Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

É pra acabar com as favelas ?

     
       Venho observando que é rara a semana em que não temos incêndios grandes, no Rio e em São Paulo. Seria um esquema para acabar com as favelas das grandes cidades brasileiras, melhorando a imagem do País para a Copa do Muindo 2014 ?   Mas quem teria a coragem de agir com tanta crueldade ?  De qualquer forma, acho que as nossas autoridades têm que intensificar a fiscalização .
        Vejam a foto acima, feita agora à tarde em São Paulo, onde mais uma favela está queimando. Desta vez é a favela conhecida conhecida por "Morro do Piolho", que fica próxima a Avenida Jornalista Roberto Marinho, na região do Campo Belo, zona sul da capital bandeirante.
        É claro que o visual seria mais bonito se ali não estivesse esse agrupamento de barracos, que está há três quilômetros do aeroporto de Congonhas. Mas ali moravam muitas pessoas, que vão ficar sem abrigo. E já há vários feridos.  As autoridades culpam o tempo seco e não sabem dizer o que causou mais este incêndio.

Desespero palmeirense preocupa todo mundo

      A prova de que o árbitro Sandro Meira Ricci exagerou na expulsou do gremista Kleber, no jogo com o Palmeiras, está na própria súmula que o apitador enviu à CBF. Ele apenas cita que expulsou o Gladiador pelo recebimento do segundo cartão amarelo,  após falta sobre Henrique, salientando que o gremista utilizou a mão de maneira temerária contra o seu adversário. Mas a foto UOL do lance (vejam abaixo), mostra que os dois jogadores adotaram a mesma posição de braço e mão. Por que só Kleber foi punido ?


          Os clubes de fora do eixo Rio-São Paulo começam a mostrar preocupação com as arbitragens. O diretor de futebol do Sport Recife, próximo adversário do Palmeiras, já fez um desabafo ao "Blog do Perrone", publicado diariamente pela UOL. "Gostaria que o Brasil inteiro ficasse de olho no juiz desta partida. A nova arbitragem da CBF continua favorecendo os grandes. O Palmeiras é o time do Marco Polo Del Nero (vice-regional da CBF). E um time grande em desespero apelas para todas as armas" - disse ao blog o dirigente do Sport, Guilherme Beltrão.
          O Atlético Mineiro, que também não é do eixo Rio-São Paulo, foi igualmente prejudicado no jogo com o Corinthians, ontem na capital paulista.
           O fato é que, especialmente no Palmeiras, o desespero é grande, inclusive por parte da construtora que está levantando o novo estádio. A WTorre teme que a venda de cadeiras e camarotes sejam sensivelmente prejudicada, se os palmeirenses permanecerem na zona de rebaixamento. Os interesses em jogo são inúmeros.  Estejam preparados: vamos ter problemas sérios de arbitragem.

Mais um jogador morre em campo

        O suéco Victor Brannstrom chegou a jogar na Primeira Divisão da Suécia. Entretanto, em janeiro último, ele sofreu um desmaio durante uma partida e resolveu se aposentar. Apaixonado por futebol, fez depois todos os exames possíveis, que indicaram que ele não tinha problemas cardíacos graves. Resolveu então voltar, passando a atuar pelo Pitea, da Segunda Divisão Suéca.


        Ontem, com apenas 4 minutos de jogo, ele marcou o gol da vitória do Pitea sobre o Umedalen, levando seu time a liderança do campeonato. Mas logo em seguida, Brannstrom caiu no no gramado. A princípio todos achavam que deveria ser um novo desmaio, mas o jogador de apenas 29 anos foi levado ao Hospital de Pitea e, para tristeza geral,  foi declarado morto às 11 horas deste domingo.
         Uma coisa é certa; o esporte é muito bom, mas é necessário que o praticante esteja perfeitamente apto. Qualquer esporte passa a ser perigoso, quando o atleta tem um histórico de problemas anteriores. Provavelmente, Victor Brannstrom teria vida longa, se não tivesse insistido em jogar.

Velhinha valente se deu mal

        Não existe só homem metido a valente. A valentia feminina também tem suas representantes. Como Sue Hemenway que,  com 61 anos, subiu ao ringue  para um duelo de MMA. Mas foi coragem demais da "vovó", que encarou uma rival de pouco mais de 20 anos, Shelly Hartell, na cidade de Three Rivers, Michigan, Estados Unidos.


         A sexagenária até que tentou alguns socos mas, com pouco mais de 20 segundos de combate, foi levada para o chão e finalizada rapidamente, com uma chave de braço. O pessoal da Michigan Battle League está duvidando que a valente velhinha volte a lutar.

O bom começo do Cambé na 3D

        A Terceira Divisão Paranaense vai sendo levada bem devagar. Até agora, três jogos realizados e dois adiados. O destaque do final-de-semana foi a goleada do Francisco Beltrão sobre o São José por 7 a 0, jogo disputado em Beltrão, no Estádio Anilado. Um tal de Souza fez cinco gols, disparando de cara na artilharia do campeonato. Casemiro e Diogo completaram a goleada.
         Mas boa mesmo foi a estréia do Cambé, que foi a Campo Mourão e venceu o Sport local por 3 a 1, no Estádio Roberto Brzezinski. Pelo jeito, o experiente Danielzinho continua bom de bola, pois marcou dois gols. Carlos Lima fez o outro do Cambé, e Raí descontou de penalti para o Sport Club Campo Mourão. Com o resultado, Cambé e PSTC lideram o Grupo B, com 3 pontos ganhos.
         O adiamento da rodada ocorreu no jogo Pato Branco x Portuguesa, válido pelo Grupo A. Como o Estádio dos Pioneiros não oferecia condições, a partida ficou para quarta-feira, às 15 horas.