteve presente na Sapucaí neste domingo pode ver uma apresentação de uma escola que vai brigar pelo título. Com belas fantasias e alegorias, somadas a um chão muito forte e um desempenho arrebatador da bateria, o Salgueiro está novamente entre as favoritas do Carnaval. Mais um belo trabalho assinado pelo casal Renato e Marcia Lage. A escola da Tijuca foi a penúltima deste primeiro dia de desfiles do Grupo Especial.
Beija-Flor
Já sob a luz do dia, a Beija-Flor de Nilópolis encerrou o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. A maior campeã do Sambódromo fez um desfile inovador, com alas utilizando fantasias diferentes. Com o gigantismo de sempre e um dos mais belos sambas do ano, a escola da Baixada Fluminense fechou a noite como uma das favoritas ao título do Carnaval. Como ponto negativo, a utilização apenas de fantasias indígenas, dificultaram bastante a leitura do enredo e poderão dar a um jurado mais tradicional uma visão de poluição visual do desfile.

 "Moonlight" leva o Oscar 
   numa festa atrapalhada


        (A Globo mostra daqui a pouco, às 15 horas, uma reportagem sobre a festa)




                         "Moonlight" foi escolhido melhor filme do Oscar após confusão com os apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty (foto), que anunciaram o vencedor errado. Os atores apresentavam a categoria final, neste domingo, e disseram que "La La Land" havia levado a estatueta, após erro da organização do evento. 
A equipe subiu ao palco para receber o prêmio. Após 2 minutos e 23 segundos, foi informada do erro e esclareceu que o vencedor era "Moonlight". Beatty e Faye estavam, na verdade, com o envelope da vencedora de Melhor Atriz (Emma Stone, de "La La Land").
                   Ao abrir o envelope, Beatty ficou olhando para o papel com o nome do vencedor, como se algo estivesse errado. Ele ficou 20 segundos sem saber o que fazer: a plateia pensou que era uma brincadeira. Até deu risada. O ator de 79 anos é conhecido pelo bom humor.
                  Então, Faye pegou o papel da mão do ator e leu: "La La Land". Foi quando a equipe do filme se abraçou e foi receber a estatueta. Os produtores (Fred Berger, Jordan Horowitz e Marc Platt) discurssaram, mas foram avisados da confusão. "Há um erro, 'Moonlight', caras, vocês ganharam melhor filme. Isso não é uma brincadeira, acho que eles leram a coisa errada", disse Horowitz.
"Moonlight" levou ainda a estatueta de roteiro adaptado e de ator coadjuvante, para Mahershala Ali. "La La Land: Cantando Estações" ganhou seis prêmios: atriz, diretor, música original, trilha sonora, fotografia e design de produção. Damien Chazelle se tornou o mais jovem a ganhar como diretor. Casey Affleck levou o Oscar de ator por "Manchester à Beira-mar", filme que ganhou também a estatueta de roteiro original.

Que mau gosto, hein ?


Só estranhei que Coritiba e Atlético não tenham desfilado. Afinal, os dois estão meio mortos no Campeonato Paranaense !



      Gosto muito de Curitiba, mas as vezes me espanto com algumas coisas que ocorrem por lá. Como esta de colocar os zumbis nas ruas, justamente no tradicionalmente alegre domingo de Carnaval. 

     Mas a Zombie Walk, já se tornou um eventos  tradicionais do carnaval de Curitiba, e ontem reuniu centenas de zumbis. Os participantes se concentraram na Boca Maldita, no centro da Capital, e por volta das 14h30m, iniciaram a caminhada  até até a Praça 19 de Dezembro.

    O desfile ocorreu após muita polêmica. A organização do evento chegou a anunciar o cancelamento por não ter autorização da prefeitura, mas na quinta-feira (23), a administração municipal voltou atrás da decisão e manteve a festa.
De acordo com a Polícia Militar (PM), 20 mil participaram da marcha neste domingo.
A Zombie Walk é realizada na capital paranaense desde 2009, segundo os organizadores, e arrasta uma verdadeira multidão de mortos-vivos pelas ruas centrais da cidade. O evento é característico de Curitiba, que para muitos é a sede de carnaval alternativo.